Honda termina oferta diesel na Europa em 2021
Quem o avança é a Automotive News no seguimento de uma entrevista a Dave Hodgetts, diretor na Honda UK. De acordo com o executivo, a Honda irá gradualmente retirar a oferta diesel através da sua gama automóvel nos mercados europeus, à medida que introduz as motorizações híbridas e 100% elétricas (EV).
"Todas as modificações realizadas nos modelos daqui para a frente não terão um diesel," declarou Hodgetts. Adiantando ainda que,
em alternativa, todos os modelos novos serão disponibilizados com uma
versão eletrificada e estabelecendo como limite de comercialização da
oferta a gasóleo o ano de 2021, altura em que o Civic será renovado com
uma versão híbrida plug-in e/ou uma totalmente híbrida dependendo do mercado em questão pois, segundo Hodgetts, dependerá da legislação de cada país.
O primeiro modelo alvo desta política é o novo Honda CR-V, cuja oferta se ficará pelas motorizações a gasolina 1.5 i-VTEC Turbo e híbrida 2.0 i-VTEC. O CR-V Hybrid, o qual a Honda prevê que represente 50% das vendas europeias do modelo, começa a chegar aos concessionários europeus durante o primeiro trimestre do próximo ano.
Consoante a informação avançada, os modelos que se seguem serão o HR-V Hybrid e o Jazz Hybrid em 2020, ambos com o mesmo sistema híbrido i-MMD (Intelligent Multi-Mode Drive) do CR-V. O HR-V Hybrid juntar-se-á assim à nova versão 1.5 i-VTEC Turbo, designada "Sport", que tal como já vínhamos anunciando desde o início do ano, será lançada na Primavera de 2019 com a chegada do facelift do modelo. Esta nova motorização disponibilizará 180 cv às 5.500 rpm e um binário de 240 Nm entre as 1.900 e as 5.000 rpm na opção de transmissão manual de 6 velocidades e, 180 cv às 6.000 rpm e 220 Nm entre as 1.700 e as 5.500 rpm nos modelos equipados com transmissão CVT.
Certo é também o lançamento em 2019 do primeiro Honda EV europeu, baseado no protótipo Urban EV, e que foi ainda este mês "caçado" em testes na via pública.
Fonte: Automotive News e Honda