17.7.17

2 ilustres e algo desconhecidos Honda para o mato


Num altura em que o segmento dos fora-de-estrada parece estar a ser engolido por SUVs que pouca ou nenhuma habilidade têm para todo-o-terreno, e que os jipes "puros e duros" parecem ser uma espécie em vias de extinção, relembramos duas "aves" raras da Honda que provavelmente não sabia que existiram.

Quanto ao primeiro (juramos que as fotos não foram alteradas) dirá você: "É um Land Rover Discovery!"... pois, é e não é!
Na realidade este da foto é um Honda, mais precisamente um Honda Crossroad.

Passamos a explicar, antes da Land Rover ser comprada pela BMW, a inglesa e a japonesa tinham uma parceria que durou alguns anos e durante a qual, de 1993 a 1998, a fabricante nipónica construiu uma versão do Discovery sob o emblema "H" ao qual chamou de Crossroad.
Vendido apenas no Japão e na Nova Zelândia, o Crossroad passou despercebido para a maioria do resto da população mundial. Este jipe acabaria por ser descontinuado nestes mercados após o fim da parceria, tendo sido substituído pelo CR-V.



Em 2007, o Crossroad voltou a ser renascido como um mini-SUV de 7 lugares para o mercado japonês, substituindo o HR-V no país nipónico. Em 2010, seria novamente descontinuado e substituído pelo atual Vezel (HR-V).
A 2ª geração do Crossroad era alimentado por um 1.8 ou um 2.0 litros, associados unicamente a uma transmissão automática de 5 velocidades e equipado com o revisto sistema AWD real-time, controlo de estabilização e tração, e assistência de arranques em subida.


O segundo talvez seja um pouco mais conhecido dado que é muito similar ao descontinuado Passport.
Trata-se do Honda Horizon 4WD, também conhecido por Acura SLX em alguns mercados mundiais.

O Honda Horizon é derivado da segunda geração do Isuzu Bighorn, um dos mais populares modelos da marca japonesa quando esta ainda construía automóveis. O Bighorn foi produzido entre 1981 e 2002 e obteve a designação de Isuzu Trooper, SsangYong Korando Family, Opel Monterey, Holden Jackaroo/Monterey e Subaru Bighorn, entre outras designações, em vários mercados mundiais.

Durante a parceria da Honda com a Isuzu, o Horizon foi vendido no Japão de 1994 a 1999, e nos EUA como Acura SLX de 1996 a 1999, tendo sido substituído pelo Acura MDX em 2001.
Eram oferecidos com motores de 3.0 a 3.5 litros com potências de 123 a 227 cv.

Back To Top