1.3.16

Civic Hatchback - Protótipo redefine modelo-base europeu

A próxima geração do Civic hatchback é apresentada hoje, em estreia global, no 86º Salão Internacional de Genebra de 2016. 

O design deste protótipo deixa antever alterações significativas para o mercado europeu, em relação às anteriores versões deste modelo, com foco num design provocante e condução de dinâmica entusiasmante.

O novo Civic hatchback vai ser 3 cm mais largo, 2 cm mais baixo e 13 cm mais comprido do que a geração atual. As novas jantes e pneus são mais largos e conferem uma postura mais segura. Por outro lado, a maior distância entre eixos, as reduzidas distâncias entre as extremidades dos para-choques dianteiro e traseiro e o centro de cada eixo, bem como o habitáculo esguio, oferecem uma aparência exterior muito dinâmica.

A frente, com menor distância da face do para-choques ao eixo e as grandes entradas de ar mantêm a interpretação característica, incisiva e agressiva da parte frontal dos modelos automóveis da família Honda. Os faróis de LEDs e as luzes de presença diurnas fluem por baixo do capot arrojado e esculpido e terminam nos guarda-lamas mais acentuados.
As formas da carroçaria, esguias e inclinadas para trás, encontram continuação nas laterais do carro, com linhas forjadas que incorporam os puxadores exteriores das portas, antes de culminarem nos distintos farolins traseiros de LEDs de formato em C. Uma segunda linha inferior acrescenta um toque elegante e de carácter que percorre toda a parte lateral, nascendo num ponto atrás das cavas das rodas dianteiras, atravessando as portas e mergulhando finalmente nas cavas das rodas traseiras, desta forma, destacando a postura avançada e agressiva do carro. Atrás, o para-choques possui vincos angulares e aberturas de ventilação concebidos para refletirem a natureza agressiva do estilo do resto do veículo.


Daisuke Tsutamori, líder do projeto da 10ª geração Civic, comentou o aspeto estético do carro e deixou-nos uma ideia de como este design distinto foi concebido e implementado: “Sabíamos que teríamos de criar um design exterior apelativo e que se destacasse dos demais, desafiando o estilo convencional do automóvel compacto europeu, mas mantendo-se fiel aos valores básicos do Civic original: uma união entre carácter desportivo e design distinto, num conjunto com uma condução de dinâmica mais que excelente e uma versatilidade muito prática.”

Concebido e desenvolvido para o mercado europeu, o lançamento do novo Civic está previsto para o início de 2017 na Europa. A variante hatchback de cinco portas será produzida na fábrica de Swindon, no Reino Unido, e será exportada para o mercado global, incluindo os Estados Unidos.


A nova versão hatchback virá equipada com três opções de motorização: a gasolina, com as variantes 1.0 e 1.5 litros VTEC turbo, e um 1.6 i-DTEC revisto. O Civic será o primeiro modelo europeu a estar equipado com os dois novos motores a gasolina.
As versões a gasolina serão equipadas com um turbocompressor com um baixo momento de inercia e alta resposta, que em conjunto com a tecnologia de injeção direta permitirão um equilíbrio otimizado entre potência e binário acima do disponibilizado pelos convencionais motores naturalmente aspirados.
O motor a diesel revisto incorporará um pequeno mas muito eficiente turbo, um sistema EGR de baixa pressão e uma entrada de cabeça de cilindro espiralada de alto fluxo de admissão. Uma nova, reforçada e leve cambota e um bloco do motor fundido totalmente em alumínio de plataforma aberta tornam a unidade ultraleve enquanto a sua durabilidade fica assegurada.




Fonte: Honda
Back To Top