Civic hatchback 2017 apanhado novamente em testes
A versão final do hatch começa a ser cada vez mais conhecida por fora... e por dentro. Pois é, nesta "caçada", foi finalmente descoberto parte do interior do compacto.
Nas fotos espias que foram recentemente divulgadas pela Motor1, podemos ver um segundo carro de testes com alguns detalhes idênticos aos apresentados no protótipo divulgado no Salão de Genebra e no primeiro que foi apanhado no início do ano (os grupos óticos dianteiros e traseiros, os refletores traseiros verticais, o desenho dos para-choques e dos spoilers traseiros). Mas ao contrário do que se viu no primeiro avistamento e no protótipo, a dupla saída de escape central foi eliminada (provavelmente reservada a uma futura versão Type R) e também as jantes apresentam um desenho novo.
Mas a revelação inédita é mesmo a de parte do interior. Numa única ao cockpit do novo hatch onde é descortinado o tablier completo, podemos ver a utilização de materiais de alta qualidade num arranjo bastante sóbrio e agradável. O volante de três braços é reconhecido instantaneamente, o painel de instrumentos em dois patamares foi abandonado, a consola central está mais simplificada onde, na parte superior, se encontram as ventilações centrais, o ecrã do sistema de info-entretenimento (que não aparece montado neste veículo de testes) e logo abaixo deste os comandos da ventilação. Esta versão de testes é a automática e a ladear a manete das mudanças encontram-se os comandos para o modo Econ, travão de mão elétrico, o botão para o sistema Start & Stop e o que julgamos ser o botão do Brake Hold. Por detrás da consola central, à semelhança do atual HR-V, encontramos a tomada de energia. Esperamos que, como foi confirmado no ensaio do SUV, as restantes tomadas para acessórios externos se encontrem num posicionamento mais prático.
Segundo informações avançadas em março pela construtora, a nova versão hatchback virá equipada com três opções de motorização:
a gasolina, com as variantes 1.0 e 1.5 litros VTEC turbo, e um 1.6
i-DTEC revisto. O Civic será o primeiro modelo europeu a estar equipado
com os dois novos motores a gasolina.
As versões a gasolina serão equipadas com um turbocompressor com um baixo momento de inercia e alta resposta, que em conjunto com a tecnologia de injeção direta permitirão um equilíbrio otimizado entre potência e binário acima do disponibilizado pelos convencionais motores naturalmente aspirados.
O motor a diesel revisto incorporará um pequeno mas muito eficiente turbo, um sistema EGR de baixa pressão e uma entrada de cabeça de cilindro espiralada de alto fluxo de admissão. Uma nova, reforçada e leve cambota e um bloco do motor fundido totalmente em alumínio de plataforma aberta tornam a unidade ultraleve enquanto a sua durabilidade fica assegurada.
As versões a gasolina serão equipadas com um turbocompressor com um baixo momento de inercia e alta resposta, que em conjunto com a tecnologia de injeção direta permitirão um equilíbrio otimizado entre potência e binário acima do disponibilizado pelos convencionais motores naturalmente aspirados.
O motor a diesel revisto incorporará um pequeno mas muito eficiente turbo, um sistema EGR de baixa pressão e uma entrada de cabeça de cilindro espiralada de alto fluxo de admissão. Uma nova, reforçada e leve cambota e um bloco do motor fundido totalmente em alumínio de plataforma aberta tornam a unidade ultraleve enquanto a sua durabilidade fica assegurada.