19.6.19

Honda restaura pickup Chevrolet. Porquê?


Pouco depois da Honda se ter estabelecido nos EUA e de ter aberto a American Honda Motor Co., Inc. (AHM) a 11 de junho de 1959, a marca japonesa precisou de veículos para efetuar a entrega dos motociclos aos revendedores.
Não dispondo de veículos da própria marca, dado que a fabricante apenas viria a introduzir automóveis no país anos depois, em 1970, acabou por adquirir uma pequena frota de pickups.

O modelo escolhido para o efeito foi a Chevrolet Apache 10. A pickup com um chassi de meia tonelada, motor V8 de 4.6 lt e 160 cv, transmissão manual de 3 velocidades e uma caixa aberta de 2,44 m era perfeita para transportar as motos pela Califórnia do Sul.

Para celebrar o 60º aniversário nos EUA, a Honda americana resolveu homenagear a pickup (e de certa forma também a própria Chevrolet) pela importância que o modelo teve na história norte-americana da marca, restaurando uma rigorosamente igual aos modelos usados na época.
Estas pickups ajudaram a Honda a estabelecer-se e rapidamente crescer no mercado dos Estados Unidos, tornando a companhia japonesa na mais bem sucedida marca de motociclos do país em 1965, com 72% da quota do mercado.


Procurando no "baú" das memórias da empresa e de antigos trabalhadores, foi encontrada uma foto de cerca de 1961 onde figura uma dessas Chevy transportando uma Honda Cub 50 e uma CB160 (dois importantes modelos na época), em frente ao edifício original da AHM em Los Angeles. Depois foram então encontrados exemplares da pickup de 1961 e das motos, e o restauro teve início, realizando uma ligeira manutenção mecânica, replicando o mesmo esquema de cores com os grafismos pintados à mão, a mesma caixa de madeira e colocando dois idênticos exemplares vintage dos modelos das motos que figuram na foto.

A restaurada pickup e respetiva carga de duas rodas pode ser encontrada na entrada da sede da Honda americana em Torrance, Califórnia. Mas a Honda tem intenção de colocá-la em exposição no próximo salão SEMA, assim como levá-la a outros eventos nacionais e encontros de veículos clássicos pela Califórnia do Sul.
Mais tarde, o conjunto irá fazer parte do espólio de coleção da marca no American Honda Collection Hall, onde será exposto em frente a uma réplica do edifício da companhia dos anos 60 em Los Angeles.



Fonte: Honda
Back To Top