28.5.19

Honda diz adeus aos espelhos retrovisores no novo EV "Honda e"


A Honda acaba de confirmar que o seu primeiro modelo de veículo elétrico na Europa, o Honda e, virá equipado de série com câmaras laterais em substituição dos tradicionais espelhos retrovisores.

Segundo a marca, a tecnologia, pela primeira vez utilizada no segmento compacto, do Sistema de Câmara Lateral nos Espelhos (SCMS - Side Camera Mirror System), disponível na versão protótipo Urban EV, traz benefícios significativos para o design, segurança, aerodinâmica e refinamento.

A tecnologia de câmaras de próxima geração ajuda o automóvel a manter um design moderno, limpo e minimalista, complementado com os pilares A planos e os puxadores de porta "pop out" que também estão confirmados para a versão de produção do Honda e. Ao contrário dos espelhos laterais convencionais, as câmaras estão inseridas na largura do automóvel e não se estendem além dos arcos das rodas. As caixas das câmaras são deliberadamente moldadas para evitar gotas de água na lente, com um revestimento repelente de água nas superfícies da lente para impedir qualquer outra acumulação residual de água.


Como resultado, não apenas a visibilidade é melhorada, mas também as câmaras compactas reduzem o atrito aerodinâmico em cerca de 90% em comparação com os espelhos retrovisores convencionais - uma melhoria de aproximadamente 3,8% para todo o veículo, que traz benefícios ao nível da sua eficiência e autonomia. Além disso, há uma redução significativa do ruído do vento que normalmente é gerado pelos espelhos laterais em velocidades mais altas.

Substituindo os espelhos de visão lateral convencionais por câmaras compactas, o SCMS fornece imagens ao vivo para dois ecrãs de 6" dentro do veículo. Estes ecrãs são integrados nas duas extremidades do painel digital do tablier, posicionados ergonomicamente para garantir uma sensação natural de visão ao condutor.


O posicionamento ideal do SCMS oferece uma série de vantagens de segurança. O condutor pode escolher entre "visão normal" e "visão ampla" através das configurações do veículo, ampliando o campo de visão para além dos espelhos laterais convencionais e reduzindo o “ângulo morto” em cerca de 10% na visão normal e aproximadamente 50% na visão ampla. Uma vantagem adicional deste sistema é a utilização em marcha atrás, em que as orientações são exibidas nos ecrãs de visão lateral com um ângulo de visibilidade maior.


Os níveis de brilho nos ecrãs internos são ajustados automaticamente com base nas condições de luz predominantes. Foram realizados testes e um desenvolvimento extensivo para garantir que o sistema oferece uma visibilidade superior em condições de mau tempo, baixa luminosidade e uma condução noturna sem risco de ofuscar a visão do condutor. Estas características permitem, em todas as condições, maior clareza e perceção dos objetos ao redor da viatura do que os espelhos retrovisores convencionais.





Fonte: Honda
Back To Top