Honda revela Civic hatchback antes do Salão de Paris
A Honda revelou hoje, oficialmente, imagens do novo Civic hatchback europeu na sua fábrica inglesa de Swindon.
Tal como já tínhamos reportado anteriormente, a produção desta versão da 10ª geração do Civic já tinha dado início durante o verão, sendo que as primeiras unidades já se encontram em solo norte-americano.
Por cá, o Civic será apresentado no Salão de Paris a 1 de outubro e chegará aos concessionários em fevereiro de 2017, altura em que serão revelados os dados relativos à performance e consumos.
Até lá, a Honda já confirmou que o novo Civic vai estar disponível inicialmente apenas nas versões a gasolina, com os novos motores turbo de 1.0 lt, de 3 cilindros e 129 cv, e o mais potente 1.5 lt, de 4 cilindros e 182 cv. As transmissões manual de 6 velocidades e automática CVT vão estar disponíveis em ambas as motorizações.
Para quem pretende a amplamente revista versão diesel vai ter de esperar até ao final do próximo ano.
Quem também só deve chegar em setembro do ano que vem é a versão Type R que tem sido desenvolvida em conjunto com a standard.
É ainda provável que, no futuro, a Honda adicione à lista de versões do Civic hatchback uma versão híbrida.
Quanto a uma versão Tourer, esta não deverá surgir antes de 2018.
A Honda avança ainda que o novo Civic está mais refinado, com melhor manobrabilidade e mais confortável. A suspensão foi fortemente revista contando com um sistema multilink independente e, nos níveis de equipamento mais elevados, com um sistema de amortecedores adaptativos de 4 etapas.
A nova plataforma é 16 kg mais leve e 52% mais resistente à torção do que a atual.
O rival do VW Golf, Mazda 3 e do Opel Astra está mais baixo, comprido e largo, medindo 1421 mm de altura, 4497 metros de comprimento, 1800 mm de largura e 2700 mm de distância entre eixos. Infelizmente, dado o reposicionamento do tanque de combustível, os bancos "mágicos" já não estarão presentes, assim sendo, com os encostos na sua posição normal, a Honda anuncia uma capacidade de carga na bagageira de 478 litros, pouco mais do que a geração atual mas superior à do Mazda 3 (350lt) ou do Golf (380lt).
Quanto ao visual do novo Civic de 5 portas, foi totalmente revisto e apresenta-se nesta nova geração como um carro inteiramente novo.
As versões mais desportivas deverão ser a fiel reprodução do protótipo apresentado no Salão de Genebra, mantendo os para-choques com as grandes grelhas laterais e as duas ponteiras centrais de escape. Já os modelos de nível de equipamento de entrada deverão ver o seu visual menos agressivo, com os para-choques mais em linha com a versão sedan já comercializada no continente americano.
A renovação do visual exterior estendeu-se ao interior, onde se poderá esperar uma qualidade superior dos materiais e acabamentos. O habitáculo revela um ambiente moderno e atual mas ao mesmo tempo sóbrio, o ecrã TFT de 7" continua presente na consola central que se prolonga entre os bancos criando uma clara separação entre o habitáculo do condutor e do passageiro, ao estilo coupé desportivo.
No que concerne à segurança, os sistemas de prevenção de colisões deverão manter-se idênticos à atual geração, com o pacote Honda Sensing (ADAS) disponível consoante o nível de equipamento.
O lançamento da 10ª geração do Civic vem reforçar a crescente evolução das vendas na Europa. Segundo a Associação de Construtores Automóveis Europeus (ACEA), A Honda tem sido a marca com o crescimento de vendas mais rápido da Europa, 33% relativamente ao mesmo período do ano passado.
O novo Civic será exportado da fábrica inglesa, onde é produzido exclusivamente, para mais de 70 países, incluindo EUA e Canadá.
Fonte: Honda e AutoExpress