25.2.15

O novo Jazz

Com chegada à Europa no Verão de 2015, a terceira geração do Jazz apresenta um design exterior e exterior ainda mais sofisticado, com um habitáculo espaçoso e versátil, sem rivais. Os ocupantes poderão usufruir de um habitáculo de maior requinte, com maior número de tecnologias avançadas de segurança e de entretenimento/informação, bem como de uma experiência de condução altamente eficiente e dinâmica.

Design
O design exterior totalmente novo coloca o Jazz em linha com o resto da gama de modelos novos e atualizações da Honda para 2015.
Apesar de esta nova versão continuar a apresentar o perfil clássico e reconhecido do Jazz, agora é visível um estilo mais contemporâneo e atualizado, com a nova frente a transmitir uma sensação de potência e linhas fortes. A frente reflete o tema "guarda-lamas flutuantes" ao longo da grelha e dos faróis que partilha com o resto da família Honda para 2015. O formato arrojado em X, da frente, sobe à volta da parte inferior dos faróis, sobre o capot e ao longo da linha do tejadilho, mergulhando depois no pára-choques traseiro, reforçando um aspecto seguro e com presença.
As linhas duplas que moldam as laterais sobem desde as cavas das rodas dianteiras e oferecem ao Jazz um visual avançado e objetivo. Atrás, o spoiler da porta da bagageira e o vidro traseiro praticamente na vertical conferem ao modelo uma forte posição estética, enquanto os farolins angulares acentuam o design arrojado.

Interior
No interior, o habitáculo oferece aos ocupantes uma sensação arejada e espaçosa, graças ao grande pára-brisas que encontra o painel do tejadilho bastante mais para trás. Isto, juntamente com os grandes vidros, de quarto, à frente dos vidros das portas, oferece excelente visibilidade para a frente e deixa entrar bastante luz no habitáculo.
Os materiais de qualidade no interior incluem tablier e frisos de alta qualidade e toque suave a preto, com pormenores premium que contrastam com os estofos e com os demais frisos cromados.
Os comandos, montados no volante, oferecem acesso fácil às funções mais usadas e permitem ao condutor mudar entre os diversos tipos de informação no ecrã da consola central – uma unidade multi-informações LCD, de 5", ou o ecrã por toque, de 7", do sistema de infotainment Honda Connect, consoante a versão.
A utilização do novo chassis global para o segmento B, com a sua disposição inteligente dos componentes, resulta num Jazz ainda maior por dentro.
A nova plataforma Honda para o segmento B – partilhada com o HR-V – emprega soluções de elevada eficiência. O depósito de combustível, de perfil mais baixo e montado por baixo dos assentos frontais, liberta o espaço necessário, entre os assentos traseiros, permitindo que a plataforma acomode o sistema de bancos mágicos.
Mais longo por fora, 95 mm , e com uma distância entre eixos aumentada em 30 mm; isto dota o novo Jazz de um fantástico espaço no interior, especialmente na zona das pernas, dos ombros e da cabeça, tanto à frente, como atrás, numa disposição sem rivais nesta classe.
Em termos de capacidade de carga, o novo Jazz, mais uma vez, triunfa sobre a concorrência, com uma bagageira de espaço líder-de-classe. O espaço na bagageira aumentou para 354 litros (VDA) com os bancos traseiros em posição normal e para 884 litros (VDA) com os bancos traseiros rebatidos. Cada um dos Bancos Mágicos® na traseira pode ser dividido a 60:40 e pode adoptar diversas configurações, permitindo maximizar a versatilidade do habitáculo.
Em modo "Utilitário", o banco traseiro pode ser deitado para a frente e os encostos rebaixados, criando um piso longo e plano na bagageira. Em modo "Alto", os assentos dos bancos traseiros são colocados na vertical, libertando espaço do piso até ao teto. O modo "Longo" permite rebater para a frente os encostos do banco traseiro e do passageiro dianteiro, numa posição horizontal.
Com a abertura ampla e a reduzida altura de carga, o acesso à bagageira é fácil e os 4 ganchos de amarração permitem transportar os objetos com segurança.

Tecnologia
O ecrã de 7" é uma unidade de utilização intuitiva, que oferece um interface prático e cómodo para interagir com o sistema Honda Connect, onde o utilizador pode usar a mesmas funções por "aperto, varrimento e toque" com os dedos, tal como no ecrã "touch" de um smartphone normal. Com base no sistema operativo Android, este sistema dá acesso rápido e fácil a todas as funções, incluindo navegação na Internet, informações em tempo real sobre trânsito, noticiários e estado do tempo, para além das plataformas sociais e estações de música na internet. Podem instalar-se outras aplicações descarregadas do Honda App Centre, para que o utilizador possa aumentar a sua experiência online com o sistema de "infotainment", para além de estar disponível também o acesso ao sistema de navegação integrado da Garmin.
O ecrã por toque do sistema Honda Connect também apresenta as diversas informações do veículo – como, por exemplo, conta-quilómetros parciais, indicadores de consumo e tempos de viagem.
Adicionalmente, o sistema Honda Connect permite a ligação e sincronização de smartphones e outros dispositivos multimédia através de ligação MirrorLink, WiFi, Bluetooth, HDMI e USB.


Motor
Na altura do lançamento, o Jazz vai estar disponível com uma motorização de elevada eficiência e excelentes respostas, sob a forma de uma unidade i-VTEC de 1.3 litros, a gasolina, da série de tecnologias Earth Dreams. Este motor debita 102 CV de potência às 6.000 rpm. O novo motor i-VTEC 1.3 a gasolina vai estar equipado com uma caixa manual de seis velocidades (em substituição da anterior unidade de apenas cinco) ou com uma transmissão CVT.

Comportamento
Graças à sua nova plataforma global para o segmento B, o novo Jazz é mais leve do que o seu antecessor e possui maior rigidez.
A suspensão de componentes melhorados – conjuntos MacPherson à frente e barra de torção em formato H atrás – juntam-se à maior distância entre eixos e oferecem uma condução naturalmente estável, com menor oscilação e afundamento longitudinal. Os novos sistemas de amortecimento também melhoram o conforto dos ocupantes, reduzindo as vibrações da estrada no habitáculo e a nova direção assistida elétrica oferece mais feedback ao condutor.
A nova geometria da suspensão resulta numa condução mais estável e composta, ajudando a obter respostas de maior precisão, num novo Jazz que se sente mais natural e ágil a curvar.
A nova suspensão também ajuda a amortecer o ruído e a vibração do pavimento, cortando os efeitos nocivos sobre a carroçaria e melhorando a sensibilidade da condução. As medidas abrangentes de insonorização acrescentam melhorias à qualidade de condução, nomeadamente reduzindo o ruído do motor, da estrada e do vento de forma notável. Foi dada uma atenção especial às zonas da carroçaria à volta do tablier, de forma a reduzir os trajetos do ruído, enquanto as coberturas aerodinâmicas na parte inferior da carroçaria ajudam a reduzir o ruído e o arrastamento aerodinâmico.

Segurança
Tal como todos os veículos Honda da nova geração, vendidos na Europa, o Jazz está equipado com uma série de tecnologias avançadas, ativas e passivas.
Disponível como opção na versão de entrada e de série nas outras versões, o conjunto de tecnologias de segurança ativa da Honda, denominado sistema ADAS (Advanced Driver Assist System - Sistema Avançado de Assistência ao Condutor) inclui Assistente Inteligente à Velocidade, Avisador de Colisão à Frente, Avisador de Saída de Faixa, Sistema de Reconhecimento de Sinalização de Trânsito e Sistema de Suporte dos Máximos.
O sistema de travagem ativa em cidade é equipamento de série no Jazz.
A segurança passiva no Jazz de 2015 começa com a carroçaria de estrutura ACE™ (Advanced Compatibility Engineering™ – Engenharia de Compatibilidade Avançada), uma tecnologia que melhora a proteção dos ocupantes em caso de colisão frontal. Uma série de elementos estruturais ligados em rede distribui a energia da colisão por toda a frente do veículo, reduzindo as forças transferidas para dentro do habitáculo. A carroçaria ACE™ também ajuda a minimizar o potencial para situações em que outros veículos fiquem por baixo ou por cima do Jazz em caso de acidente, como é o caso de colisões frontais ou impactos descentrados com veículos de menores dimensões.

Fonte: Honda

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