29.9.14

Civic Type R - a antevisão


A poucos dias do início do Salão Automóvel de Paris, onde serão apresentadas várias novidades da marca (incluindo o novo protótipo do Civic Type R), a Honda revela mais informação sobre o tão aguardado desportivo.
Apesar de ainda ser uma antevisão do que estará para vir, com este "novo" protótipo são confirmadas algumas das especificações técnicas que irão equipar a versão de produção.

Ao contrário dos seus antecessores, este novo Type R será equipado com um motor 2.0 i-VTEC, da série Earth Dream's, capaz de produzir mais de 280cv de potência às 7000 rpm e com performances acima de qualquer Type R alguma vez produzido (incluindo o mítico NSX-R). A nova unidade beneficia de um turbo-compressor capaz de debitar potência a baixas rotações e, mesmo assim, cumprir as exigentes metas de emissões poluentes Euro 6.
Sueshiro Hasshi, engenheiro chefe do projecto no departamento de pesquisa e design, comentou que: "A Honda teve 4 variantes do Type R - Civic, Integra, Accord e NSX. O motor neste novo Honda Civic Type R não encontra rival em nenhum deles em termos de potência, binário e resposta do motor."


O novo Type R irá estrear o botão "+R", localizado ao lado do volante, e que uma vez pressionado activará o modo "+R", aumentando a resposta do motor, tornando o binário mais agressivo e focado na performance, a direcção terá melhor resposta e, em conjunto com o novo sistema de amortecedores adaptativos de 4 pontos, desenhado especificamente para o carro, irão proporcionar uma experiência de condução mais emocionante.
O novo sistema de amortecedores adaptativos irá, numa fracção de segundo, ajustar automaticamente as suspensões frontal e traseira, tornando-as mais duras consoante as condições de condução. Isto permitirá ao novo Type R ser confortável durante uma viagem "cruzeiro", mas tornar-se firme e ágil quando uma condução desportiva for necessária.

Hasshi explicou ainda que: "No modo normal, o Civic Type R é excepcionalmente ágil, um carro desportivo do dia a dia com uma aceleração fluída e agradável. O botão "+R" revela um carácter mais dinâmico e atlético do carro ao condutor, transmitindo um aumento de adrenalina. A diferença é enorme. O modo "+R" é extremo; o carro é ideal para a pista e será apreciado pelo verdadeiro entusiasta da condução desportiva."


Outro aspecto da inovadora abordagem da Honda é o "eixo de direcção". A nova suspensão frontal do Type R incluí um sistema mecânico adicional composto por duas "cavilhas" de suporte, que minimizam o efeito da transmissão do binário total do motor 2.0 turbo i-VTEC à direcção, permitindo ao condutor explorar na totalidade a excelente condução do carro.

Ao contrário do actualmente praticado noutros desportivos por outras marcas e, à semelhança dos seus antecessores Type R, o novo Civic será equipado com uma transmissão manual de 6 velocidades. Esta opção foi tomada tendo em conta a maximização do prazer de condução.
Hasshi adiantou que: "A transmissão manual permite ao condutor seleccionar a mudança que quer quando quiser. O protótipo do novo Civic Type R será o carro completo para o condutor, por isso esta era a melhor opção."


O novo Civic Type R está a ser desenvolvido e construído de acordo com o gosto europeu. A versão final será construída na fábrica da marca em Swindon, Reino Unido, e chegará aos stands ingleses em 2015 com um preço na ordem dos 40.000€, algures entre o Golf GTI e o Golf R.
Por cá ainda não há divulgação de valores, no entanto, se for posicionado no mercado da mesma forma, o seu valor deverá rondar os 45.000€.

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