29.11.16

Honda Clarity Fuel Cell chega à Europa

Os primeiros seis exemplares do veículo zero emissões da Honda chegaram esta semana à Europa.

Estas unidades do Clarity Fuel Cell serão disponibilizadas a clientes das cidades de Londres e Copenhaga como parte do programa de demonstração Hydrogen for Innovative Vehicles (HyFIVE).
Com cerca de 30 anos de pesquisa e desenvolvimento da tecnologia, a Honda assume-se como um dos principais líderes no desenvolvimento das células de hidrogénio como combustível.

Integrando um conjunto de células 33% mais compactas e com um aumento de 60% na densidade da potência que o seu antecessor FCX, o Clarity demonstra os mais recentes avanços tecnológicos da marca nipónica na área dos veículos a células de combustível (FCV), sendo o primeiro sedan a alojar toda a unidade de potência por debaixo do capô e possibilitando o transporte de 5 ocupantes comodamente.
Para além de possuir uma autonomia equivalente a um automóvel a gasolina, o tempo de abastecimento do novo Clarity situa-se entre os 3 e os 5 minutos.
Recentemente, a Agência para a Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) mediu a autonomia efetiva do FCV da Honda em 589 km, uma autonomia equivalente à de um automóvel a gasolina.

Em declarações sobre o futuro, Thomas Brachmann, engenheiro-chefe do projeto e líder do programa do Clarity na Europa, afirmou que "A chegada destes veículos à Europa e a participação da Honda no HyFIVE é o próximo passo para a visão da Honda quanto à comercialização desta tecnologia."

Ainda não foram divulgados os valores de comercialização para a Europa, mas no estado americano da Califórnia (o único onde será comercializado), o Clarity Fuel Cell estará disponível por cerca de $60.000 ou por leasing de 3 anos a $369/mês com um pagamento inicial de $2868 (sem impostos).

Parcialmente financiado pela Fuel Cell and Hydrogen Joint Undertaking (FCHJU), o programa HyFIVE tem como objetivo sensibilizar para a integração da tecnologia FCV bem como a sua infraestrutura.
O programa estará concluído quando os 185 FCVs de cinco construtores automóveis forem entregues a clientes privados e corporativos, em seis países europeus (Áustria, Dinamarca, Alemanha, Itália, Suécia e Reino Unido).

Back To Top