15.1.16

Precision Concept, o novo protótipo da Acura


A marca de luxo da Honda, a Acura, apresentou no Salão Automóvel Internacional Norte Americano (NAIAS) um protótipo que não podíamos deixar passar.

O Precision Concept foi desenvolvido pelo Estúdio de Design da Acura, na Califórnia, e trata-se de um protótipo que pretende retratar o espírito de precisão da marca e permite vislumbrar o futuro do design dos produtos da Acura.

Com ênfase em detalhes de alto contraste e na interseção de linhas modernas e puras com superfícies esculpidas e musculosas, o Acura Precision Concept comunica a atenção da Acura ao desempenho e prestígio, através da sua posição larga e ultra-baixa e, também da nova grelha Diamante Pentágono.
O design exterior não deixa ninguém indiferente. Um longo capô e uma traseira curta, combinados com uma linha de tejadilho baixa, conferem ao protótipo um visual coupé e uma aparência bastante desportiva, embora na realidade o Precision seja um sedan de 4 portas. As formas angulares e profundamente esculpidas por toda a carroçaria e para-choques ajudam a enfatizar ainda mais esse visual desportivo.


Este protótipo apresenta ainda uns finos faróis LED bem estilizados e compostos por elementos fractais que quase parecem diamantes, uns farolins bem delineados e uns proeminentes arcos das rodas traseiras. As saias laterais salientes e as rodas de 22" ajudam o Precision a grudar ao piso. Na traseira, os vincos, ângulos e saliências continuam, alojando subtilmente as ponteiras de escape nas extremidades do para-choques. O vidro traseiro estende-se bastante sobre a retaguarda do veículo e, também ele, é esculpido para acompanhar as linhas do tejadilho. Contrariamente ao habitual, a luz do terceiro stop posiciona-se longitudinalmente, "perfurando" o vidro traseiro, uma vez que a sua estrutura de suporte faz parte da estrutura dos encostos de cabeça traseiros.


O futurismo e as formas bem delineadas continuam no interior, onde se destacam os bancos ultra-finos flutuantes, um tablier de duas cores com dois níveis bem marcados, uma consola central minimalista, um volante desportivo compacto com as patilhas das mudanças e os controlos IDS (Sistema Dinâmico Integrado), um painel de instrumentos flutuante, um sistema head-up display e um grande ecrã onde se visualiza toda a informação do sistema digital conceptual de interface máquina-humano (HMI). Este sistema, controlado tatilmente na consola central, dá a possibilidade de personalizar a informação e caraterísticas do Precision, bem como configurar as opções de performance do mesmo consoante o ocupante. Depois de personalizado, e a cada entrada, o sistema reconhece o ocupante através de uma sondagem inicial de reconhecimento facial e adapta o veículo.


Assista ao vídeo da apresentação no NAIAS:




Fonte: Acura
Back To Top