21.8.20

E se o próximo Honda NSX fosse algo assim?


Antes demais, vamos já deixar esclarecido que não, esta não é a terceira geração do super-desportivo da Honda até porque, lançado em 2016, a segunda geração do modelo está ainda longe de ser renovada.

Embora com linhas simples e retro herdadas da primeira geração e que deixariam muitos a desejar que fosse verdade, este Honda NSX é fruto da imaginação do artista gráfico Jordan Rubinstein-Towler.

Longe de desenhos radicais e excessivamente agressivos que hoje em dia parecem estar a tornar-se habituais por todos os segmentos do sector automóvel, este imaginário NSX pretende revisitar momentos em que o design se pautava por linhas clássicas e limpas mas sem deixar de dar um toque de modernidade futurista, principalmente na traseira onde a asa ativa integra todos as luzes num fino filamento. À parte da asa, toda a traseira parece compor-se por uma única peça de linhas bem vincadas pela aerodinâmica e pelo escape de saída dupla bem posicionado no centro, embora com ponteiras que parecem ser um pequenas demais para um super-desportivo.

A frente difere substancialmente da traseira, libertando-se dos vincos e da quase brutalidade moderna e adota uma linguagem bem mais clássica e suave numa clara reminiscência das linhas do NSX dos anos 90. O artista parece trazer de volta os faróis escamoteáveis (pop-up), ou assim julgamos, dado que não é claro como estes iriam funcionar nem é percetível a sua localização noutro sítio. A frente é rematada inferiormente por um generoso mas simples difusor que acompanha a linha do nariz do desportivo.

(deslize pelas galerias do Instagram do artista para mais imagens)

No geral, esta interpretação da próxima geração do Honda NSX surge como um desportivo compacto, de motor central e tração traseira, e com uma "barriga" completamente lisa a fazer inveja a muitos automóveis de competição.
Quanto ao motor Rubinstein-Towler não é específico na sua interpretação, mas a descrição com a hashtag "vtec" e as ponteiras de escape denunciam que o artista invoca ainda algum tipo de motorização de combustão interna.

De qualquer forma, tendo em conta a evolução do NSX para uma unidade híbrida e da sua inovação tecnológica quase revolucionária no segmento dos super-desportivos, abrimos a hipotética possibilidade desta "terceira geração", numa variante, ter também ela dado o salto para uma solução 100% elétrica com algum tipo de tecnologia inovadora que faria o desportivo destacar-se dos seus concorrentes, tal como os seus antepassados o fizeram.
Este tipo de opção pela total eletrificação traria vantagens que o atual sistema híbrido não proporciona, principalmente na redução do peso. Embora não aplicado numa versão de produção, a completa eletrificação do NSX não seria inédita dado que, em 2016, a fabricante criava o protótipo NSX Pikes Peak EV.

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