Novo Honda CR-V será o mais seguro e resistente de sempre
A Honda está a preparar-se para o lançamento da nova geração do CR-V e à medida que o faz vai revelando detalhes sobre o que poderemos encontrar novo SUV. Depois de nos ter divulgado informação sobre o conforto e equipamento, desta vez divulga dados sobre a engenharia empregue para tornar a 5ª geração do CR-V a mais segura, dinâmica e resistente de sempre.
A marca alega que, graças a um design novo e a um compreensivo programa de engenharia que inclui avançados processos de metalurgia e fabrico, o novo CR-V terá o mais resistente e sofisticado chassis de todos os seus antecessores.
Pela primeira vez no CR-V, a fabricante usou uma nova geração de aço de alta resistência em 9% da sua estrutura, isto significa que as áreas mais afetadas em caso de colisão estão agora mais resistentes, ao mesmo tempo que houve uma redução de peso no chassis em geral. Comparando com os 10% aplicados na geração anterior, 36% do novo CR-V é composto por uma combinação de 780 MPa, 980 MPa e 1500 MPa de aço de alta resistência. Estes materiais conjugados com processos avançados de engenharia resultam, de acordo com a Honda, num aumento de rigidez flexional e torsional de 35% e 25% respetivamente.
Esta superioridade de resistência do chassis deve-se também ao processo de montagem de toda a carroçaria, envolvendo técnicas de junção inovadoras e altamente eficientes. Completamente diferente do método convencional de montagem, o agora aplicado contribuí de forma preponderante para a rigidez geral do conjunto. Toda a estrutura interior é montada em primeiro lugar, seguindo-se a estrutura exterior e, por último, todas as junções.
A contribuir para este aumento da rigidez está também a nova suspensão. A nova configuração mecânica foi especialmente desenhada para funcionar em qualquer tipo de piso e condições.
Na frente, a suspensão do tipo MacPherson de braços rebaixados confere uma rigidez lateral e uma baixa rigidez longitudinal para um manuseamento mais linear, na traseira a suspensão multi-link completamente nova aumenta a estabilidade geométrica para uma comportamento mais previsível a velocidades mais altas. A sólida barra estabilizadora traseira torna o curvar mais apurado e reduz o efeito de rolamento da carroçaria.
Sinoblocos hidráulicos, normalmente utilizados em veículos de luxo, foram montados nas suspensões traseira e dianteira para um maior isolamento e controlo das vibrações do chassis. Enquanto que o nível de ruído foi melhorado com a introdução de uma nova estrutura "flutuante" do berço do motor montada com isolantes de borracha.
Estas alterações, implementadas no novo CR-V, traduzem-se num maior conforto relativamente ao seu antecessor.
Para a 5ª geração do CR-V, a Honda afinou o SUV especialmente para o mercado europeu, dando-lhe uma direção assistida de relações variáveis de duplo pinhão baseada num sistema de pinhão e cremalheira para uma excecional resposta, precisão e melhor linearidade e suavidade.
Pela primeira vez no CR-V, a Honda incluí o sistema eletrónico de estabilidade AHA (Agile Handling Assist), o qual irá assistir com subtileza às várias mudanças aplicadas à direção, refletindo-se numa maior segurança, suavidade e previsibilidade do comportamento do veículo, aumentando a estabilidade no curvar e em mudanças de faixa, quer a baixas ou a altas velocidades.
Como opcional, o novo CR-V virá equipado com a tecnologia AWD com sistema de controlo inteligente da Honda (Real Time AWD). Este sistema foi atualizado, transmitindo agora até mais 60% do binário às rodas traseiras quando necessário, especialmente durante uma subida. A distribuição do binário pode ser monitorizada através de um indicador no painel de instrumentos. A marca efetuou também revisões à calibração do sistema que, através da resposta dada pelos sensores da direção, resultaram num melhor e mais dinâmico desempenho em curva.
No campo da segurança, quer para a proteção dos seus ocupantes quer para minimizar os danos a outros veículos, o novo CR-V segue as pisadas da restante família Honda, incorporando a nova geração de engenharia de compatibilização avançada aplicada à estrutura da carroçaria (ACE - Advanced Compatibility
Engineering). Esta emprega uma rede interligada de quadros estruturais frontais que absorvem e desviam a energia produzida durante uma colisão frontal em redor da célula dos passageiros.
Este sistema de segurança passivo é complementado pelo pacote de sistemas de segurança ativos Honda Sensing que será oferecido em todos os níveis de equipamento.
Está previsto o novo Honda CR-V começar a chegar aos concessionários europeus durante este outono com a motorização 1.5 VTEC Turbo em primeiro lugar, seguida da híbrida em 2019.
Fonte: Honda