28.6.18

Honda pára desenvolvimento do robô ASIMO

Em 1986, a Honda começava o desenvolvimento do robô humanóide ASIMO, o simpático robô que foi ganhando fãs por todo o mundo ao longo de 18 anos, desde que foi apresentado em 2000, e que se tornou num simbólico anfitrião da avançada tecnologia japonesa.

Agora, ao fim de 32 anos, a Honda anuncia a paragem do desenvolvimento de um novo modelo do ASIMO. No entanto, embora dissolvida, a equipa que trabalhou no primeiro robô que andou sobre duas pernas continuará a sua pesquisa nas tecnologias.

Segundo os media japoneses, a fabricante pretende utilizar a tecnologia usada no primeiro robô bípede que realmente andou como um ser humano para o desenvolvimento de outros robôs. A ideia é que estes tenham um uso mais prático em áreas como o transporte rodoviário e a enfermagem (robôs para fisioterapia ou de apoio à mobilidade e equilíbrio, por exemplo).
Para além destes, outros produtos serão desenvolvidos com as tecnologias criadas para e usadas no ASIMO, como por exemplo o motociclo com auto-equilíbrio.

A sétima e última geração do Honda ASIMO tem 7 anos de existência e graças a uma série de sensores que analisam a envolvente, com 48 kg e 1.30 m de altura, consegue manter o equilíbrio e caminhar a uma velocidade de 9 km/h, bem como praticar uma série de outras ações, como jogar à bola, dançar, servir de mordomo, interagir com pessoas, etc.

Este redirecionamento no foco do desenvolvimento destas tecnologias faz parte do plano apresentado pela Honda para a próxima década, onde a fabricante irá centrar a sua pesquisa em áreas como veículos, energia e robótica.



Fonte: Honda e NHK
Back To Top