1.2.18

Honda Jazz 2018 - toda a informação

Seguindo o conceito de design da Honda “man maximum, machine minimum", o novo Honda Jazz herda a forte reputação e o estrondoso sucesso dos seus antecessores. Desde que a primeira geração foi introduzida em 2001, o Jazz  já vendeu mais de 7 milhões de unidades em todo o mundo.


Design
Este novo modelo retém a silhueta clássica do Honda Jazz e exibe agora atualizações de estilo distintas e desportivas, incluindo uma frente nova e mais arrojada.

As alterações no exterior do novo Jazz estão alinhadas com as mais recentes alterações de design da família Honda e incorporam a nova frente caraterística de faróis e grelha com padrão hexagonal. O pára-choques dianteiro é bastante esculpido e com contornos mais agressivos à volta das entradas de ar. Atrás, as secções mais estreitas estão ligadas por frisos em preto brilhante por cima da secção trapezoidal inferior.

A nova versão Dynamic vem acrescentar um divisor dianteiro mais fino por baixo da grelha inferior e um difusor de triplo defletor no pára-choques traseiro – ambos com uma linha de estilo vermelha a sobressair no acabamento. A versão Dynamic também inclui faróis de LEDs, faróis dianteiros de nevoeiro, spoilers nas embaladeiras laterais, um spoiler na tampa da bagageira e jantes de liga leve em preto brilhante com pneus 185/55 R16.
Nesta versão, o interior possui estofos em padrão exclusivo às riscas e volante e punho da alavanca das mudanças em pele, todos eles realçados por costuras laranja.


O tablier do lado do condutor possui um painel de instrumentos com três mostradores, cada um deles emoldurado por anéis iluminados flutuantes. A função ECO Assist da Honda muda a cor de fundo do velocímetro de branco para verde caso o condutor pratique uma condução económica.
Os comandos no volante permitem controlar os diversos ecrãs no painel multi-informações LCD à direita no painel de instrumentos. Para além das informações típicas de um computador de bordo, tais como consumos, autonomia e tempo de condução, o mostrador apresenta "alertas de pausa na condução" caso algum sistema avançado de segurança ativa seja despoletado.

O conceito de design da Honda pretende obter um conjunto compacto e altamente eficiente, graças à maximização do espaço para os ocupantes, com a redução ao mínimo da ocupação dos componentes do carro. O chassis de baixo peso emprega soluções otimizadas na disposição dos componentes, e graças à grande distância entre eixos mas com disposição muito compacta, o Honda Jazz oferece o melhor espaço da classe para ocupantes e carga.
Os 354 litros de capacidade com os bancos traseiros em posição vertical sobem para os 884 litros com estes rebatidos.Com uma bagageira de 1.090 mm de largura e baixa altura de carga (605 mm), o acesso a este compartimento é fácil, e os quatro pontos de fixação de bagagem permitem transportar objetos com toda a segurança.

O depósito de combustível de perfil rebaixado, montado debaixo dos bancos dianteiros liberta o espaço necessário entre os bancos traseiros para que a plataforma possa acomodar o inovador sistema de bancos mágicos. Com divisão a 60:40, estes podem adotar numerosas configurações nos seus quatro modos, maximizando a versatilidade do interior espaçoso:
Modo utilitário – os encostos dos bancos traseiros rebatem para a frente e os assentos baixam para dentro do espaço de pés dos passageiros traseiros, criando um espaço de carga plano com 1.505 mm de comprimento.
Modo alto – a parte frontal dos assentos sobe e recua e fica bloqueada em posição vertical, abrindo espaço com uma altura de 1.280 mm do chão ao teto e permitindo assim transportar objetos altos entre os bancos.
Modo longo – o encosto do banco do passageiro dianteiro rebate para trás e assume uma posição horizontal ao mesmo tempo que o encosto do banco traseiro rebate para a frente, formando um túnel que pode acomodar objetos com até 2.480 mm de comprimento.
Modo de descanso – o encosto do banco dianteiro reclina-se e assume uma posição plana, de encontro aos assentos dos bancos traseiros, criando um leito com 1.580 mm de comprimento onde os ocupantes se podem sentar e/ou deitar e relaxar após uma longa viagem.

O novo Honda Jazz está disponível em 4 cores metalizadas (Prata Lunar, Cinzento Shining, Azul Brilliant Sporty e Azul Skyride), duas pinturas perolizadas (Branco Orchid e Preto Crystal) e duas cores sólidas (Vermelho Milano e Laranja Sunset). A cor Azul Skyride é uma opção totalmente nova para o Jazz e complementa as atualizações de exterior.



Chassis, suspensão e travagem
Aproveitando a plataforma global rígida e de baixo peso do Honda Jazz, as versões deste modelo para o mercado europeu têm uma carroçaria exclusiva com reforços adicionais e suspensões de afinações específicas. As suas caraterísticas foram pensadas para maximizar o prazer de condução nas típicas estradas típicas europeias, oferecendo a melhor precisão à suspensão e à direção.

A suspensão de componentes de baixo peso – MacPherson à frente e barras de torção tipo H atrás – combina-se com a grande distância entre eixos e sofisticados sistemas de amortecimento para oferecer um excecional nível básico de estabilidade através da redução natural dos movimentos de afundamento, e contribuem para uma viagem confortável para todos os ocupantes e minimizam a transmissão das vibrações da estrada para o habitáculo.
A geometria da suspensão dianteira tem um centro de rolamento rebaixado, que melhora a estabilidade e ajuda o Honda Jazz a oferecer uma condução precisa, natural e ágil nas curvas. Esta agilidade é ainda melhorada pelo sistema de direção assistida elétrica que responde com elevada precisão ao condutor.

A grande agilidade do Jazz é ajudada pelo sistema Ágil de Controlo da Direção (AHA), uma das tecnologias avançadas que melhora a estabilidade dinâmica do automóvel, particularmente nas reações rápidas às ações sobre a direção ou nas curvas em carga, como as sentidas nas travagens de emergência. O sistema AHA opera através do sistema de estabilidade do veículo (VSA) e aplica uma força de travagem ligeira às rodas interiores, impercetível ao condutor, quando vira o volante. Isto resulta em melhores respostas e estabilidade e numa experiência de condução mais compensadora.

O volante tem instalado um módulo do sistema complementar SRS do tipo flutuante que funciona também como amortecedor dinâmico, minimizando as micro vibrações que se sentem no volante.

O sistema de travagem com quatro discos (ventilados de 262 mm à frente e sólidos de 293 mm atrás) oferece uma travagem potente e estável. O sistema eletrónico também ajuda, intensificando a potência de travagem e melhorando a estabilidade do veículo; estes sistemas incluem: travagem anti-bloqueio (ABS), distribuição eletrónica da força de travagem (EBD), assistente de travagem (BA), sistema de estabilidade do veículo (VSA) e assistência aos arranques em subida (HSA).



Motor e transmissão
Pela primeira vez na Europa, o Honda Jazz está disponível com motor i-VTEC de 1.5 litros, combinando as tecnologias VTEC e VTC com a injeção direta, as aberturas de admissão com elevado efeito de redemoinho e pistões de formato otimizado, oferecendo vantagens em termos de potência e economia do motor. As reduções no peso deste motor foram obtidas à custa da redução do peso da cambota e pela adoção de tampas de biela independentes.

Combinando alta potência com baixos consumos, este motor debita 130 CV às 6.600 rpm, com um binário máximo de 155 Nm às 4.600 rpm e, cumprindo os exigentes requisitos de emissões da norma Euro 6, obtém consumos de 5,4 lt/100 km (52,3 mpg) e emissões de CO2 de apenas 124 g/km, quando equipado com a caixa opcional CVT.
O novo Honda Jazz acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 8,7 segundos (com caixa manual) e 10 segundos (com caixa CVT). O próprio sistema CVT foi revisto para fornecer respostas mais lineares e refinadas em aceleração.

A versão 1.3 i-VTEC de 102 CV vai continuar a estar disponível em toda a gama Jazz, com exceção da nova versão Dynamic. O binário máximo desta motorização é de 123 Nm às 5.000 rpm.
Este motor a gasolina emprega um sistema EGR de recirculação dos gases do escape arrefecido e de alto fluxo, bem como um sistema de controlo eletrónico do comando variável das válvulas (VTC), que otimiza o comando das válvulas, mesmo com o motor frio. Para maximizar a eficiência térmica, a relação de compressão é de 13,5: 1.
O 1.3 i-VTEC tem emissões de CO2 que começam nos 106 g/km; os valores de consumo são 4,7 lt/100 km em ciclo combinado (caixa CVT).

A caixa CVT permite que o motor funcione na sua gama de rotação mais eficiente durante mais tempo, variando continuamente a relação de transmissão, em vez de ajustar a abertura do acelerador. Graças a gestão automática da caixa CVT pelo sistema de gestão do motor, a caixa pode selecionar a relação ótima dentro das 7 velocidades simuladas, consoante a rotação do motor, a aceleração e as ações do condutor.

Para ambas as motorizações, os dois programas de controlo específicos da caixa CVT oferecem a melhor assistência ao condutor, consoante a situação de condução: sistema EDDB de reduções antecipadas na travagem e a função "Fast Off".
O sistema EDDB (Early Downshift During Braking) usa a potência do motor para auxiliar o condutor nas travagens. Quando deteta uma desaceleração, uma descida ou uma situação de curva iniciada pelo sistema de travagem, o sistema EDDB aumenta automaticamente a rotação do motor para dar maior efeito de travão-motor. Isto permite reacelerações rápidas após o abrandamento ou nas curvas.
A função "Fast Off", testada em vias rápidas de alta velocidade e múltiplas faixas da Europa, mede a rapidez com que o condutor solta o pedal do acelerador e mantém a rotação para fornecer travagem com o motor nas situações onde o condutor tenha soltado o pedal do acelerador rapidamente. Por exemplo, a função Fast Off reconhece quando o condutor se prepara para ultrapassar um veículo à sua frente, mas por qualquer razão tem de abortar. Quando o condutor solta rapidamente o pedal do acelerador a função Fast Off mantém a rotação do motor num nível mais alto como preparação para a manobra de ultrapassagem subsequente.



Equipamento e segurança
Os equipamentos de série do Honda Jazz incluem controlo da velocidade de cruzeiro, bancos aquecidos, faróis automáticos e sistema ativo de segurança CTBA de travagem em cidade, desenhado para funcionar a velocidades abaixo dos 32 km/h. Se o sistema identificar um risco de colisão, efetua uma ação de pré-travagem e emite alertas visuais e acústicos, eventualmente seguidos de travagem total autónoma.

Todas as versões do Jazz vendidas na Europa estão equipadas com um total de 6 airbags para a melhor proteção dos ocupantes.
O Honda Jazz foi concebido e construído para oferecer a máxima segurança e obteve a classificação máxima de 5 estrelas nos testes de colisão da Euro NCAP em 2015.

O pacote de tecnologias ativas de segurança da Honda denominada ADAS (Sistema Avançado de Assistência à Condução) está disponível como opção no modelo base e de série nas versões intermédia e de topo. A tecnologia ADAS inclui: sistema FCW de aviso de colisão frontal, sistema TSR de reconhecimento da sinalização de trânsito, função ISL de limitação inteligente da velocidade, sistema LDW de aviso de saída da faixa de rodagem e sistema HBS de assistência de máximos.

O mostrador standard do sistema áudio tem 5" e está localizado no centro do tablier. Este permite controlar o rádio, o leitor de CDs ou a música dos dispositivos pessoais, através do sistema áudio de quatro altifalantes e 180 watts.

Os níveis de equipamento mais elevados estão equipados com o sistema de info-entretenimento Honda Connect com opções extensas de sincronização com smartphones e outros dispositivos pessoais multimédia: Wi-Fi, Bluetooth, HDMI e MirrorLink – que "espelha" o ecrã do dispositivo compatível ligado e permite controlá-lo através do ecrã por toque do sistema, com ecrã de 7", sistema de acesso e arranque sem chave.

As versões de topo do Honda Jazz estão equipadas com uma câmara de segurança traseira; este sistema oferece três modos: vista normal, vista ampliada e vista de cima para baixo (Normal, Wide e Top down, respetivamente), com a imagem apresentada no ecrã central do tablier.


Datas de lançamento e preço do novo Jazz 1.5 i-VTEC
A versão 1.3 i-VTEC do Jazz 2018 será disponibilizada em Portugal a partir de fevereiro e a 1.5 i-VTEC chegará em setembro, esta última desde 23.300€.




Especificações técnicas

Motor

1.3 litros i-VTEC (a gasolina) 1.5 litros i-VTEC (a gasolina)
Tipo 4 válvulas por cilindro 4 válvulas por cilindro
Cilindrada (cm³) 1.318 1.498
Diâmetro x Curso (mm) 73,0 X 78,7 73,0 X 89,4
Relação de compressão 13,5 11,5
Potência 102 CV às 6.000 rpm 130 CV às 6.600 rpm
Binário 123 Nm às 5.000 rpm 155 Nm às 4.600 rpm

Transmissão

1.3 litros i-VTEC 1.5 litros i-VTEC
Caixa manual 6 velocidades 6 velocidades
Caixa CVT Transmissão de variação contínua com 7 mudanças simuladas Transmissão de variação contínua com 7 mudanças simuladas


Relações de transmissão

1.3 litros i-VTEC
6 velocid. manual
1.3 litros i-VTEC
CVT
1.5 litros i-VTEC
6 velocid. manual
1.5 litros i-VTEC
CVT
3,461 2,526 ~ 0,408 3,461 2,526 – 0,408
1,869 1,869
1,235 1,235
0,948 0,948
0,809 0,809
0,688 0,688
Marcha-atrás 3,307 2,706 ~ 1,382 3,307 2,706 – 1,382
Relação de transmissão final 4,625 4,992 4,625 4,992

Suspensão e amortecedores
Dianteira Unidades MacPherson
Traseira Barras de torção, tipo H

Direção

1.3 litros i-VTEC 1.5 litros i-VTEC
Tipo Pinhão e cremalheira Pinhão e cremalheira
Voltas do volante
(batente a batente)
2,67 (jantes de 15 pol.) / 2,52 (jantes de 16".) 2,52
Diâmetro de viragem
(nas rodas)
4,9 m (jantes de 15") / 5,2 m (jantes de 16")
Diâmetro de viragem – à carroçaria 10,6 – 11,2 m 11,1

Travões
Dianteiros Discos ventilados
Traseiros Discos sólidos

Jantes e pneus

1.3 litros i-VTEC 1.5 litros i-VTEC
Tamanho das jantes Pneus Pneus
x 15" 185/60 R15 84H _
x 16" 185/55 R16 83H/V 185/55 R16 83H/V

Dimensões (mm)
Exterior (mm)
Comprimento total 4.028 – 4.051
Largura total 1.694 (incluindo espelhos retrovisores das portas)
Altura total 1.525 (sem carga)
Distância entre eixos 2.530

Capacidades (litros)
Bagageira 354 (bancos na vertical) / 884 (bancos rebatidos)
Depósito de combustível 40

Pesos (kg)

1.3 litros i-VTEC
Manual de 6 veloc.
1.3 litros i-VTEC
CVT
1.5 litros i-VTEC
Manual de 6 veloc.
1.5 litros i-VTEC
CVT
Peso em ordem de marcha (tara) (kg) 1.073 – 1.110 1.093 - 1107 1.104 – 1.116 1.124 – 1.136


Performances e consumos

1.3 litros i-VTEC
Manual de 6 veloc.
1.3 litros i-VTEC
CVT
1.5 litros i-VTEC
Manual de 6 veloc.
1.5 litros i-VTEC
CVT
Velocidade máxima (km/h) 190 182 190 190
0-100 km/h
(segundos)
11,2 12,0 8,7 10,0
Consumo em circuito urbano (lt/100 km) 6,2 (jantes de 15")
6,3 (jantes de 16")
5,4 (jantes de 15")
5,6 (jantes de 16")
7,2 (jantes de 16") 6,4 (jantes de 16")
Consumo em circuito extra urbano (lt/100 km) 4,4 (jantes de 15")
4,6 (jantes de 16")
4,2 (jantes de 15")
4,6 (jantes de 16")
5,1 (jantes de 16") 4,9 (jantes de 16")
Consumo em circuito combinado (lt/100 km) 5,1 (jantes de 15")
5,2 (jantes de 16")
4,7 (jantes de 15")
5,0 (jantes de 16")
5,9 (jantes de 16") 5,4 (jantes de 16")
Emissões combinadas de CO2 (g/km) (lt/100 km) 116 (jantes de 15")
120 (jantes de 16")
106 (jantes de 15")
114 (jantes de 16")
133 (jantes de 16") 124 (jantes de 16")



Fonte: Honda
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