Honda Civic de 4 portas é o "Melhor Sedan Compacto" de 2017
Ainda não chegou ao mercado português, é verdade, mas a versão mais familiar da 10ª geração do Civic já é comercializada noutros mercados à cerca de ano e meio e desde então tem vindo a colecionar prémios atrás de prémios, principalmente nos EUA.
Desta vez foi a Cars.com a escolher o Civic sedan 2017 como o "Melhor Sedan Compacto do ano".
Em competição com outros 7 concorrentes do seu segmento (Mazda 3, Hyundai Elantra, Chevrolet Cruze, Kia Forte, Subaru Impreza, Volkswagen Jetta e Toyota Corolla), o Civic convenceu o júri com o seu estilo de classe superior, qualidade e atenção ao detalhe que o fazem parecer mais caro do que é, e com as suas especificações.
Os avaliadores elogiaram o comportamento estável e aderente em curva, a resposta do acelerador, mesmo quando equipado com a caixa CVT, a solução de armazenamento entre os bancos frontais comparável com as das monovolumes, e a relação preço/equipamento.
No entanto, nem tudo foi alvo de elogios. Para os elementos do júri, o sistema multimédia não convenceu totalmente, não devido ao que faltava no sistema em si mas pelo que faltava fisicamente, como o botão de volume e de sintonização (a versão norte-americana é vendida com o atual sistema tátil de controlo de volume no ecrã). Outro aspeto que não caiu nas boas graças dos avaliadores, foi a alta sensibilidade do sistema de anti-colisão frontal que, durante os testes, emitiu vários alertas desnecessários. Outro fator apontado foi a falta de espaço do habitáculo para os condutores norte-americanos mais compridos e que gostem de uma posição de condução mais elevada.
Apesar disso, o novo Civic sedan conseguiu bater a concorrência com os seus 724 pontos contra os 674 do segundo classificado, o Kia Forte, e dos 653 do Subaru Impreza. E ficando bem afastado dos dois últimos classificados, o Mazda 3 (585 pontos) e o Chevrolet Cruze (571 pontos).
Para a competição, apenas foram considerados veículos que custassem até 23.000 dólares (cerca de 21.430 €), tivessem uma classificação EPA de economia de combustível inferior a 9.1 lt/100km com transmissão automática e um volume interior superior a 2.577 litros.
Os testes foram efetuados em auto-estradas, estradas secundárias com curvas e elevações, e numa avaliação de eficiência de consumo através de um percurso de 272 km, sendo que os carros foram conduzidos sempre nos mesmos percursos. Para além dos peritos da Cars.com, foi pedido a uma família proprietária de carros do mesmo segmento que testassem os veículos e os pontuassem.
Falta pouco, muito pouco para a versão 4 portas do Civic regressar ao mercado europeu. Saiba mais aqui: Civic 2017 sedan europeu - toda a informação
Fonte: Cars.com