5.12.17

Honda instala novo carregador V2G para elétricos no centro R&D europeu

Depois de ontem ter anunciado a aposta num novo simulador de condução para o desenvolvimento dos seus veículos, a marca nipónica anuncia um novo investimento nas suas instalações europeias de pesquisa e desenvolvimento em Offenbach, Alemanha.

Desta vez, a Honda investiu em tecnologia avançada de carregamento bidirecional que irá ajudar a equilibrar de forma mais eficiente a procura e o armazenamento da energia nas instalações do centro.
Incorporando geração de energia renovável, o novo sistema de carregamento será também um equipamento de testes para hardware que no futuro estará disponível em casas particulares.

Esta última instalação de testes no centro Honda R&D Europe põe em prática os mesmos princípios tecnológicos "Vehicle-to-Grid" (V2G - Veículo-para-Rede) do protótipo Honda Power Manager apresentado no salão de Frankfurt, mas em maior escala.
Através da transferência bidirecional de energia, a eletricidade é retirada da rede ou gerada em painéis solares fotovoltaicos e usada para carregar veículos elétricos (EV) ligados ao sistema. Enquanto estes estão ligados, a energia armazenada nas suas baterias pode ser transferida de volta à rede para ajudar a estabilizá-la.

O investimento na tecnologia de transferência bidirecional de energia melhora ainda mais a estação de carregamento pública mais avançada do mundo para veículos plug-in, cuja inauguração decorreu este verão no mesmo centro R&D. Com capacidade de 940V, esta estação é capaz de fornecer até 150kW de energia e carregar até 4 veículos em simultâneo com diferentes conectores, e desde junho já permitiu cerca de 447 sessões de carregamento e economizou 3,87 toneladas de CO2.

Este projeto, em colaboração com a The Mobility House e a suíça EVTEC, irá testar a interação, compatibilidade e fluxo da energia entre componentes elétricos específicos, tais como as células de energia renováveis e as baterias dos EVs.

Com a ajuda do equipamento bidirecional e da tecnologia da The Mobility House, fornecedora de soluções de carregamento e armazenamento de energia a mais de 10 marcas automóveis e em mais de 10 países em todo o mundo a partir de Munique, Zurique e São Francisco, a Honda pretende otimizar a gestão de energia nas suas instalações europeias de pesquisa e desenvolvimento, maximizando o uso de energias renováveis, em particular as solares.



Fonte: Honda
Back To Top