24.5.19

Honda na "Baja" com Civic Type R?


A resposta é não. Vamos já deixar claro que as modificações são unidades únicas e a Honda não tem qualquer intenção de as colocar em produção... mas que era algo bonito de se ver numa qualquer prova de rali ou Dakar, isso era.

Depois da transformação do Honda Civic Type R em versão pickup, a Honda inglesa resolveu recentemente ceder dois exemplares pré-produção do hot hatch a duas casas de tuning inglesas, dando-lhes carta branca para os modificarem. E o resultado foi uma versão altamente modificada a nível de suspensão e outra a nível de motor que estiveram expostas no SMMT Test Day de 2019.
Embora com várias modificações, ambas as versões mantêm a transmissão e a caixa de velocidades da original.

A primeira, apesar de inacabada, pode facilmente concorrer com a versão pickup na categoria de transformação mais excêntrica.
Produto da Ralph Hosier Engineering, o Civic Type R OveRland é claramente um bicho do mato preparado para entrar em provas do tipo "Baja", por exemplo. Sem qualquer modificação ao nível de motor e mantendo as especificações de origem, o CTR OveRland foi elevado em 10,16 cm através de um sistema de suspensão que incluí o esquema de escoras anti-torção de duplo eixo em aço original (de forma a manter o propósito fundamental e o desempenho da suspensão tal como a fabricante pretendeu), braços traseiros personalizados e ligações transversais modificadas, terminando nos enormes pneus BF Goodrich Baja Champion LT255/55R18.
Foram ainda incluídas duas saídas de ar no capô e uma no tejadilho, e duas luzes extra em LED de longo alcance na grelha central. Na traseira, como qualquer carro "Baja" que se prese, foram colocados dois pneus sobressalentes. Inferiormente, foram removidos os spoilers em torno de todo o carro.


A segunda é uma versão estradista que, esteticamente, não se afasta muito do original. Esta unidade foi modificada pela Team Dynamics Motorsport e compreende alterações na ECU, intercooler, catalisador e escape, assim como no sistema de indução de ar que resultaram num aumento de cerca de 25% de performance relativamente à versão de produção. Graças a estas modificações o carro passou a disponibilizar 400 cv de potência e 677 Nm de binário.
Foram ainda incluídas mangueiras dos travões em aço inoxidável da Goodridge, barras anti-rolamento ajustáveis, molas de performance Eibach Pro e jantes ultra leves de 19" Pro-Race da Team Dynamics, calçadas com pneus Dunlop DZ03G para pista.

"Queríamos mostrar o que pode ser conseguido com este carro apenas com algumas ligeiras modificações. O carro original é tão competente que não é preciso muito para o levar ao próximo nível." - James Rodgers, gestor da equipa Team Dynamics.



Fonte: Honda
Back To Top