Honda no Top 10 das marcas e modelos mais vendidos mundialmente em 2017
De janeiro a maio (inclusive) deste ano, o mercado global de veículos manteve o crescimento de 4%, com destaque para o segmento SUV cujo crescimento foi o mais rápido.
Nos primeiros 5 meses do ano, tanto os japoneses como os coreanos dominaram as vendas. E apesar de não pertencer ao segmento de maior crescimento, o Toyota Corolla voltou a confirmar a sua posição de vencedor nas vendas mundiais, com 538.249 unidades vendidas (+0,2% do que no mesmo período de 2016).
O crescimento também se estendeu aos Honda, com o CR-V a consolidar a sua posição de SUV mais vendido no mundo e o Honda Civic a beneficiar do lançamento europeu para ocupar a 5ª posição.
O CR-V registou um crescimento galopante (334.497 unidades), que lhe valeu a subida de 5º para 4º lugar no ranking, representando um aumento de 9,7% relativamente ao mesmo período do ano passado. Já o Civic teve um extraordinário aumento de 24,8% nas vendas, com 320.603 unidades comercializadas, refletindo-se num salto da 10ª para a 5ª posição na tabela.
Outros 3 Honda que conseguiram garantir lugar na tabela dos 100 automóveis mais vendidos mundialmente nos primeiros 5 meses de 2017 foram: o Accord, que manteve a 19ª posição (209.211 unidades), o HR-V, que subiu da 52ª para a 41ª posição (138.441 unidades), e o Honda Fit*, que ao descer 10 lugares ocupa agora a 56ª posição. Os dois primeiros registaram crescimentos de 2,5% e 8,9% respetivamente, enquanto o pequeno citadino teve um decréscimo de -11,9%.
Na lista está ainda presente o Honda City*, um sedan compacto vendido no mercado brasileiro, também conhecido por Grace ou Ballade nos mercados asiático e sul-africano, que ocupa a 74ª posição.
Relativamente às marcas automóveis, a Honda ultrapassou a Hyundai e subiu uma posição para ser a 5ª marca mais vendida no mundo durante os primeiros 4 meses do ano, com 1.618.349 unidades comercializadas, refletindo-se num crescimento de 9% e numa quota de mercado de 5,3%.
Com este crescimento, a Honda ameaça tomar o lugar da Nissan que detém atualmente uma quota de 5,6% e mantém-se como a 4ª marca mais vendida.
Os dados são avançados pela consultora e analista Focus2move, especializada em estatística no setor automóvel, que analisa as vendas de mais de 3.600 modelos diferentes vendidos em todos os países e em mais de 140 mercados mundiais.
*Para efeitos destas estatísticas, tanto o Honda Fit como o City foram dissociados dos seus homólogos Jazz e Grace ou Ballade.
Fonte: Focus2move