Civic Type R 2017 estabelece novo recorde em Nürburgring
O novo Civic Type R quebrou novamente o recorde para carros de tração frontal no circuito de Nürburgring Nordschleife, estabelecendo um incrível tempo de 7 minutos e 43.8 segundos.
A 3 de abril, com o piso da pista seco e com uma temperatura ambiente considerada ótima, a volta mais rápida foi conseguida durante a fase final do período de testes.
Este novo tempo representa um melhoramento significativo, retirando quase 7 segundos ao recorde do seu antecessor, destronando o VW Golf GTI Clubsport S em pouco mais de 3 segundos e posicionando-o na mesma faixa de tempo do Porsche 911 GT3 RS (996), conduzido por Walter Rohrl em 2003, cujo tempo foi de 7 minutos e 43 segundos.
Apesar da unidade utilizada para conseguir este tempo ter sido um veículo de testes, é uma versão representativa das especificações técnicas do veículo de produção. Até os pneumáticos de alta performance usados se encontravam em conformidade com as regulamentações de circulação na via pública. A única alteração mais radical digna de nota foi a instalação, por questões de segurança, de uma gaiola de proteção flutuante completa, mas a sua presença não alterou em nada a rigidez estrutural do carro. Para compensar o peso extra da roll cage, a Honda procedeu à remoção temporária do sistema de info-entretenimento e dos bancos traseiros.
Para a obtenção do recorde contribuíram ainda o motor 2.0 VTEC Turbo, com os seus 320 cv e os 400 Nm de binário às 6500 rpm, os rácios mais curtos da transmissão manual de 6 velocidades e o respetivo sistema de controlo de rotações que melhoraram a resposta de aceleração do novo modelo, a aerodinâmica cuidadosamente desenhada e projetada para oferecer uma maior estabilidade a altas velocidades e o melhor balanceamento de sustentação e arrastamento na sua classe, os travões Brembo e os discos perfurados, e a suspensão adaptativa. A nova suspensão traseira multi-link melhora a estabilidade durante a travagem e reduz o efeito de transferência de carga, permitindo uma travagem mais tardia em curvas e um curvar mais rápido.
"A velocidade em curva conseguida pelo novo Type R é maior. (...) Por exemplo, os pilotos normalmente entram numa curva depois de Metzgesfeld a aproximadamente 150km/h. Mesmo a esta velocidade mediana em curva, a velocidade é mais ou menos 10 km/h mais alta devido à excelente estabilidade do novo Type R. Por isso, com um desempenho em curva aperfeiçoado, podemos aumentar a velocidade na volta, ajudando o novo Type R a alcançar um tempo de volta muito mais rápido." - Ryuichi Kijima, engenheiro líder do desenvolvimento do chassis, sobre os avanços mais significativos do novo modelo, no
circuito alemão, em comparação com a geração anterior.
A produção europeia do Civic Type R 2017 tem início no verão na fábrica de Swindon.
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Fonte: Honda