Honda e GM estabelecem coligação estratégica
A Honda e a General Motors assinaram recentemente um memorando de entendimento não vinculativo no sentido de estabelecerem uma aliança no sector automóvel norte-americano.
O objetivo desta aliança incluí uma gama de veículos que será vendida individualmente sob as marcas de cada companhia, bem como a cooperação entre ambas na aquisição, pesquisa e desenvolvimento, e serviços conectáveis.
Sob a aliança proposta, a Honda e a detentora de marcas como Chevrolet, Buick, GMC, Cadillac e Opel, irão colaborar numa série de segmentos na América do Norte, com o intuito de partilharem plataformas comuns, incluindo sistemas de propulsão eletrificados e de combustão interna alinhados com essas plataformas.
As discussões para o planeamento deste co-desenvolvimento irão começar de imediato, com o começo dos trabalhos de engenharia previsto para o início de 2021.
Todas as facetas desta aliança serão dirigidas por um comité conjunto, constituído por executivos seniores de ambas as empresas.
"Através desta nova aliança com a GM, podemos alcançar eficiências de custo substanciais na América do Norte que nos permitirão investir em tecnologia de mobilidade futura, enquanto mantemos a nossa distinta e competitiva oferta de produtos. Combinando os pontos fortes de cada companhia, e através de uma determinação cuidadosa do que iremos fazer por nossa conta e do que faremos em colaboração, vamo-nos esforçar para construir uma relação vencedora para ambas de forma a criar um novo valor para os nossos clientes," comunicou o vice presidente executivo da Honda Motor Co., Ltd., Seiji Kuraishi.
Honda e GM planeiam ainda partilhar os esforços de pesquisa e desenvolvimento em áreas tecnologicamente avançadas, tais como arquitetura elétrica, sistemas de assistência à condução, infoentretenimento, conectividade e comunicação entre veículos, bem como os custos de engenharia, pesquisa e desenvolvimento para plataformas de veículos e de propulsão. Isto criaria eficiências substanciais e libertaria capital, permitindo a ambas responder aos crescentes requisitos de investimento em várias tendências de mobilidade futura e a oportunidades de crescimento para cada uma das marcas das companhias, realizando maiores investimentos em tecnologias avançadas de última geração.
Esta aliança surge no seguimento do acordo assinado em abril entre as duas empresas para o desenvolvimento de dois novos veículos elétricos para a Honda, os quais baseados na plataforma global EV altamente flexível da GM e propulsionados por baterias Ultium. A relação entre as duas empresas, que começou há mais de duas décadas, incluí ainda a recente colaboração em células de combustível e no veículo partilhado autónomo Cruise Origin.
Fonte: Honda