3.7.20

Honda 'e' dá uma "mãozinha" a Tesla Model 3


Todos nós (ou pelo menos a maioria), algures na nossa vida de condutores, já passámos pela experiência de necessitarmos ou termos dado um "empurrãozinho" de bateria para nos safarmos ou safarmos alguém no arranque. Mas ficarmos sem pinga no depósito e parados no meio de nenhures por necessidade do elixir da vida dos carros a combustão não terá sido assim tão frequente.

No entanto, essa é uma das preocupações de quem tem ou quer vir a ter um carro 100% elétrico BEV. No caso dos BEV, essa possibilidade aumenta exponencialmente e a hipótese de um outro nos dar o tal "empurrãozinho" com um bocadinho de carga para chegarmos ao ponto de abastecimento mais próximo pode ser praticamente nula... pelo menos nos tempos que correm... ou será?

O YouTuber Bjorn Nyland quis descobrir até que ponto é possível transferir carga de um BEV para outro em caso de emergência... e nada melhor para isso do que escolher os espécimes perfeitos, um com um inversor, o novíssimo Honda e, e o mais popular EV dos nossos tempos, o Tesla Model 3.

Através da tomada interior AC de 230V e 1500W, localizada no painel central do japonês, e usando um cabo de 6 amperes (e alguma paciência), após duas horas, Nyland conseguiu carregar uns míseros 3,2% da bateria do Tesla, tendo a capacidade do Honda caído 10%.

Claro que isto será, por enquanto, apenas útil para momentos de emergência e quando não existe alternativa pois, como foi verificado, existe uma perda de cerca de 500W na transferência da energia de um carro para o outro o que se reflete num aumento considerável de tempo.

Assista à experiência e explicação do processo no vídeo de Nyland e saiba mais sobre o citadino elétrico da Honda aqui.



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