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NSX 2017 europeu - todas as especificações técnicas

Quando o Honda NSX foi lançado em 1989, revolucionou o segmento dos "super carros" para sempre. Revolucionando prévias crenças relacionadas com os super desportivos, estabeleceu uma relação mais estreita entre o motorista, o carro e a estrada graças ao seu baixo peso, a uma ergonomia excecional, visibilidade oferecida pelo seu habitáculo e a um seu desempenho extraordinário numa condução diária.

Embora respeitando as características fundamentais do original, o novo NSX acrescentou ao conceito original um conjunto de avançadas tecnologias que criam uma nova abordagem à experiência desportiva.

Motor e sistema híbrido SH-AWD
O coração do sistema propulsor híbrido SH-AWD (Super Handling All-Wheel Drive) é um novíssimo V6 DOHC twin-turbo a 75°, montado em posição central traseira. Ele é acoplado a uma transmissão de dupla embraiagem (DCT) de 9 relações e a um motor elétrico que aplica a sua potência diretamente à cambota fornecendo um binário instantâneo. Este motor elétrico serve também de gerador, mantendo o estado de carregamento das baterias de modo a que estas respondam rapidamente e da melhor forma às exigências do condutor.

Estes motores traseiros (térmico e elétrico) são complementados por um par de motores elétricos individuais (TMU) instalados na parte da frente e que pode aplicar diferentes valores de binário a cada roda dianteira independentemente.

Com base na extensa experiência de competição da Honda, as cabeças de cilindro que equipam o V6 twin-turbo são altamente compactas e incluem componentes mais pequenos. Isto resulta numa notável redução de peso inercial, bem como numa redução de 22% da massa da cabeça do cilindro, quando comparado com modelos convencionais. Esta redução da massa também ajuda a baixar o centro de gravidade do veículo.

Sozinho, o motor V6 produzirá 507 cv às 6500-7500 rpm e 550Nm de binário entre as 2000 e as 6000 rpm. No total, a unidade de propulsão SH-AWD do NSX debitará 581 cv e um binário máximo de 646 Nm.
Esta configuração permitirá uma aceleração dos 0-100 km/h em 2.9 segundos e uma velocidade máxima de 308 km/h.



Carroçaria, chassi e suspensão
A carroçaria do NSX beneficia de novos materiais e métodos de construção originais que criaram uma estrutura de rigidez dinâmica sem precedentes, visibilidade externa excecional e maior resistência em colisões. Esta estrutura é composta predominantemente de componentes de liga de alumínio aos quais são atribuídos aço de alta resistência e fibra de carbono em algumas áreas estratégicas.
Esta inovadora moldura representa o salto para a próxima geração em desenho estrutural proporcionada por tecnologia líder exclusiva da Honda.

Ancorados diretamente na estrutura, os sistemas de suspensão frontal (triângulo duplo) e traseiro (multi-link) totalmente em alumínio melhoram o desempenho dinâmico do NSX.
A suspensão dianteira reduz a perturbação do binário transmitido à direção e elimina o efeito de "coice", enquanto a elevada rigidez lateral da suspensão traseira minimiza os efeitos da aceleração lateral da suspensão, o que garante uma boa estabilidade em curvas a alta velocidade.
As suspensões são associadas a amortecedores magnetoreológico ativos (MR) de terceira geração, a um sistema de direção assistida elétrica com transmissão variável de duplo pinhão (EPS) e um sistema de travagem eletromecânica de alto desempenho.

A travagem é fornecida por uma nova geração de sistema de servofreio elétrico que combina a eficiência de um sistema de travagem mecânica (atrito) com a de uma travagem regenerativa integrada. O sistema oferece uma travagem precisa, natural, poderosa e eficaz.



Aerodinâmica
O novo NSX foi basicamente esculpido pelo vento. Superfícies, grelhas de entrada e saídas de ar foram moldados e dimensionados para reduzir a resistência aerodinâmica, criar downforce, maximizar a refrigeração e dissipar eficientemente o calor indesejado.

Uma elevada força descendente é conseguida através de um difusor traseiro que trabalha em conjunto com o spoiler traseiro e com as ranhuras dos farolins de forma a gerar força vertical suficiente e gerir eficazmente a resistência criada pela esteira aerodinâmica gerada atrás do carro.
Aberturas estrategicamente posicionadas para reduzir a turbulência e perdas aerodinâmicas em volta das rodas frontais trabalham em conjunto com as aberturas nas laterais das cavas das rodas de forma a estabilizar o fluxo de ar na lateral do carro.

Como parte da gestão geral do fluxo de ar, o design exterior do NSX também permite uma gestão térmica altamente eficiente do sistema híbrido.
Para arrefecer eficazmente as principais fontes de calor, o fluxo de ar é gerido através de 10 permutadores de calor diferentes. E o ar que flui pelo tejadilho e desce pela cobertura do motor em vidro é capturado para arrefecer a transmissão e ajudar no controle da temperatura do compartimento.



Habitáculo
Desde o painel de instrumentação de controle intuitivo à cuidadosa aplicação de materiais na consola e estofos dos bancos e volante, o NSX oferece uma ergonomia excecional direcionada para o condutor e ao mesmo tempo apura a experiência de condução.

No centro do painel de instrumentos está um display TFT de 8" dinâmico, preenchido por um tacómetro analógico digitalmente representado. No tacómetro está a leitura de velocímetro e o colorido visor multi-informação digital (MID). O display TFT central é ladeado por medidores digitais que indicam o estado de carga dos motores do sistema híbrido SH-AWD, em carregamento ou auxiliação (à esquerda) e estado de carga da bateria (à direita), e com um medidor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor à esquerda e indicador de combustível à direita.
O display apresenta ainda um complemento visual ao sistema IDS. No modo Quiet, brilha num tom azul. No modo Sport, assume uma tonalidade cinza com destaques vermelhos. Nos modos Sport+ e Track, o tacómetro adota uma tonalidade amarela com reflexos vermelhos e gira para colocar os limites inferior e superior do conta-rotações nas posições seis horas e três horas, respetivamente. À medida que a velocidade do motor aumenta durante a condução, o anel externo do tacómetro pisca em vermelho quando o motor excede as 7.000 rpm, alertando o condutor para a aproximação do redline nas 7.500 rpm.

A consola central integra um ecrã capacitivo tátil de 7" do qual se acede ao sistema Honda CONNECT, o controle bi-zona de temperatura, o botão de controle do Sistema Dinâmico Integrado (IDS), o controle de três posições dos assentos aquecidos, o seletor eletrónico das mudanças, o travão de mão eletrónico e dois compartimentos de armazenamento.

Materiais como pele e alcântara foram cuidadosamente selecionados para criar a combinação perfeita entre uma atmosfera de condução dinâmica e conforto luxuoso. Da mesma forma, a consola central e os controlos foram projetados para que a atenção se concentre ao máximo na função mais importante, a condução.



Sistema Dinâmico Integrado (IDS)
A natureza única do sistema elétrico híbrido permite intervir numa ampla gama de parâmetros para adequar o desempenho dinâmico do NSX às preferências do condutor.

Através do botão "Dynamic Mode" situado na consola central, o IDS permite ao condutor escolher 4 modos de condução (Quiet, Sport, Sport+ e Track). 
O modo Quiet (silêncio) favorece a condução apenas elétrica a baixas velocidades, maximizando a eficiência energética e minimizando o ruído dentro do habitáculo. Neste modo, o motor V6 está limitado às 4000 rpm. 
O modo Sport (desportivo) está definido por defeito para um uso normal do veículo, eliminando o limite das 4000 rpm e providenciando uma resposta mais agressiva e rápida do acelerador.
O Sport+ ativa a resposta máxima por parte da transmissão e uma performance mais dinâmica.
Por fim, o modo Track (pista) otimiza o carro para uma condução em circuito fechado, utilizando os parâmetros mais agressivos de forma a produzir os tempos de volta mais rápidos e consistentes possíveis.



Especificações técnicas

Unidade de propulsão

 Sport Hybrid SH-AWD
 Tipo  rodas dianteiras: mecanicamente independentes dos componentes das unidades de propulsão traseiros, dois motores elétricos (Twin Motor Unit);
 rodas traseiras: motor a gasolina V6 twin-turbo com um motor Direct Drive e uma caixa DCT 9 velocidades
 Potência máxima total 581 cv
 Binário máximo total 646 Nm
 
Motor

 Twin-turbo V6 DOHC (gasolina)
 Tipo  4 válvulas por cilindro
 Disposição  Longitudinalmente montado centralmente
 Capacidade  3493 cc
 Diâmetro x curso  91 mm x 89,5 mm
 Taxa de compressão  10.0: 1
 Potência  507 cv entre 6.500 - 7.500 rpm
 Binário  550 Nm entre 2000 - 6000 rpm
 Velocidade máxima do motor  7.500 rpm
 Potência de saída  145 cv por litro
 Distribuição  24 válvulas, Dual-VTC, árvore de cames puxadas por correntes
 Bloco de cilindros e material de cabeça  Liga de alumínio
 Pistões Alumínio fundido com canal de refrigeração integrado
 Cambota  Aço forjado
 Bielas  Aço forjado
 Forro dos cilindros  Tratamento térmico a plasma (PTWA)
 Ângulo de inclinação dos cilindros  75º
 Disposição do sistema de escape  Duplo catalisador, caminho duplo
 Turbocompressor  Convencional
 Pressão máxima de impulso  105 kPa (1,05 bar)
 Controle de válvula de descarga  Elétrico
 Construção das turbinas  Inconel
 Lubrificação  Sistema de cárter seco com bomba de retorno de seis rotores
 Injeção de combustível  Sistemas de injeção dupla (direta + dutos de admissão)

Motor Direct Drive


 Tipo  Refrigerado a água / gerador
 Disposição  Motor de acionamento direto ligado diretamente à cambota
 Potência  48 cv às 3.000 rpm
 Binário  147 Nm entre 500 e 2000 rpm

Dupla Unidade de Motor (TMU)


 Tipo  Refrigerado a água / gerador
 Disposição  Dois motores independentes em um único pacote com um conjunto de engrenagens epicicloidais, embraiagem de um sentido e freio
 Potência  37 cv + 37 cv às 4.000 rpm
 Binário  73 Nm + 73 Nm entre 0 e 2.000 rpm
 
Transmissão

 Transmissão de dupla embraiagem (DCT)
 Operadas automática ou manualmente 9 velocidades

Relações de transmissão

 9 velocidades com diferencial de deslizamento limitado (LSD)
 1ª  3,838
 2ª  2,433
 3ª  1,777
 4ª  1,427
 5ª  1,211
 6ª  1,038
 7ª  0,880
 8ª  0,747
 9ª  0,633
 Marcha-atrás  2,394
 Relação do eixo traseiro  3,583
 Diferencial de deslizamento limitado  Rácio da distribuição de binário: tração 2.0, roda livre 2.6, pré-carga 30 Nm

Carroçaria e chassi
 Chassi  Alumínio, multi-material
 Construção Quadro multi-material com conexões de alumínio fundido, e uma mistura de alumínio leve e painéis exteriores SMC de baixa densidade
 Conexões em alumínio fundido por ablação  Seis peças fundidas em alumínio de alta performance  para zonas de esmagamento: quatro dianteiras, duas traseiras
 Estrutura Pilar A Aço de ultra-alta resistência '3-D bent and quenched' (1500Mpa)
 Painel de piso frontal  Fibra de carbono

Suspensão e amortecimento
 Suspensão dianteira  Triângulo duplo, braço duplo de controle inferior, construção de alumínio
 Amortecedores dianteiros  Amortecedores magnetoreológico ativos (MR) de 3ª geração
 Barra estabilizadora dianteira  Aço oco, 26,4 mm de diâmetro x 3,3 mm de espessura
 Suspensão traseira  Multi-link, construção de alumínio
 Amortecedores traseiros  Amortecedores magnetoreológico ativos (MR) de 3ª geração
 Barra estabilizadora traseira  Aço oco, 24,9 mm de diâmetro x 3 mm de espessura
 
Direção
 Tipo  Rácio de pinhão e cremalheira variável; EPS pinhão duplo
 Voltas do volante  1,91
 Relação de direção  Progressiva variável; intervalo: 12,9: 1 (no centro) a 11,07: 1
 Brecagem - diâmetro 12,1 metros
 
Freios
 Pinças dianteiras  Monobloco de alumínio de seis pistões Brembo
 Tipo de disco dianteiro  Standard: discos de ferro de duas peças flutuantes com centro em alumínio
 Opção: discos de cerâmica de duas peças de carbono flutuantes com centro em alumínio
 Tamanho do disco dianteiro Ferro: 368 mm de diâmetro x 33 mm de espessura
 Cerâmica de carbono: 381 mm de diâmetro x 33 mm de espessura
 Pinças traseiras Monobloco de alumínio de quatro pistões Brembo
 Tipo do disco traseiro  Standard: discos de ferro de duas peças flutuantes com centro em alumínio  Opção: discos de cerâmica de duas peças de carbono flutuantes com centro em alumínio
 Tamanho do disco traseiro  Ferro e cerâmica de carbono: 361 mm de diâmetro x 33 mm de espessura

Rodas e pneus
 Jantes dianteiras  19 x 8J alumínio forjado
 Pneus dianteiros  245/35 ZR 19 93Y
 Jantes traseiras  20 x 11J alumínio forjado
 Pneus traseiros  305/30 ZR 20 103Y
 Tipo  Continental ContiSportContact5 SP

Dimensões (mm)
 Exterior  (milímetros)
 Comprimento total  4487
 Largura total  1939
 Largura total (com espelhos)  2217
 Altura Geral  1204
 Distância entre eixos  2630
 Eixo frente  1659
 Eixo traseiro 1620
 Distância ao solo  104 (sem carga)
 Abordagem / ângulo de saída  9,2 ° / 12,9 °
 Interior  (milímetros)
 Lugares  2
 Espaço para cabeça  973
 Espaço para pernas  1087
 Espaço para ombros  1.463
 Espaço para ancas 1.384

Capacidade (litros)
 Tanque de combustível  59
 Bagagem  110

Pesos (kg)
 Tara  1.763 - 1.801
 Distribuição de peso (frente / trás, sem opções)  42% / 58%
 
Performance
 Velocidade máxima   Aprox. 308 km/h



Consumos e emissões
 Urbano (l/100km)  10.3
 Extra-urbano (l/100km)  9.9
 Combinado (l /100km)  10.0
 Combinado CO2 (g/km) 228









Fonte: Honda
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