Este Honda Civic Type R é mais potente do que um NASCAR
Há quem o considere o patinho feio dos Type R... e depois há quem veja no FN2 um potencial monstro de potência, um hot hatch capaz de fazer frente aos mais potentes super-desportivos, como por exemplo o Lamborghini Aventador SuperVeloce (750 cv).
Não, não estamos a delirar, nem ingerimos substâncias estranhas... o Honda Civic Type R que lhe vamos apresentar de seguida é provavelmente o Type R FN2 mais potente a circular legalmente nas estradas da Europa... bem, pelo menos do Reino Unido segundo o seu proprietário, Adam Flowers.
Adam adquiriu o seu Type R no ano de 2011, em estado usado e stock (com 2 anos e 17.000 km), e passadas apenas duas semanas começou com as primeiras modificações. No início, o aumento de potência foi tímido, apenas 40 cv... Adam pensava que seria o suficiente, mas o bichinho do tuning continuava a cutucar. Até um belo dia que Adam conheceu os técnicos da TDi North e o diabo saiu à solta. Com a ajuda deles, de repente, Adam viu o seu FN2 debitar uns insanos 765 cv!
De origem, o FN2 debita 201 cv às 7.800 rpm e 193 Nm às 5.600 rpm, sendo que a quase totalidade do binário é disponibilizado logo às 2.500 rpm.
Os últimos dados da performance deste diabo do asfalto são: potência às rodas de 765,8 cv às 8.136 rpm e binário de 695,26 Nm às 7.656 rpm.
Claro que para atingir este nível de prestações e manter a segurança, as modificações foram profundas e tudo menos baratas, afetando o motor, transmissão final, travões, pneus e jantes, sistema de combustível, eletrónica, carroçaria, entre outras partes do veículo.
Adam não revelou quanto gastou no total com o projeto, mas deixou uma dica: "Se quiserem ir aos 400 cv, provavelmente gastarão à volta das 10 mil libras" (aproximadamente 11.380 euros, em conversão direta).
Confira algumas das modificações:
Performance
Kit TDi North Turbo constituído por filtro K&N Xtreme, Turbo Garrett GTX3582r de segunda geração com o rotor do compressor em alumínio forjado, e exaustão em aço inoxidável AET com banda em V de 0,82r com manta térmica de titânio.
Motor
Pistões Omega de 86.5mm, compressão 9:1
Bielas Saenz com parafusos L19
MID da Darton com mangas húmidas
Molas Supertech Dual valve
Retentores de aço retificados
Válvulas de entrada Supertech de face curva nitrada de aço preto
Válvulas de escape Inconel de face plana
Defletor de cárter
Junta da cabeça
Junta da cabeça
Equilíbrio do motor
Parafusos da cabeça ARP
Correia da distribuição OEM nova
Tensor OEM novo
Guias OEM novas
Bomba de água OEM nova
Junta de balancim OEM nova
Molas LMA (lost motion assembly) OEM novas
Solenoide do VTEC OEM novo
Rolamentos OEM novos
Selos das hastes OEM novos
Pinças das válvulas OEM novas
"Catch can" de óleo Mishimoto
Radiador de óleo Mishimoto
Radiador de duplo núcleo de alumínio de 66 mm da Schuband com duas ventoinhas de 12"
Remoção do ar condicionado
Vaso de expansão da Wrinkle
Escape turbo back TDi North de 3"
Conversão FD2 do bujão magnético do cartér do óleo da Tegiwa
Transmissão
Engrenagem de sincronização helicoidal PPG 1-4
Transmissão final 4.38
Sincronizadores em carbono da MFactory
Quick shifter da TDI North
Veio de transmissão da MFactory
LSD (diferencial de deslizamento limitado) da Wavetrac
Embraiagem de competição Stage 4
Direção
Coilovers Street Flex da Tein (altura ajustável e 16 níveis de amortecimento)
Configuração "Fast Road" da geometria, parafusos de camber e calços
Barra anti torsão da J's Racing
Jantes e Pneus
Jantes de liga leve da Team Dynamics 1.2 - 17x7.5 (ET37) , preto brilhante
Pneus Yokohama AD08R -
à frente: 235/40R17, atrás: 225/45R17
Travões
À frente: kit Big da Stoptech, ST40, pinças de 4 pistões, discos flutuantes de 328mm, pastilhas Ferrodo ds2500
Atrás: discos ranhurados e pastilhas Ferrodo ds2500
Sistema de combustível
Bomba de tanque Walbro 225
Bomba Bosch 044
"Swirl pot"
Injetores 1000cc da Injector Dynamics
Rampa de combustível da Hybrid Racing
Eletrónica
Mapeamento múltiplo Ecutek pela TDi North
Carroçaria
Spoiler Mugen
Pára-choques perfurado
Difusor frontal Mugen
Grelha personalizada
Difusor traseiro Honda GP
Capô em carbono ventilado da Tegiwa
"Canards" (asas laterais) no pára-choques frontal da Tegiwa
Retrovisores pretos
Interior
Bancos e calhas Buddyclub P1 edição limitada
Meia gaiola da SW Motorsports
Outros
Velas 8 da NGK
Tampa do motor da Star Wars
Componentes do motor em metal polido e pintados a preto enrugado
Tubagens da sobre alimentação e combustível em dourado
Painel de batente do capô em carbono
Bateria de competição ultra-leve PC680 da Oddessy PC680 (localizada na bagageira)
Fonte: ReelMotion