Honda inicia testes a motos EV de baterias permutáveis no Japão
Em abril de 2019, a Honda estabeleceu com outras três gigantes japonesas do segmento das duas rodas, a Kawasaki, a Suzuki e a Yamaha, um consórcio para o desenvolvimento de baterias permutáveis com o propósito de vulgarizar os motociclos elétricos como meio de mobilidade mais conveniente e amigo do ambiente no Japão.
Uma das considerações do consórcio para a popularização deste meio de transporte passaria pela padronização através da utilização de especificações comuns.
Agora, no próximo mês de setembro, o consórcio irá participar no 'e-Yan OSAKA', um dos testes de demonstração em áreas urbanas japonesas de motociclos elétricos com baterias substituíveis. Através de participações em demonstrações de grande escala como esta que irá decorrer na Prefeitura de Osaka, o consórcio pretende confirmar a conveniência e utilidade das baterias substituíveis e prosseguir com a verificação das especificações comuns para sistemas de baterias permutáveis.
Com o objetivo de examinar estratégias de transporte urbano, 'e-Yan OSAKA' é um estudo promovido pela Associação de Fabricantes Automóveis do Japão, em colaboração com a Prefeitura e Universidade de Osaka, com o intuito de propagar o conhecimento e melhorar a perceção acerca dos motociclos EV com excelente desempenho ambiental.
"Como resultado de repetidos estudos colaborativos com quatro empresas de motociclos, estamos (consórcio) capacitados para colaborar com 'e-Yan OSAKA' para verificar as especificações comuns das baterias permutáveis.
Com a cooperação de todos os envolvidos no consórcio, estamos cientes que ainda existem alguns problemas a serem resolvidos na disseminação dos motociclos elétricos, continuaremos a trabalhar para melhorar o ambiente da sua utilização por parte dos clientes, continuaremos a considerar as áreas em que eles (consórcio) irão colaborar e melhorar a atratividade para os nossos clientes. Iremos trabalhar em ambos os lados deste competitivo segmento (da mobilidade), onde trabalhamos arduamente para oferecer produtos e serviços e nos esforçamos para termos a moto escolhida por todos." - Noriaki Abe, diretor executivo, chefe de operações comerciais de motociclos da Honda Motor Co., Ltd.
A eletrificação de motociclos não é novidade na Honda nem mesmo a aplicação de baterias permutáveis, tendo a marca exibido uma versão elétrica da popular PCX equipada com este tipo de baterias em 2017 no salão de Tóquio. A scooter EV possui um motor elétrico de 4.2 kW e 18 Nm com duas baterias de lítio de 48V cada, permitindo-lhe uma autonomia de 41 km à sua velocidade máxima constante de 60 km/h e um tempo de carregamento 0-100% de 4 a 6 horas. A PCX Eletric é vendida no Japão através de leasing desde finais de 2018.
Outro exemplo mais recente dos planos de eletrificação dos seus motociclos é a da revelação, não oficial, de uma patente que indica que a marca japonesa poderá estar a trabalhar numa versão elétrica da gama CB.
Após vários protótipos de motociclos elétricos, como a EV-CUB ou a CR Eletric, e do lançamento da PCX Eletric, parece que a Honda está a levar bastante a sério a eletrificação do segmento das duas rodas.
Fonte: Honda