Honda atualiza motor diesel para a nova geração do Civic
Tal como já tinha anunciado aquando do lançamento da nova geração do Honda Civic, o motor 1.6 i-DTEC, que equipa a geração anterior (ainda em comercialização), foi alvo de uma profunda revisão.
O "novo" motor diesel de 120 cv irá juntar-se à gama europeia do Civic a partir de março do próximo ano, oferecendo uma combinação de performance e eficiente excecional.
A Honda efetuou significativos melhoramentos ao motor e ao sistema de escape para maximizar o desempenho real. De acordo com a marca, os melhoramentos ao nível da eficiência resultaram em consumos preliminares de 3,7 lt/100 km e emissões de CO2 de 99g/km (NEDC atualizado).
Os melhoramentos incluem uma redução na fricção dos cilindros, graças aos pistões feitos de uma liga de aço cromo-molibdénio de alta duração e ao "amolar super-liso" do diâmetro do cilindro que possibilita um movimento mais suave do pistão.
O 1.6 i-DTEC mantém o mesmo avançado sistema de injeção da Bosch, e apresenta um pequeno mas altamente eficiente turbo, um sistema EGR de baixa pressão e uma cabeça de cilindros de elevado remoinho e elevado fluxo de admissão. Um bloco de motor com uma cambota esbelta, leve e de alta resistência, toda em alumínio, de plataforma aberta e de alta pressão, fundido sob pressão, minimizam o peso do motor. Para o "novo" motor diesel, foram forjadas mais nervuras ao bloco de cilindros para aumentar a sua rigidez estrutural e melhorar os níveis de ruído, vibração e dureza.
O 1.6 i-DTEC produzirá 120 cv de potência às 4.000 rpm e 300 Nm de binário às 2.000 rpm, permitindo ao Civic ir dos 0-100 km/h em 10,5 segundos.
Este motor será um dos primeiros a ser oficialmente testado sob os novos procedimentos do ciclo WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure) de consumo e de emissões, que entrará em vigor este ano. Enquanto os dados dos testes efetuados sob o NEDC (New European Driving Cycle) são baseados num perfil teórico de condução, o WLTP foi desenvolvido utilizando dados de condução real recolhidos por todo o mundo, produzindo resultados mais próximos da realidade.
Para além disto, o "novo" 1.6 i-DTEC também será um dos primeiros motores a ser oficialmente testado através dos procedimentos RDE (Real Driving Emission) para validar os níveis de emissões de partículas e NOx. Este motor tem um novo sistema de conversor de armazenamento de NOx (NSC) com catalisadores maiores e um maior conteúdo de metais nobres (prata, platina e neodímio) que armazena gás de óxido de nitrogénio até ao ciclo de regeneração. Um novo sensor de gases, deteta com precisão quando o ciclo de regeneração é necessário o que permite um aumento da vida útil e da durabilidade dos componentes de escape.
O 1.6 i-DTEC estará disponível nas configurações de 4 e 5 portas do novo Honda Civic, e a opcional transmissão automática de 9 velocidades estará disponível a meio de 2018.
O "novo" motor diesel de 120 cv irá juntar-se à gama europeia do Civic a partir de março do próximo ano, oferecendo uma combinação de performance e eficiente excecional.
A Honda efetuou significativos melhoramentos ao motor e ao sistema de escape para maximizar o desempenho real. De acordo com a marca, os melhoramentos ao nível da eficiência resultaram em consumos preliminares de 3,7 lt/100 km e emissões de CO2 de 99g/km (NEDC atualizado).
Os melhoramentos incluem uma redução na fricção dos cilindros, graças aos pistões feitos de uma liga de aço cromo-molibdénio de alta duração e ao "amolar super-liso" do diâmetro do cilindro que possibilita um movimento mais suave do pistão.
O 1.6 i-DTEC mantém o mesmo avançado sistema de injeção da Bosch, e apresenta um pequeno mas altamente eficiente turbo, um sistema EGR de baixa pressão e uma cabeça de cilindros de elevado remoinho e elevado fluxo de admissão. Um bloco de motor com uma cambota esbelta, leve e de alta resistência, toda em alumínio, de plataforma aberta e de alta pressão, fundido sob pressão, minimizam o peso do motor. Para o "novo" motor diesel, foram forjadas mais nervuras ao bloco de cilindros para aumentar a sua rigidez estrutural e melhorar os níveis de ruído, vibração e dureza.
O 1.6 i-DTEC produzirá 120 cv de potência às 4.000 rpm e 300 Nm de binário às 2.000 rpm, permitindo ao Civic ir dos 0-100 km/h em 10,5 segundos.
Este motor será um dos primeiros a ser oficialmente testado sob os novos procedimentos do ciclo WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure) de consumo e de emissões, que entrará em vigor este ano. Enquanto os dados dos testes efetuados sob o NEDC (New European Driving Cycle) são baseados num perfil teórico de condução, o WLTP foi desenvolvido utilizando dados de condução real recolhidos por todo o mundo, produzindo resultados mais próximos da realidade.
Para além disto, o "novo" 1.6 i-DTEC também será um dos primeiros motores a ser oficialmente testado através dos procedimentos RDE (Real Driving Emission) para validar os níveis de emissões de partículas e NOx. Este motor tem um novo sistema de conversor de armazenamento de NOx (NSC) com catalisadores maiores e um maior conteúdo de metais nobres (prata, platina e neodímio) que armazena gás de óxido de nitrogénio até ao ciclo de regeneração. Um novo sensor de gases, deteta com precisão quando o ciclo de regeneração é necessário o que permite um aumento da vida útil e da durabilidade dos componentes de escape.
O 1.6 i-DTEC estará disponível nas configurações de 4 e 5 portas do novo Honda Civic, e a opcional transmissão automática de 9 velocidades estará disponível a meio de 2018.
Fonte: Honda