14.7.20

Honda NSX-R com 27 anos à venda por 285 mil dólares


É inquestionável que o Honda NSX é uma obra de engenharia automóvel extraordinária, foi e é ainda um super-desportivo memorável por diversas razões, quer pela forma como redefiniu esta classe automóvel quer pelo facto de ter beneficiado do contributo do piloto de F1 Ayrton Senna no seu desenvolvimento.

A versão original standard de 1989 não deixava ninguém indiferente, no entanto, a Honda quis melhorar ainda mais e oferecer uma versão mais extrema e focada no condutor, nascendo assim a versão R.

O primeiro NSX-R destacava-se do seu irmão na redução de peso (quase menos 120 kg), tendo sido despido de componentes como materiais de isolamento sonoro, direção assistida e ar condicionado, sistema de som, pneu sobressalente, entre outros e com a substituição dos bancos por uma backets Recaro em kevlar e carbono, do vidro traseiro por um mais fino e colocação duma bateria mais pequena. Esta versão contava ainda com uma suspensão modificada para maior firmeza, volante Momo sem airbag e jantes de liga-leve forjadas Enkei.

Nos últimos tempos o clássico NSX viu uma valorização substancial do seu valor, sendo que uma unidade da versão standard pode facilmente ultrapassar uma centena de milhares de euros. Podem ser encontrados à venda por particulares ou stands, mas os melhores exemplares em termos de estado de conservação e quilómetros percorridos acabam a ser vendidos em leilões. E, enquanto é relativamente fácil encontrar à venda exemplares da versão base, já com a versão R da primeira geração isso não acontece.


Contudo, não é impossível, e é exatamente uma versão NSX-R que a norte-americana Speedart Motorsports colocou recentemente à venda por uma "módica" quantia que começa nos 285 mil dólares.

Esta rara unidade de chassis n.º 1100044, na cor R-77 Vermelho Formula, jantes originais Enkei em Branco Neutron perolizado e com apenas 49.616 km no odómetro, foi construída em 1992 na fábrica da construtora japonesa em Takanezawa e entregue ao primeiro dono em 1993 no Japão.

Uma das curiosidades deste exemplar em excelentes condições de conservação, para além da sua raridade, é o facto de ter dado a volta ao mundo durante os seus 27 anos.
Após ter permanecido no Japão com o primeiro proprietário até ao ano 2000, o n.º 44 foi vendido a um australiano que o manteve no país de origem até 2016, quando foi então vendido a um colecionador e entusiasta da marca que o levou para a Malásia.


O colecionador, Sean Yeung, manteve o NSX-R num estado exímio mas, de acordo com a Speedart, devido a ter estado tanto tempo parado, Yeung decidiu entregar o carro à JC Racing SDN (uma casa especialista em Mugen) para uma total e dispendiosa revisão mecânica. O carro voltou a ser revisto no ano seguinte e entre 2017 e 2018, Yeung decidiu repintar o carro na tão conhecida cor Type R, a Championship White NH-0.

O carro foi novamente vendido em meados de 2018 a Graham Horgan, dono da Plans Performance, que o importou para o Reino Unido com 49.500 km. Horgan propôs então a venda a um colecionador norte-americano e amigo da Speedart. O negócio foi realizado com a promessa de que o carro seria entregue tal e qual como tinha saído de fábrica, com componentes OEM e de especificação Type R, e com a pintura na cor original, independentemente do custo que isso teria.

Após quase um ano de restauro, o NSX-R n.º 44 chegou às instalações da empresa norte-americana em Miami, Florida, em fevereiro deste ano.


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