28.5.20

Honda Jazz 2020, conforto em primeiro lugar


No desenvolvimento do novo Honda Jazz e:HEV, os engenheiros e designers da marca tomaram o conforto do condutor e dos passageiros como um dos principais fatores nas suas decisões. Decisões que afetariam a estrutura, o design e a ergonomia foram tomadas em simultâneo, tendo resultado numa evolução significativa relativamente à atual geração e em níveis de conforto e espaço líderes do seu segmento.

Os novos bancos são afunilados em direção ao topo da parte superior, com o intuito de fornecer o volume necessário para apoiar na totalidade as costas dos passageiros. Este design oferece, também, um maior espaçamento entre os brancos dianteiros, facilitando a comunicação entre os passageiros da primeira e segunda fila do veículo. O ponto mais baixo da altura do banco é 14 mm mais próximo do solo, combinado com mais apoios arredondados nas laterais, facilitando a entrada e saída do veículo.

O ponto central para alcançar este nível superior de conforto é a nova estrutura estabilizadora dos bancos recentemente desenvolvidos. A introdução de uma base do banco mais larga permitiu aumentar a profundidade da almofada do mesmo em 30mm, com uma suavidade adicional, que é facilmente identificada quando se está sentado. Esta nova estrutura, combinada com o aumento do estofo, permite que a almofada se molde mas que não chegue ao fundo.


A estrutura melhorada na parte de trás do banco aumenta o suporte lombar para criar um efeito de estabilização corporal, prevenindo a fadiga dos passageiros, principalmente na área da anca e da cintura, em viagens mais longas. Para além disso, a nova estrutura facilita a preservação de uma postura de condução confortável e estável, mesmo em curva e em superfícies irregulares.

Os passageiros traseiros também têm o seu nível de conforto aumentado. Ao mover as dobradiças do banco para a parte exterior da estrutura, a equipa de desenvolvimento foi capaz fornecer mais conforto. A tubagem da estrutura do banco foi reposicionada, permitindo aos engenheiros aumentar a espessura do estofo em 24 mm.

Os melhoramentos não se ficaram apenas pelos bancos, a abordagem colaborativa da Honda ao projetar o novo Honda Jazz permitiu que a estrutura do veículo, dos bancos e controlos trabalhassem em harmonia para otimizar o conforto do condutor. Uma série de subtis ajustes foram realizados, com o intuito de contribuir para reduzir significativamente o stress físico causado pela condução.


As melhorias ergonómicas incluem o posicionamento mais fundo do pedal do travão, reduzindo a necessidade de ajustar a posição do banco para uma operação confortável do pedal. O ângulo do pedal do travão também mudou, permitindo um aumento no ângulo do pé de cinco graus para uma operação mais natural do pedal, de acordo com o reposicionamento do assento de forma a fornecer o suporte ideal para a coxa.

Definir uma posição de condução confortável é agora mais fácil do que nunca, devido ao aumento do alcance do ajuste do volante, fazendo com que este fique até 14 mm mais próximo do condutor. O ângulo do volante está também agora dois graus mais vertical do que o modelo anterior. Como consequência destas alterações, a quantidade de movimentos dos braços e ombros exigido para alcançar o volante foi reduzida, aumentando a separação do banco para com o ombro em 18 mm.


As preocupações sobre o conforto traseiro durante todo o processo de design estrutural garantem que os passageiros traseiros também beneficiam do melhor espaço para pernas do segmento, 989mm. O tanque de combustível encontra-se no centro do chassis, por baixo dos bancos dianteiros – uma característica exclusiva do seu segmento – permitindo que a nova geração mantenha os versáteis bancos mágicos traseiros que oferecem uma maior flexibilidade dependendo do espaço de carga necessário.

"A Honda está empenhada em fornecer espaços confortáveis e proporcionar o maior prazer de condução para os seus clientes," afirmou Takeki Tanaka, líder de projeto global da Honda. "Enquanto considerávamos todos os elementos do novo Jazz, desde os materiais dos bancos e o seu posicionamento, até à estrutura do veículo, também estudámos pessoas e os seus corpos de forma a garantir que proporcionamos um excelente nível de conforto. Como consequência, o novo Honda Jazz mantém a sua reputação de ser espaçoso e prático, no entanto agora ainda mais aprimorado para uso diário."





Fonte: Honda
Back To Top