Civic Type R estabelece recordes em 5 circuitos europeus
Inspirado pelo Civic Type R que quebrou o recorde em Nürburgring Nordschleife em maio de 2014, a equipa Honda desenvolveu um desafio europeu para afirmar o Type R como o principal hatchback desportivo de tração dianteira.
A campanha começou num dia de chuva em abril, em Silverstone - casa do Grande Prémio de Inglaterra. O 3 vezes campeão de BTCC Matt Neal definiu um tempo de 2 minutos e 44,45 segundos. Não contentes com este tempo, no final do mês, Neal e a equipa voltaram ao circuito para mais uma tentativa, desta vez com piso seco, e estabeleceram o tempo de 2 minutos e 31,85 segundos.
A campanha começou num dia de chuva em abril, em Silverstone - casa do Grande Prémio de Inglaterra. O 3 vezes campeão de BTCC Matt Neal definiu um tempo de 2 minutos e 44,45 segundos. Não contentes com este tempo, no final do mês, Neal e a equipa voltaram ao circuito para mais uma tentativa, desta vez com piso seco, e estabeleceram o tempo de 2 minutos e 31,85 segundos.
No início de maio, a atenção deslocou-se para o circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. A missão coube ao novo piloto da Honda Racing, Rob Huff. Huff definiu um extraordinário tempo de 2 minutos e 56,91 segundos.
Com duas tentativas concluídas com êxito, o histórico circuito italiano de Monza foi o próximo alvo. Desta vez, outro membro do elenco WTCC da Honda, o húngaro Norbert Michelisz, assumiu o volante e dirigiu o carro em torno da famosa "Parabólica" para estabelecer um tempo de 2 minutos e 15,16 segundos.
Quando tudo parecia estar a correr sobre rodas, o piloto português Tiago Monteiro sofre um aparatoso acidente na corrida do WTCC da Alemanha, colocando-o fora de ação. Com menos de 24 horas de antecedência, o companheiro português e piloto do carro de segurança do WTCC, Bruno Correia, foi chamado para cumprir a tarefa. Com apenas um dia no carro, Correia marcou o tempo de 2 minutos e 4,08 segundos.
Finalmente, a equipa chegou à última sessão, na Hungria, a 6 de Junho. O piloto perfeito para esta missão foi mais uma vez Norbert Michelisz, que em 2015 tinha celebrado uma vitoriosa corrida com o Civic Type R WTCC no mesmo circuito, para os independentes Zengo Motorsport. Durante dois dias, Michelisz levou o Type R ao limite estabelecendo um tempo de referência de 2 minutos e 10,85 segundos, encerrando assim o quinto circuito.
Philip Ross, vice-presidente sénior da Honda Motor Europe, comentou: "Este desafio assegura a posição do Civic Type R como referência no segmento dos carros performance de tração dianteira. Com o apoio dos nossos pilotos de TCC, é um testemunho apropriado para a equipa que projetou e desenvolveu o carro de corrida para a estrada".
Civic Type R - Recordes
Data | Circuito | Tempo | Piloto |
4 abril 2016 | Silverstone (Grande Prémio), Reino Unido |
2’44.45(molhado) | Matt Neal (INGL) |
26 abril 2016 | Silverstone (Grande Prémio), Reino Unido |
2’31.85 (seco) | Matt Neal (INGL) |
10 Maio 2016 | Circuito de Spa-Francorchamps, Bélgica |
2’56.91 | Rob Huff (INGL) |
23 Maio 2016 | Autódromo Nacional de Monza (Grande Prémio), Itália |
2’15.16 | Norbert Michelisz (HUN) |
31 Maio 2016 | Autódromo do Estoril, Portugal | 2’04.08 | Bruno Correia (POR) |
6 Junho 2016 | Hungaroring, Hungria | 2’10.85 | Norbert Michelisz (HUN) |
Fonte: Honda