Este é o turbo que equipa o novo Honda Civic 1.0 VTEC Turbo
Uma das mais notáveis caraterísticas do novo Honda Civic é a performance do motor 1.0 VTEC Turbo. O comportamento equilibrado e elástico deste motor, com apenas 988 cc e 3 cilindros, oferece uma aceleração competente e vigorosa com um "turbo lag" praticamente inexistente, proporcionando ao mesmo tempo uma condução que é tudo menos sofrível.
Para gerar estes níveis de desempenho e satisfação ao condutor, além das tecnologias VTEC (controlo eletrónico do comando e abertura variável das válvulas) e VTC (controlo da temporização variável), o motor deve parte do seu desempenho ao compacto turbocompressor B01 da BorgWarner Inc. que o ajuda a alcançar a fantástica potência de 129 cv às 5.500 rpm e a melhorar a sua eficiência em termos de resposta, consumos e emissões.
Para gerar estes níveis de desempenho e satisfação ao condutor, além das tecnologias VTEC (controlo eletrónico do comando e abertura variável das válvulas) e VTC (controlo da temporização variável), o motor deve parte do seu desempenho ao compacto turbocompressor B01 da BorgWarner Inc. que o ajuda a alcançar a fantástica potência de 129 cv às 5.500 rpm e a melhorar a sua eficiência em termos de resposta, consumos e emissões.
De acordo com informação disponibilizada pela empresa norte-americana, o B01 é o turbo mais compacto da empresa para motores de 1 litro de capacidade.
Este turbo de dimensões reduzidas e alta durabilidade, com baixo ruído e vibração, é capaz de suportar temperaturas de exaustão até 950ºC e gerar rotações de 285.000 rpm. Os materiais avançados e o seu desenho facilitam o uso de óleo de baixa viscosidade, melhorando os consumos de combustível e fornecendo excelentes prestações de binário em todo o intervalo de velocidade do motor.
Este turbo de dimensões reduzidas e alta durabilidade, com baixo ruído e vibração, é capaz de suportar temperaturas de exaustão até 950ºC e gerar rotações de 285.000 rpm. Os materiais avançados e o seu desenho facilitam o uso de óleo de baixa viscosidade, melhorando os consumos de combustível e fornecendo excelentes prestações de binário em todo o intervalo de velocidade do motor.
Exclusivo do 1.0 VTEC Turbo, o B01 é equipado com uma válvula wastegate acionada eletricamente para um controlo altamente preciso que previne a pressão de carga em altos regimes do motor, disponibilizando assim um desempenho potente e eficiente.
O rotor da turbina de baixa inércia proporciona um intervalo de desempenho mais amplo, enquanto o aproveitamento otimizado dos impulsos de gases de escape oferece uma resposta rápida a baixas velocidades do motor. Além disso, a rápida ativação do catalisador durante o arranque a frio reduz significativamente as emissões.
"Projetado para motores potentes e de tamanho reduzido, o nosso turbocompressor com wastegate combina alta densidade de potência e excelente resposta num pacote extremamente compacto. (...) O primeiro desenvolvimento global da BorgWarner com a Honda reflete a nossa forte reputação como um dos principais fornecedores de avançadas tecnologias de turbo compressão e fomenta o nosso crescimento na Ásia e em todo o mundo", avançou Frédéric Lissalde, presidente e gerente-geral da BorgWarner Turbo Systems.
Fundada em 1928, mas em atividade desde 1880, a BorgWarner Inc. é uma multinacional com sede nos EUA, líder em soluções tecnológicas para veículos de combustão, elétricos e híbridos, com instalações em 17 países.
(clique na imagem para aumentar)
(clique na imagem para aumentar)
Fonte: BorgWarner