Honda e Toyota criam sistema móvel de emergência para geração e fornecimento energético
A Honda e a Toyota celebraram uma parceria para a criação de um sistema móvel de geração e fornecimento de energia. O sistema, intitulado 'Moving e', consistirá num autocarro a células de combustível capaz de carregar uma grande quantidade de hidrogénio, dispositivos fornecedores de energia portáteis e baterias portáteis.
As duas empresas pretendem iniciar os testes de demonstração ainda este mês de setembro em vários municípios e empresas japonesas que mostrem vontade de participar, de forma a testar a habilidade do sistema de fornecer eletricidade em qualquer altura e em qualquer lugar.
O sistema 'Moving e' consiste num autocarro Charging Station a células de combustível da Toyota, dois dispositivos portáteis externos Power Exporter 9000 da Honda, em dois tipos de baterias portáteis da Honda: 20 unidades Lib-AID E500 e 36 Honda Mobile Power Pack (MPP), e em 36 carregadores Honda Mobile Power Pack Charge & Supply Concept para os MPP.
O Charging Station pode atuar em qualquer lugar dentro de um raio de aproximadamente 100 km de uma estação de abastecimento de hidrogénio e que seja capaz de abastecer um autocarro. É equipado com o dobro dos tanques de hidrogénio de alta-pressão, o que aumenta significativamente a quantidade de hidrogénio que pode transportar, permitindo ao autocarro ser equipado com um gerador de alta capacidade e alta produção capaz de gerar um máximo de cerca de 490kWh (240kWh quando o autocarro for conduzido 200 km nos dois sentidos) com uma saída máxima de 18kW.
Quando, devido a qualquer desastre como tempestades ou tufões, a rede energética fica danificada, as populações podem sofrer com a interrupção do fornecimento de energia nas suas casas ou até em centros de evacuação.
É nesta altura que o autocarro Charging Station, carregado de todo o equipamento, será deslocado até ao local afetado, onde depois o sistema 'Moving e', através do dispositivo Power Exporter e das baterias portáteis, exportará a energia das células de combustível para fornecer a eletricidade necessária.
Pela vantagem da sua mobilidade, o sistema pode ser utilizado quer em situações de emergência de desastre como numa situação mais normal, como um simples mas prolongado corte de energia de larga escala ou mesmo durante um evento.
Para além disto e de ser um meio de transporte, tendo o Charging Station também um espaço onde as pessoas podem descansar, pode servir como "abrigo" provisório em situações de desastre.
Através destes testes de demonstração, Honda e Toyota pretendem confirmar as reais necessidades das pessoas e verificar a usabilidade do sistema.
Fonte: Honda e Toyota