9.9.15

Honda estreia Projeto 2&4 alimentado por RC213V em Frankfurt

Personificando o conceito de "capacidades técnicas criativas", o Project 2&4 da Honda celebra a posição da marca como líder mundial no fabrico de motores para mais de 28 milhões de pessoas por ano e que abrangem aplicações em duas e quatro rodas na indústria dos transportes motorizados e, também, equipamentos de força, motores marítimos e aplicações aeroespaciais.

Como exemplo dos esforços continuados da Honda em desenhar e conceber veículos capazes de oferecer uma experiência de condução cada vez mais envolvente, o Project 2&4 da Honda junta as capacidades únicas da marca em termos de mobilidade de duas e de quatro rodas. Equipado com o motor RC213V da moto competição, mas com alterações para utilização nas estradas públicas, o Honda Project 2&4 oferece a liberdade de uma moto e as capacidades de manobra de um carro.

Esta motorização excecional, desenvolvida para o campeonato mundial de MotoGP e especialmente adaptada para utilização em estradas públicas, é uma unidade V4 de 999 cm³ a quatro tempos e cumpre a filosofia subjacente à Honda, "The Power of Dreams" (o poder dos sonhos) que inspira a inovação e a originalidade. O pico de potência é superior a 215 CV às 13.000 rpm, com o pico de binário, mais de 118 Nm, a aparecer às 10.500 rpm. A transmissão é uma unidade DCT de seis velocidades.

Com desenho inspirado nos pergaminhos da marca na competição, o design da carroçaria e a posição do motor foram inspirados no lendário Honda RA272 de 1965. A estrutura revela o chassis-base e os componentes funcionais do carro, tal como seria mais habitual numa moto normal e, de forma semelhante, é compacto. O comprimento total é de 3.040 mm, a largura, 1.820 mm e a altura, 995 mm. O peso resultante, apenas 405 kg, maximiza o impacto causado pelo motor em posição central que, juntamente com o baixo centro de gravidade, assegura um nível excecionalmente elevado de respostas. 


A fantástica sensação criada pelo cockpit aberto é melhorada significativamente pelo banco do condutor, suspenso de forma não habitual por cima da estrada. Este design de "banco flutuante" coloca o condutor o mais perto possível da ação, semelhante à liberdade oferecida por uma moto e completa o quadro de condução envolvente oferecido pelas performances extremas do Honda Project 2&4, com redline às 14.000 e engenharia exclusiva.

Este "Projeto Global de Design", um evento realizado "entre portas", teve a participação de mais de 80 equipas de designers e criadores e foi incluído na iniciativa "One Team Honda" da empresa, com o objetivo de inspirar a criatividade.
Concebido pelo estúdio de design de motos da Honda em Asaka e desenhado em colaboração com o estúdio de design em Wako, o Honda Project 2&4 procura criar uma experiência de condução intensa, através da combinação dos elementos mais entusiasmantes da condução de uma moto com as características mais envolventes da condução de um carro. O resultado não só demonstra a criatividade saída dos estúdios de design da Honda, como também desafia as expectativas em relação à mobilidade do futuro.


Fonte: Honda
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