23.2.15

Presidente da Honda demite-se


Na sequência do problema dos airbags defeituosos fabricados pela empresa Takata, que obrigou à revisão de milhões de veículos de várias marcas em todo o mundo, o presidente da Honda Motor Co. Ltd., Takanobu Ito, anunciou a sua demissão após 6 anos de liderança e 37 como funcionário, inicialmente como engenheiro-designer de chassis (responsável pelo desenvolvimento da estrutura da plataforma em alumínio da primeira geração do NSX).

Durante os seus 6 anos de liderança, a Honda expandiu a sua presença mundialmente com a criação de fábricas no México, Brasil, Tailândia, Indonésia, Índia e China. Tornou possível o "renascimento" de vários modelos como o N, o S660, o Civic Type R e o NSX, bem como o desenvolvimento e criação de uma nova e revolucionária gama de motores com a tecnologia Earth Dreams. Foi também com Ito que a Honda se tornou pioneira no desenvolvimento de veículos sem emissões CO2, o FCV, e retornou à Fórmula 1.

Segundo comunicado da marca, Takanobu Ito continuará nos quadros da empresa como diretor e conselheiro e será substituído por Takahiro Hachigo (antigo vice-presidente da Honda China).
Hachigo tornar-se-á diretor-sénior no próximo mês de Abril, e será nomeado Presidente, Chefe-executivo e Director-representativo no final de Junho de 2015.

Takahiro Hachigo juntou-se à Honda em 1982, iniciando a sua atividade no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento Automóvel, e tal como Ito, começou na área do desenho de chassis. Hachigo esteve à frente do desenvolvimento da primeira geração da monovolume Odisseia americana, tendo depois sido responsável pelo desenvolvimento da segunda geração do CR-V.
Mais recentemente, serviu como Vice-presidente e diretor da Honda Motor Europe Ltd. e como Presidente e Director da Honda R&D Europe Ltd. (de Abril de 2012 a Março de 2013). Em 2013, tornou-se Vice-presidente da Honda Motor Investment Co. Ltd na China.

Fonte: Honda

Back To Top