Honda apresenta CB1100, CBR1000RR e CBR650F no Intermot 2016
Para o primeiro grande salão da temporada dedicado às motos, o Intermot 2016, que abriu portas hoje em Colónia, a Honda levou a renovada família CB1100 e a nova CBR1000RR Fireblade.
CB1100
O modelo CB1100 foi apresentado com duas versões renovadas e um ligeiro toque retro e cafe racer, a EX e a RS.
As novas formas do depósito de combustível permitem que o piloto se incline mais sobre a moto. As tampas laterais, o assento, os repousa-pés e o guarda-lamas foram redesenhados para marcar ainda mais o autentico caráter CB. Por seu lado a inserção de novas luzes em LED dão-lhes um toque mais moderno ao design retro.
A CB1100 EX distingue-se por um visual mais clássico com os aros de aço inoxidável galvanizado de 18" e 40 raios e piscas redondos, enquanto a CB1100 RS destaca-se pelo seu estilo cafe racer mais agressivo, com novas jantes de alumínio de 17", pneumáticos de rasto desportivo e travões de 4 pistões da Tokico, e piscas minimalistas.
A geometria da EX é mais relaxada do que a da sua irmã. O banco encontra-se 5mm mais baixo (790mm) e o peso aumentou 3 quilos, pesando agora 255 kg.
A geometria da RS carateriza-se por um ângulo menor e guiador mais baixo. A suspensão frontal é mais rígida que a da sua irmã EX integrando um garfo RWU de duas válvulas de 43mm da Showa, o banco encontra-se a uma altura de 795mm e o peso nos 252 kg.
Em ambas as versões, os motores foram alvo de revisões. Foram revistos o sistema de admissão e o sistema de escape onde os duplos silenciadores ficaram menores e mais leves. Foi também adicionada uma embraiagem deslizante assistida.
A CB1100 EX vai estar disponível nas cores Amarelo Vivo Pérola, Branco Raio de Sol Pérola e Vermelho Rebuçado Proeminente, a CB1100 RS será comercializada nas cores Vermelho Rebuçado Proeminente e Preto Grafite.
CBR1000RR Fireblade
O 25º aniversário da Fireblade foi motivo para a Honda lançar duas novas versões da super-desportiva, a
CBR1000RR Fireblade SP e a CBR1000RR Fireblade SP2.
Para 2017, ambas serão equipadas com o sistema de controlo eletrónico de assistência ao piloto desenvolvido para a RC213V-S. Este sistema dispõem de múltiplos modos de potência, ajustamentos de
resposta do motor incluindo o controlo de binário selecionável da Honda,
bem como Quickshifter,
Downshift Assist e ABS. Outro equipamento ajustável é a suspensão da
Öhlins com controlo eletrónico dos níveis de precisão.
A atualizada Fireblade SP centra-se na relação peso/potência, tendo sido alvo de uma dieta que a fez emagrecer 15 kg, por seu lado a potência aumentou em 11cv, resultando numa melhoria de 14% nessa relação. O binário máximo encontra-se agora nos 116 Nm às 11.000 rpm e a potência máxima nos 189 cv às 13.000 rpm.
A nova versão SP2 vem equipada com jantes leves da Marchesini e alterações importantes ao grupo termodinâmico (válvulas, pistões e câmaras de combustão redesenhadas). Para esta versão exclusiva estará disponível um kit de competição para as voltas em pista.
CBR650F
Para além destes dois modelos, segundo fotos divulgadas pelo site Oliepeil, a Honda também levou ao salão de Colónia dois exemplares da próxima CBR650F.
O Salão Intermot 2016 decorrerá até domingo, 9 de outubro.
Fonte: Honda e Oliepeil