1.2.18

Honda Civic Diesel (4 e 5 portas) - toda a informação

A décima geração do Honda Civic está disponível na Europa em formato hatchback dinâmico de cinco portas, para além da versão compacta e sofisticada de quatro portas. Este modelo representa um passo significativo em frente para a Honda no segmento C graças ao maior programa de desenvolvimento de um só modelo em toda a história da empresa.

Construída nas fábricas inglesa (hatchback) e turca (sedan), a gama Honda Civic apresenta duas motorizações a gasolina totalmente novas já em comercialização, a 1.0 e 1.5 i-VTEC Turbo, e agora passa também a disponibilizar a motorização a diesel com o completamente revisto 1.6 i-DTEC.


Design
Com a sua nova postura assertiva e com aerodinâmica avançada, o novo Civic faz evoluir o design característico do modelo para uma nova era. Este modelo exibe um perfil esguio e vincado, com uma nova e distinta direção de design para um modelo Honda, que transmite um carácter forte e desportivo. As suas linhas distintas são complementadas pelo pacote aerodinâmico mais abrangente de sempre num modelo do segmento compacto, incluindo o revestimento de todos os painéis inferiores.

A sua aparência desportiva começa pelas proporções baixas e largas, refletindo a maior largura do modelo. O novo Civic hatchback é 30 mm mais largo, 136 mm mais comprido e 20 mm mais baixo do que o modelo da geração anterior; o Civic sedan é 46 mm mais largo, 74 mm mais comprido e 20 mm mais baixo do que o seu antecessor. Estas dimensões destacam o design distinto e o estilo desportivo e contribuem para uma dinâmica gratificante e um habitáculo espaçoso.

As jantes e pneus de maiores dimensões ajudam a reforçar a postura forte do Honda Civic e a maior distância entre eixos, a reduzida distância do para-choques frontal ao eixo dianteiro e o habitáculo esguio e aerodinâmico aumentam bastante a sensação dinâmica do exterior.


O design desportivo e sofisticado inclui pormenores como menor distância entre o para-choques frontal e o eixo dianteiro e entradas de ar esculpidas, numa interpretação contemporânea e agressiva da “face” familiar dos modelos Honda. Esta interpretação inclui os grupos óticos dianteiros caraterísticos da marca. O bordo superior dos grupos óticos dianteiros encontra a parte superior da grelha no rebordo onde o capô assenta, criando uma faixa nítida, ininterrupta e destacada a todo o comprimento do automóvel, que ajuda a projetar a postura larga e segura do Civic.
Consoante a versão do modelo, os grupos óticos dianteiros, assumidamente "high-tech", possuem LEDs de alta tecnologia ou lâmpadas de halogéneo. Todas as versões apresentam luzes diurnas de presença em LEDs que iluminam uma faixa recurvada no rebordo exterior do farol.

A linha do tejadilho, esguia e com uma antena tipo barbatana, flui até aos pilares C, aumentando o formato recuado e dinâmico do veículo. No modelo hatchback, os picos distintos do tejadilho sobem dos topos dos pilares C em direção ao cimo dos cantos do vidro traseiro e encontram ali o spoiler "flutuante" do tejadilho. Um segundo spoiler, colocado mais abaixo, na tampa da bagageira, incorpora a terceira luz de travão em posição central. No Civic sedan, Uma outra linha percorre o bordo de contacto dos vidros em direção à bagageira. Aqui, a tampa da mala é adornada por um spoiler (disponível como acessório) discreto que melhora a capacidade aerodinâmica da carroçaria. As saídas de ar esculpidas e marcadas do para-choques traseiro completam o "look" dramático e desportivo.

O novo Honda Civic está disponível em sete cores: Preto Crystal Black, Cinzento Lunar Silver, Cinzento Polished Metal, Azul Brilliant Sporty Blue, Branco Orchid, Cinzento Sonic e uma cor sólida Vermelho Rally Red.



Aerodinâmica
A equipa de desenvolvimento do novo Honda Civic procurou desenvolver a carroçaria mais eficiente em termos de aerodinâmica para um veículo do segmento compacto, equilibrando o baixo arrastamento aerodinâmico com a estabilidade a alta velocidade. Este equilíbrio foi conseguido pela gestão cuidadosa dos fluxos de ar por cima e por baixo do veículo, minimizando a elevação da carroçaria.

No Civic hatchback, o valor de CdA – uma combinação do coeficiente de arrastamento (Cd) e da área frontal – melhorou 3% em relação ao seu antecessor, sendo agora um dos melhores valores da sua classe, com base nos dados dos testes internos da Honda.
Também nesta carroçaria, o spoiler inferior da porta da bagageira tem um papel muito importante na gestão dos fluxos aerodinâmicos que saem da traseira do veículo. Este spoiler foi desenhado especificamente, com largura e altura configuradas com precisão, criando um fluxo aerodinâmico "limpo", reduzindo a turbulência atrás do veículo e aumentando a eficiência aerodinâmica do Civic.

O design avançado dos pilares A e dos para-choques dianteiro e traseiro minimizam as perturbações provocadas pela passagem do ar e o formato da grelha dianteira ajuda a reduzir as perdas de ar que arrefecem o motor. Os painéis de proteção por baixo do motor e também do piso da carroçaria oferecem uma superfície inferior praticamente plana e os defletores laterais à frente de cada cava de roda desviam o ar, fazendo-o passar ao lado dos pneus. Estas medidas contribuíram para obter a melhor eficiência aerodinâmica e reduzir o arrastamento nos dois tipos de carroçaria; o design das rodas criado pelos engenheiros da Honda oferece uma redução suplementar de mais 4%, em relação à geração anterior do Civic.



Nova plataforma
O design desta nova plataforma, a seleção dos materiais, o processo de engenharia e as novas técnicas de fabrico assumiram um lugar de destaque na criação de uma estrutura significativamente mais leve e mais rígida. No total, esta nova carroçaria pesa menos 16 kg do que a do Civic da geração anterior, mas tem mais 52% de rigidez à torção.

As principais características de design desta nova plataforma incluem "aros" nas divisórias à frente e atrás que circundam todo o habitáculo. A estrutura dianteira de baixa sensibilidade, incluindo travessas de reforço na frente do compartimento do motor e entre as bases dos pilares A e B oferece rigidez adicional à plataforma.

O peso reduzido, os materiais de elevada tenacidade utilizados em toda a estrutura do veículo permitiram melhorar a rigidez e a segurança em caso de acidente. Agora, a área de aplicação de aço estampado foi alargada em relação aos modelos anteriores do Civic (mais 6%, para 12% no hatchback e mais 1%, para 14% no sedan).

O processo de montagem da carroçaria apresenta ainda outras inovações que envolvem técnicas de união inovadoras e de alta eficiência. Primeiro, é montada toda a parte interior da estrutura, seguida pela parte exterior e, finalmente, as uniões. Isto desafia o método convencional de montagem da estrutura da carroçaria, onde se montava primeiro a parte exterior, seguindo-se o interior e as uniões. Esta nova tecnologia de produção contribui muito para a rigidez geral da carroçaria do novo Honda Civic.

Os pontos de soldadura de passo reduzido estão afastados 20 mm nas áreas mais críticas da carroçaria unificada, em comparação com o espaçamento tradicional, entre 40 e 45 mm. Este facto é mais uma contribuição para o aumento da rigidez e da durabilidade.

Estas inovações de design, engenharia e fabrico resultaram num aumento significativo da rigidez global à flexão da carroçaria (mais 65% para o hatchback e mais 19% no sedan), em comparação com a anterior geração do Civic e numa melhoria semelhante na rigidez torcional (mais 41% no hatchback e mais 23% no sedan). Por sua vez, estes aumentos oferecem melhores capacidades de afinação das suspensões, para uma condição e maneabilidade de qualidade superior.



Comportamento e suspensão
A nova suspensão, o centro de gravidade mais baixo e o aumento da rigidez da carroçaria ajudam a tornar esta última geração do Civic a mais emotiva e divertida de conduzir. O conforto de condução é exemplo do resultado de desenvolvimento exaustivo, um foco nas técnicas e tecnologias de melhoria e aumento das características de elasticidade.

O depósito de combustível do Civic foi mudado de local e o piso do veículo é mais baixo do que o do modelo anterior. No hatchback, esta alteração, em combinação com as revisões no chassis e na suspensão, fizeram descer o centro de gravidade em 10 mm em relação ao seu antecessor. A posição de condução também está mais perto da estrada nos dois modelos, com pontos de anca mais baixos (35 mm no hatchback e 20 mm no sedan).

À frente, a suspensão MacPherson com braços inferiores oferece elevada rigidez lateral e uma condução linear, com baixa rigidez longitudinal para otimizar o conforto da condução. A direção assistida elétrica variável por duplo pinhão e cremalheira foi configurada especificamente para este modelo de quatro portas, refletindo a sua condução muito segura. Este sistema estreou no Civic Type R de 2015 e a sua aplicação só costuma ocorrer em veículos premium e/ou de elevadas performances.

O feedback do sistema EPS de direção assistida elétrica é excecional, graças à atenção dispensada pela equipa de desenvolvimento na obtenção de respostas instantâneas e de trajetórias de elevada precisão, bem como de uma suavidade sofisticada e uma sensação de segurança de elevada previsibilidade.
A transferência das vibrações para o volante é minimizada pelo aumento do diâmetro da coluna da direção e pela colocação do motor elétrico de baixo peso da direção na cremalheira de duplo pinhão, em vez de na posição mais convencional, na própria coluna da direção.

Na suspensão traseira, a nova suspensão de braços múltiplos e as novas características de rigidez da subestrutura traseira oferecem uma estabilidade elevada e um conforto superior, com alta sensação de segurança na condução e uma maneabilidade mais linear em conjunto com as afinações do sistema EPS.

Pela primeira vez num modelo Honda foram usados casquilhos elásticos cheios de fluido hidráulico à frente e atrás, o que resulta num isolamento superior das irregularidades de condução e no controlo ótimo das vibrações do chassis.

Versões de topo selecionadas do Civic hatchback estarão equipadas com o sistema de amortecedores adaptativos, introduzido em estreia na Civic Tourer de 2014. Este sistema, exclusivo da carroçaria de 5 portas, permite ao condutor selecionar dois modos de força de amortecimento, em conformidade com as condições de condução.
A unidade de controlo eletrónica calcula o movimento da carroçaria a partir de dados recebidos dos sensores de três eixos integrados na carroçaria. Depois, as válvulas solenóide de cada amortecedor regulam o fluxo de óleo, variando assim a força de amortecimento.

O sistema eletrónico de assistência à estabilidade do veículo (AHA) foi configurado especificamente para o mercado europeu, de forma a poder refletir as condições típicas dos pavimentos e também os estilos de condução praticados no velho continente.

 

Motor 1.6 i-DTEC
A Honda introduziu revisões significativas no seu motor diesel de 120 CV para toda a nova gama do Honda Civic, oferecendo agora excelentes níveis de performance e eficiência. O objetivo de desenvolvimento na renovação deste motor foi oferecer respostas atléticas e elevada sensibilidade ao condutor, com maior requinte, à custa da aplicação de tecnologias de precisão, em conjunto com níveis de NOx mais reduzidos.

O bloco de quatro cilindros e 1.597 cm³ debita uma potência máxima de 120 CV (88 kW) às 4.000 rpm, com um binário máximo de 300 Nm logo às 2.000 rpm. Com isto, o Civic hatchback vai de 0 a 100 km/h (62 mph) em 10,2 segundos.
As emissões de CO2 (obtidas ao abrigo das condições de teste atualizadas NEDC) são de 91 g/km (sedan) e 93 g/km (hatchback), na versão equipada com caixa manual de 6 velocidades.
Os valores de consumo em circuito combinado, também ao abrigo das condições de teste atualizadas, são de 3,4 lt/100 km (sedan) e 3,5 lt/100 km (hatchback).

As melhorias no bloco de 1.6 litros diesel incluem tecnologias de redução do atrito nos cilindros, melhorias da eficiência de conversão dos óxidos de azoto (NOx) e o desenvolvimento das capacidades de condução do veículo.

O motor i-DTEC diesel Honda de 1.6 litros possui uma estrutura de alumínio, com cabeça de baixo peso em alumínio e um bloco de topo aberto também em alumínio forjado a alta pressão, minimizando assim o peso total do conjunto do motor.

Nesta unidade i-DTEC revista, o design exterior foi melhorado, com estrias adicionais forjadas acrescentadas à superfície do bloco do motor. Estas estrias aumentam a rigidez estrutural e, consequentemente, melhoram a gestão dos níveis de ruído, vibração e aspereza.

A cabeça do motor DOHC (dupla árvore de cames à cabeça) tem peso reduzido e é fabricado em liga de alumínio fundida à pressão. Nesta unidade revista, a cabeça do motor requer assim menos reforços graças à melhoria no arrefecimento do bloco, pelo que foi possível reduzir a espessura – e, portanto, o peso – da estrutura de alumínio. Este novo motor é 280 gramas mais leve do que a anterior geração de motores 1.6 litros i-DTEC, o que representa uma redução de 2%.


No anterior motor 1.6 i-DTEC, os pistões eram de alumínio. Nesta unidade 1.6 i-DTEC revista, os pistões são de aço forjado. A utilização deste material reduz as perdas de arrefecimento, porque evita que a energia térmica se escape do bloco do motor e possibilita a melhoria das transferências térmicas. Estas alterações permitem que a cabeça do motor seja mais estreita e mais leve, sem comprometer a durabilidade. Para reduzir ainda mais o peso, é usada uma cambota de elevada resistência, mais esguia e de peso mais baixo.

Um dos pontos-chave do desenvolvimento para os engenheiros da Honda que trabalharam na anterior versão do motor 1.6 i-DTEC foi conseguir reduzir o atrito mecânico dentro do motor diesel a níveis habitualmente encontrados nos motores a gasolina. Com esta unidade 1.6 i-DTEC nova e revista, o desenvolvimento foi levado um passo mais além, com a aplicação de tecnologias adicionais de redução do atrito.

O polimento tipo "planalto" do motor 1.6 i-DTEC permite reduzir ainda mais os níveis de atrito entre os pistões e os cilindros, criando uma superfície ultra suave. Este tipo de polimento é um método de maquinagem de duas fases que usa dois processos de esmerilamento em vez do processo mais convencional de polimento simples. Isto também permite melhorar as características de durabilidade a longo prazo do motor.

O menor atrito gera menos calor, pelo que o polimento tipo planalto também contribui para baixar a pressão máxima de combustão (Pmax) dentro dos cilindros: de 15,8 MPa no anterior motor 1.6 i-DTEC para 14,6 MPa neste novo motor revisto. Com a redução da temperatura e da pressão durante a combustão, a Honda também conseguiu melhorar os consumos do motor 1.6 i-DTEC, mesmo com a introdução de tecnologias adicionais de redução dos níveis de NOx – o que, tipicamente, faz aumentar os consumos.

Esta unidade 1.6 i-DTEC revista recorre a um novo turbo-compressor com um novo design e tecnologias de nova geração em comparação com o seu antecessor. O seu design de geometria variável de alta eficácia e a sua velocidade de rotação são controlados com toda a precisão pelo sistema eletrónico do veículo, minimizando o atraso da entrada em funcionamento do turbo e oferecendo uma combinação otimizada entre potência nas gamas de baixa e média rotação e performances a alta velocidade. As perdas energéticas do sistema são bastante mais reduzidas em relação ao anterior motor i-DTEC, graças ao novo design da unidade compressora dentro do turbo.

O motor 1.6 i-DTEC usa um sistema de injeção por válvulas solenóide que tem capacidade de operar à pressão elevada de 1.800 bar. Quanto maior a pressão do combustível, mais rapidamente este é injetado, com atomização mais fina dos jatos de combustível que se misturam com o ar nas câmaras de combustão. Isto resulta numa combustão mais limpa e eficiente, o que ajuda a reduzir as emissões e os consumos.

Os cilindros desta unidade i-DTEC têm maior eficiência volumétrica, com elevado caudal de admissão e cabeça de abertura com alto efeito de redemoinho, controlando com precisão o processo de combustão e reduzindo os pontos de maior aquecimento que originam emissões indesejadas. O caudal de ar do motor é gerido pelo sistema EGR (Exhaust Gas Recirculation) de recirculação dos gases do escape; este sistema funciona a alta e a baixa pressão para reduzir os níveis das emissões de NOx.

A Honda introduziu uma série de ajustes nos injetores, também para baixar as emissões. A adição de uma pós-injeção com baixa temperatura ambiente e com o líquido de arrefecimento ainda frio aumenta a temperatura do escape e permite a ativação antecipada do catalisador, para além de aumentar a frequência da injeção-piloto, que também ajuda a reduzir os níveis de NOx. Quando for possível ocorrer a regeneração do filtro de partículas, são aplicadas múltiplas injeções para reduzir o efeito de diluição do óleo e para ajudar a manter a eficiência das performances do motor.



Tecnologia de baixas emissões
A motorização diesel está equipada com um novo sistema de Conversão e Armazenamento de NOx (NSC, do inglês NOx Storage Converter), que apresenta maior densidade de células de processamento e permite a conversão e a redução mais rápidas das emissões. O filtro de partículas de prata e revestimento fino melhora a eficiência da combustão das partículas das emissões, aumentando a velocidade de combustão e alargando a durabilidade dos componentes do sistema de escape, devido a uma menor produção de calor no filtro de partículas.

Os testes de emissões reais em condução (RDE) permitem medir o teor de poluentes, tais como os NOx, emitidos pelos veículos durante a condução. Estes testes RDE realizados em conjunto com os testes laboratoriais de ciclo, tais como os testes NEDC e WLTP, medem e asseguram o baixo nível de emissões poluentes dos veículos em condições de utilização reais nas estradas das Europa.


Caixa manual de 6 velocidades revista
Os anéis sincronizadores foram otimizados para oferecer mudanças de caixa mais suaves e precisas, sendo necessário fazer menos 40 por cento de força para as engrenar, em comparação com a anterior geração do Civic; agora, a qualidade das mudanças está entre as melhoras da classe.

O mecanismo da marcha-atrás por engrenagem helicoidal constante reduz significativamente o ruído e o volante do motor tipo bimassa oferece ainda melhores características de redução dos níveis NVH.

Ainda em 2018, vai estar disponível uma caixa automática de 9 velocidades, para aumentar as opções de transmissão do Honda Civic, naquilo que será a primeira aplicação de uma unidade deste tipo num automóvel de tração de duas rodas.


Níveis de equipamento, datas de lançamento e preços
O modelo 1.6 litros i-DTEC hatchback está disponível em 5 versões: S, Comfort, Elegance, Executive e Executive Premium.
Como nível de entrada, temos a versão S, que inclui faróis automáticos, controlo adaptativo da velocidade de cruzeiro e o pack de equipamento de segurança ativa Honda SENSING.
A versão seguinte é a Comfort, que acrescenta à versão base bancos dianteiros e espelhos retrovisores exteriores aquecidos, um sistema áudio com oito altifalantes, jantes de liga leve de 16 polegadas e ar condicionado.
A versão Elegance disponibiliza também o sistema Honda Connect, jantes de liga leve de 17", sensores de estacionamento à frente e atrás, câmara traseira de estacionamento e ar condicionado de dupla zona.
A versão de topo do Civic 5 portas é a versão Executive Premium, que acrescenta estofos em pele, grupos óticos dianteiros em LEDs, sistema de entrada e acesso Smart Keyless, teto de abrir panorâmico com função de inclinação e recuo e sistema áudio premium (11 altifalantes e 465 watts de potência). A versão Executive está também equipada com o sistema de controlo de amortecedores dinâmicos.

O Civic 1.6 litros i-DTEC sedan está disponível em 3 versões: Comfort, Elegance e Executive.
O nível de entrada é a versão Comfort, equipada de série com jantes de liga leve de 16 polegadas, faróis automáticos, controlo adaptativo da velocidade de cruzeiro, bancos dianteiros aquecidos, sistema de som com oito altifalantes e 180 watts de potência e o sistema Honda SENSING, que inclui equipamentos avançados de segurança ativa.
Os equipamentos adicionais da versão Elegance incluem o sistema de info-entretenimento Honda Connect, ar condicionado de dupla zona, jantes de liga leve de 17", sensores de estacionamento à frente e atrás e câmara traseira de estacionamento.
Também para este modelo, a versão de topo é a Executive, que acrescenta estofos em pele, grupos óticos dianteiros em LEDs, sistema de carregamento wireless para dispositivos móveis compatíveis com a norma Qi, navegação por satélite da Garmin, bancos traseiros aquecidos e sistema áudio premium (10 altifalantes e 452 watts de potência).

O Civic diesel hatchback chega em abril e estará disponível a partir dos 27.300€. A versão sedan ainda não tem valores definidos para a alimentação a gasóleo, mas a sua chegada está prevista para maio.



Especificações técnicas para ambas as carroçarias e transmissão manual

Motor
1.6 litros i-DTEC
Quatro cilindros, diesel
Tipo 4 válvulas por cilindro
Diâmetro x Curso 76 mm x 88 mm
Relação de compressão 16 : 1
Potência 120 CV (88 kW) às 4.000 rpm
Binário 300 Nm (221 lb ft) às 2.000 rpm

Transmissão
Manual de 6 velocidades 6 velocidades de marcha-avante + marcha-atrás

Relações de transmissão

6MT
3,642
1,884
1,179
0,869
0,705
0,592

Marcha-atrás 3,673
Relação de transmissão final 3,571

Suspensão e amortecedores

Hatchback Sedan
Dianteira Unidades MacPherson Unidades MacPherson
Traseira Braços múltiplos
Amortecedores de controlo adaptativos (em algumas versões)
Braços múltiplos


Travões

Hatchback Sedan
Dianteiros Discos ventilados, 293 mm Discos ventilados, 282 mm
Traseiros Discos sólidos, 282 mm Discos sólidos, 260 mm

Jantes e pneus

Hatchback Sedan
Tamanho das jantes Pneus – Dianteiros Pneus – Traseiros Pneus – Dianteiros Pneus – Traseiros
16" 215/55 R16 215/55 R16 215/55 R16 215/55 R16
17" 235/45 R17 235/45 R17 215/50 R17 215/50 R17

Direção
Tipo Assistência elétrica variável, pinhão e cremalheira
Voltas do volante
(batente a batente)
2,2
Diâmetro de viragem
(nas rodas)
10,6 metros
Diâmetro de viragem – à carroçaria 11,3 metros

Dimensões (mm)
Exterior Hatchback (mm) Sedan (mm)
Comprimento total 4.518 4.648
Largura total 1.799 1.799
Largura total (incluindo espelhos retrovisores das portas) 2.076 2.076
Altura total 1.434 1.416
Distância entre eixos 2.697 2.698
Via (dianteira) 1.547 1.543
Via (traseira) 1.575 1.557

Capacidades (litros)
Tipo de carroçaria e especificação de versão Hatchback (litros) Sedan (litros)
Bagagem (método VDA; bancos na vertical, até aos vidros) 478 (exceto versão S – 420) 519
Bagagem (método VDA; bancos rebatidos, até ao tecto) 1.267 (exceto versão S –1.209)
Capacidade do compartimento inferior da bagageira (onde presente; incluída nas medições acima) 64 (exceto versão S – 6)
Depósito de combustível 46 46

Pesos (kg)
Transmissão 6MT
Tipo da carroçaria Hatchback Sedan
Peso em ordem de marcha (tara) (kg)  1.340 – 1.407 (exceto versão S: 1.287-1.301) 1.314-1.366
Peso máximo admissível (kg) 1.835 (exceto versão S: 1.710) 1.800

Performances e consumos

Hatchback Sedan
Velocidade máxima (km/h) 201 201
0 – 100 km/h (segundos) 9,8 n/d
Consumo em circuito urbano (l/100 km), teste NEDC 3,7 3,5
Consumo em circuito extra-urbano (l/100 km), teste NEDC 3,5 3,4
Consumo em circuito combinado (l/100 km), teste NEDC 3,5 3,4
Emissões combinadas de CO2 (g/km) 93 91


Fonte: Honda
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