Carro ou moto, qual o mais rápido em pista?
Para responder a esta questão a revista Auto Express decidiu levar para a pista os dois veículos mais rápidos da Honda, o novo Civic Type R e a CBR1000 RR Fireblade SP.
Os pilotos profissionais Dan Linfoot (British Superbike) e Matt Neal (BTCC) disponibilizaram-se para participar neste confronto que decorreu no Circuito Internacional de Rockingham.
Após uma avaliação prévia das diferenças entre os veículos "normais", usados neste confronto, e os respetivos de competição, Neal afirmou que: "O meu carro BTCC tem um motor 2.0 turbo com aproximadamente 360 cv, dependendo do circuito. Está despido de excessos de peso e por isso é mais leve (do que a versão de estrada), e a transmissão mais curta, enquanto que o Type R tem todo os confortos e menos potência (306 cv) para maior fiabilidade.
Mesmo assim, para um carro de estrada é incrivelmente bom em pista". Já Linfoot achou a SP mais suave que a BSB: "A sua suspensão e travões são mais condescendentes. Isto, mais os pneus de estrada significa que não podes puxar tanto pela moto no circuito. E tem apenas 178 cv (menos 30 que a BSB), mas mesmo assim é provavelmente tão rápida como as motos de competição de algumas décadas atrás".
Mesmo assim, para um carro de estrada é incrivelmente bom em pista". Já Linfoot achou a SP mais suave que a BSB: "A sua suspensão e travões são mais condescendentes. Isto, mais os pneus de estrada significa que não podes puxar tanto pela moto no circuito. E tem apenas 178 cv (menos 30 que a BSB), mas mesmo assim é provavelmente tão rápida como as motos de competição de algumas décadas atrás".
Para equilibrar o cenário, e uma vez que a moto tem uma séria vantagem de relação peso/potência (848 cv/ton) face ao carro (221 cv/ton) e estando o piso do circuito seco, foi dada uma vantagem de 10 segundos na partida ao Civic Type R.
Adivinha quem ganhou?
Fonte: AutoExpress