Honda inaugura o mais avançado posto de abastecimento público para elétricos na Europa
A Honda acaba de anunciar a abertura ao público do posto de abastecimento mais avançado da Europa para veículos plug-in nas suas instalações de pesquisa e desenvolvimento (R&D) em Offenbach, na Alemanha.
A estação de abastecimento é alimentada por energias renováveis através de uma cobertura automóvel fotovoltaica. Utilizando tecnologia de ponta com capacidade de 940V, a estação consegue oferecer um máximo de 150kW de energia a 4 veículos, em simultâneo, com diferentes tipos de conectores.
A estação será operada pela Honda R&D Europa e é compatível com a próxima geração de veículos elétricos. Capaz de abastecer os veículos plug-in atuais, sejam eles carros, carrinhas, bicicletas ou scooters, a sua capacidade máxima de alta-voltagem foi concebida para lidar com as necessidades dos futuros veículos que ainda não foram criados.
O posto de abastecimento foi inaugurado e aberto hoje, após uma cerimónia onde compareceram Bernard Massberg, diretor da Mobilidade no Ministério da Economia, Energia, Transporte e Desenvolvimento Regional do estado alemão de Hesse, o Prefeito de Offenbach, Horst Schneider e o vice-presidente executivo da Honda R&D Europa, Yasunori Oku.
Este investimento da fabricante japonesa faz parte do projeto de pesquisa ‘Smart Company’ na cidade de Offenbach, cujo objetivo é desenvolver novas, mais inteligentes e eficientes formas de utilizar os recursos. Os 940V de capacidade deste posto permitirão à Honda explorar novas possibilidades em campos como a eletromobilidade conforme a sua "Visão Elétrica".
A Honda revelou ainda planos para instalar em Offenbach, numa fase posterior, uma nova estação de abastecimento de hidrogénio com geração integrada do combustível. Esta nova estação poderá ser alimentada exclusivamente com a energia proveniente de fontes renováveis, tal como a sua "irmã" elétrica agora inaugurada. Para além disso, permitirá armazenar de forma inteligente a energia não utilizada e devolvê-la à rede local em caso de necessidade.
Fonte: Honda