"Honda e" com bateria de alta capacidade e carregamento rápido
Apresentado em protótipo no Salão Automóvel de Genebra de 2019, o primeiro veículo elétrico da Honda para o mercado europeu entrará em produção ainda este ano. Especula-se que a versão final de produção será revelada no certame de Frankfurt em setembro.
Desenvolvida para uma condução urbana, a plataforma totalmente nova e dedicada do Honda e oferecerá uma excelente combinação de conforto e agilidade. A marca alega que o compacto citadino elétrico irá oferecer uma agilidade única para automóveis deste segmento, sendo que para isto contribuem a longa distância entre eixos, as vias alargadas e as reduzidas distâncias entre os pára-choques e os eixos das rodas, tornando a condução em cidade agradável e facilmente manobrável em ambientes urbanos.
Com 5 portas e 5 lugares, o Honda e manterá a mesma distância entre eixos que o Jazz mas será 10 cm mais curto e 5 cm mais largo.
Segundo a fabricante japonesa, a suspensão independente das quatro rodas terá sido projetada para oferecer uma maior estabilidade em qualquer condição, com um manuseamento suave e condução responsiva. Os elementos dos componentes da suspensão em alumínio forjado facilitaram a redução do peso beneficiando o desempenho e a eficiência.
Projetado do zero, o Honda e virá equipado com uma bateria de alta capacidade de iões de lítio de 35,5 kWh. Posicionada sob o piso, centrada entre os eixos da viatura, com uma distribuição de peso de 50:50 e baixo centro de gravidade para uma melhor resposta e maior estabilidade, a bateria poderá ser carregada através de uma conexão CA Tipo 2 ou de um carregador rápido CCS2 DC.
A bateria é refrigerada a água para manter um estado térmico regular, maximizando assim a sua eficiência e carregamento, além de garantir que o seu tamanho e peso são minimizados para que não comprometa o espaço interior.
Com foco na simplicidade e usabilidade, a porta de carregamento do Honda e encontra-se integrada no capô permitindo um acesso fácil a partir da frente do carro ou de ambos os lados. O compartimento é acedido através de um painel de vidro que deixa passar a iluminação LED que auxilia o condutor no processo do carregamento e destaca o estado de carga da bateria.
Dois ecrãs táteis, no interior do automóvel, apresentam o nível atual de carga da bateria, enquanto um gráfico indica o fluxo de energia atual e o estado de regeneração e recarga.
Fonte: Honda