Honda apresenta a 10ª geração do Accord
A Honda americana acaba de revelar o novo Accord que espelha a nova direção da marca para um dos sedans de tamanho médio mais vendidos nos EUA.
Com um visual mais distinto, desportivo e premium, claramente influenciado pelo novo Civic, o Accord 2018 chega aos concessionários norte-americanos no outono.
A 10ª geração do sedan é completamente nova e carateriza-se por uma estrutura mais leve e rígida, com um chassis avançado, duas novas motorizações sobrealimentadas, de injeção direta e de alto binário, e uma versão híbrida de nova geração. O modelo virá equipado com a primeira transmissão automática de 10 velocidades (10AT) para um carro de tração frontal, uma série de tecnologias de segurança e assistência à condução, bem como de conectividade.
Debaixo do capot residem o novo 1.5 Turbo, DOHC de 16 válvulas e duplo VTC produzindo 192 cv à 5.500 rpm e 260 Nm de binário das 1.500 às 5.000 rpm, e o 2.0 i-VTEC Turbo de 252 cv às 6.500 rpm e 370 Nm das 1.500 às 4.000 rpm.
A acompanhar o 1.5 está a transmissão CVT, enquanto o 2.0 é associado à transmissão automática de 10 velocidades. Ambas as motorizações têm a manual de 6 velocidades como opção no nível de equipamento Sport. A caixa CVT foi redesenhada, apresentando um rácio 11% inferior comparativamente à atual, enquanto a nova 10AT é quase 10 kg mais leve e apresenta um rácio 68% mais amplo, com uma 1ª velocidade 43% mais curta e a última velocidade 17% mais elevada que a transmissão automática de 6 velocidades que equipa a 9ª geração do Accord.
O novo Accord terá ainda uma versão equipada com o novo conjunto propulsor híbrido que utiliza o motor de 2 litros de ciclo Atkinson com uma eficiência térmica maior que 40%, a mais elevada de qualquer motor produzido em massa pela Honda, associado aos primeiros motores elétricos no mundo equipados com ímanes que não contêm metais raros pesados. Tal como na geração anterior, o sistema híbrido do Accord dispensa as convencionais transmissões automáticas para funcionar.
A nova e mais compacta unidade de potência (UPI), que contém a bateria e os sistemas de controlo, passou da bagageira para debaixo do piso traseiro, preservando o espaço na bagageira e a flexibilidade de rebatimento de 60/40 dos bancos traseiros. Durante a apresentação, a Honda remeteu mais informação técnica sobre a versão híbrida do novo sedan para a data do seu lançamento.
A marca define a nova estética do Accord como uma aproximação aos princípios fundamentais e tradicionais do design da Honda, resultando em proporções desportivas e atléticas. A carroçaria baixa e larga, acompanhada por uma posição de condução desportiva e com uma visibilidade expansiva deram origem a uma estética profundamente moderna, sofisticada, desportiva e premium.
Detalhes modernos e elegantes como a caraterística grelha frontal cromada, posicionada sobre a principal entrada de ar de grandes dimensões e flanqueada pelos faróis em LED realçando a arrojada frente vertical, o capot com a zona central elevada e as laterais da carroçaria esculpidos para realçarem o visual robusto da carroçaria, complementam o design dinâmico.
As linhas da baixa e ampla traseira terminam na porta de bagageira estilo fastback, onde se encontram os farolins em LED de desenho novo inspirado no formato"C" do Civic e as ponteiras de escape duplas que foram inteiramente integradas. O novo design permitiu que a eficiência aerodinâmica geral fosse melhorada em aproximadamente 3%.
O novo Accord apresenta uma distância entre eixos 5,19 cm mais larga, menos 1,5 cm de altura total e mais 0,99 cm de largura. O comprimento também foi reduzido em 0,99 cm e a altura dos assentos foi rebaixada em 2,54 cm à frente e 2,01 cm atrás.
Dentro do habitáculo, os bancos foram ligeiramente movidos para o interior contribuindo assim para uma maior liberdade de movimentos dos ocupantes criando mais espaço na zona das ancas, ombros e cabeça. O aumento da distância entre eixos deu aos designers a possibilidade de afastar os bancos traseiros, providenciando desta forma mais 5,08 cm de espaço para as pernas e tornando a zona traseira do habitáculo do novo Accord uma das mais espaçosas na sua classe.
O espaço da bagageira também aumentou em quase 28,32 litros no Accord 1.5 e 2.0 litros, e em 90.61 litros no híbrido.
O Accord 1.5 estará disponível em 6 níveis de equipamento, o 2.0 em 4 níveis e o Hybrid terá 5 níveis à escolha.
Fonte: Honda