9.7.20

Honda Civic Type R Limited Edition fixa recorde de velocidade


A Honda anunciou hoje que o Honda Civic Type R Limited Edition, a versão mais extrema dos Type R, estabeleceu um novo recorde para carros de tração frontal no circuito japonês de Suzuka.

O recorde de 2 minutos e 23.993 segundos (medido pela Honda) foi conseguido por uma unidade de desenvolvimento da edição limitada do Civic Type R FK8 quando realizava a sua avaliação final de performance no passado mês de fevereiro.
A unidade usada tinha as mesmas especificações técnicas da versão de produção, sem qualquer modificação ou melhoramentos de desempenho.

Altamente reconhecido como um dos principais da Fórmula 1, o circuito de Suzuka tem sido desde 1992 um importante cenário para os testes de desenvolvimento de performance para os veículos da Honda e respetivos motores.
Foi construído por vontade de Soichiro Honda, presidente e fundador da companhia japonesa, o circuito com formato "8" conta com uma reta de 1,2 km, várias chicanas de alta-velocidade e curvas desafiantes nos seus 5,8 km de extensão.

Com componentes leves, suspensão e direção melhoradas, um habitáculo focado no condutor e com uma traseira limpa de excedentes desnecessários, o Civic Type R Limited Edition conseguiu ultrapassar as barreiras do que até agora tinha sido possível para um tração frontal num dos mais exigentes circuitos do desporto motorizado.


Hideki Kakinuma, chefe do projeto do Civic Type R, comentou que o "Type R Limited Edition reflete a dedicação da Honda em refinar a essência e o prazer de condução do Type R como carro desportivo, e exceder as expectativas dos nossos clientes. Eu e a equipa de engenharia abraçamos este espírito desportivo que tem sido passado por gerações, e é esta forte paixão que tem conduzido a evolução do Civic Type R para se tornar o carro desportivo ideal".

Acrescentando, relativamente ao feito em Suzuka, que "para este modelo, o fator velocidade foi ainda mais perseguido com a colaboração da Honda Racing Development (HRD) de Sakura, que tem um importante papel no desenvolvimento do desporto motorizado da Honda. Esta parceria levou ao recorde de volta mais rápida no circuito de Suzuka, muitas vezes descrito como 'um dos maiores circuitos do mundo'. (...) A introdução do novo sistema de travagem de duas peças flutuantes mostrou que a sensibilidade da travagem e a força da desaceleração decorriam exatamente como o condutor queria. Combinados com o melhoramento do desempenho no controlo do carga, o resultado foi uma redução geral no tempo de travagem e performance excecional em curvas de alta-velocidade, permitindo que velocidade vital fosse continuada pela desafiante curva em "S" e pela segunda curva da Curva Spoon em Suzuka. Para além do aumento da eficiência de travagem, a excelente aderência dos pneus Michelin Cup2 e as atualizações ao sistema de controlo da suspensão e amortecedores também possibilitaram ao veículo uma melhor dinâmica e controlo para gerir mais facilmente as mudanças de direção a alta-velocidade nos "esses".


"A redução de peso dado pelas jantes leves forjadas ajudaram ainda mais a melhorar o controlo e a tração durante a aceleração nas duas estreitas curvas Degner e na famosa curva 130R. Um aumento no arrefecimento do motor também permitiu ao carro utilizar totalmente os seus 320 cv para atingir a velocidade máxima na reta final. Todos estes melhoramentos conseguidos no Type R Limited Edition foram provados pelo recorde de tempo estabelecido no Circuito de Suzuka", concluiu Kakinuma.

Os 100 exemplares da edição limitada destinadas à Europa já estão à venda juntamente com a nova variante Sport Line, a qual combina a performance dos Type R com um design mais discreto e um conforto superior. Toda a linhagem do Civic Type R foi melhorada em 2020, oferecendo aos condutores muitos dos melhoramentos de desempenho que ajudaram o Limited Edition a alcançar este recorde.








Fonte: Honda
Back To Top