30.11.16

Civic 1.5 VTEC Turbo mais potente que o anunciado?

A Hondata levou um exemplar "stock" da 10ª geração do Civic, mais precisamente o sedan 1.5 VTEC Turbo 6MT com apenas 643,74 km, ao seu dinamómetro para saber qual a potência que a conjugação deste motor com a transmissão manual gera.

Ao contrário da versão hatchback que vem equipada com o motor L15BA, a versão americana do Civic testado vem equipado com o motor L15B7, que segundo a Honda gera uma potência de 174 cv às 5.500 rpm e 226 Nm às 1800-5500 rpm.
Depois de submetido ao dinamómetro, o motor do Civic surpreendeu a equipa da Hondata pela diferença na potência lida. E não é qualquer diferença, trata-se de uma diferença de 16 cv!
Segundo a Hondata, o novo Civic 1.5 VTEC Turbo não debita uma potência de 174 cv mas sim de 190 cv com um binário de 260 Nm!

É claro que existe uma margem de erro, a própria Hondata assume que o teste foi efetuado com as leituras à cambota e com o antigo fator de correção SAE, ao invés do novo SAE j1349 pelo qual todos os novos automóveis são testados (o novo fator corrige a temperatura padrão para um nível de temperatura mais elevado, pelo que a sua leitura será mais baixa em cerca de 4%) mas, mesmo assim, a diferença continua a ser impressionante.

O teste foi efetuado com gasolina de 87 octanas e após um total reiniciar da ECU, pelo que a mesma terá assumido o valor mais baixo de octanas e com os parâmetros mais seguros, ou seja, um pouco abaixo das 87 octanas.
Apesar de ainda não ter revelado os gráficos, a Hondata terá efetuado outro teste com gasolina de 91 octanas e após várias passagens pelo dinamómetro, dando tempo à ECU de se adaptar aos valores reais de octanas do combustível utilizado. Os resultados deste teste terão revelado valores na ordem dos 200 cv e 271 Nm.

Assista ao teste e veja os gráficos no vídeo:


De acordo com estes valores, parece que a Honda guarda uma pequena surpresa para os proprietários do Civic 1.5 de 174 cv sedan. Resta agora saber se o motor da versão de 5 portas de transmissão manual, o L15BA, também será uma caixinha de surpresas. E se estas diferenças também se verificarão nos motores europeus, já que, segundo a marca, as versões sedan e hatchback manual chegarão à Europa com uma potência de 182 cv e 240 Nm de binário.

A elasticidade do 1.5 VTEC Turbo não é de admirar já que o mesmo motor disponibiliza vários níveis de potência em vários modelos da marca japonesa: nas variantes do Civic coupe e sedan com 174 cv (EUA) e 182 cv (sedan europeu), hatchback com 174 e 180 cv (EUA) e 182 cv (Europa) e no futuro CR-V com 190 cv (EUA).

Veja no vídeo abaixo como se processa o funcionamento do novo motor 1.5 VTEC Turbo da Honda.

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