McLaren mostra a sua visão do carro de F1 do futuro
Designado de MP4-X, o protótipo reflete a visão conceptual para a tecnologia automóvel da marca. Apresenta um design bastante radical e agressivo, onde se destacam o habitáculo fechado, à semelhança dos caças militares, e os massivos guarda lamas que envolvem as rodas quase na totalidade.
Este design segue a intenção de algumas outras marcas (Ferrari,
Red-Bull, etc) em adotar visuais substancialmente mais radicais e
diferentes para chamar público novo ao espetáculo da F1.
Segundo a McLaren, o MP4-X terá o seu chassi coberto por uma sofisticada e ultra-leve camada de células solares que, em conjunto com os sistemas tradicionais de regeneração de energia, alimentarão o veículo. A energia gerada pelas células alimentaria os sistemas existentes a bordo ou, em opção, serviria como um impulso energético ao motor. Sensores montados dentro dos guarda lamas monitorizarão o estado da superfície dos pneus, a sua temperatura, grau de desgaste e eventualmente a eminencia de uma falha. Também o chassi terá a sua própria tecnologia, adaptando-se às condições exigidas durante a corrida e permitindo regular a força de aderência, por meio de superfícies aerodinâmicas controladas eletronicamente.
Apesar do protótipo ainda não passar do "papel" algumas das suas tecnologias estão já a ser desenvolvidas.
Uma coisa é certa, pelo que se pode ver nas imagens e no vídeo, a parceria entre a McLaren e a Honda não foi posta em causa, até porque muita da tecnologia híbrida utilizada hoje irá continuar presente no carro da F1 do futuro.
Para saber mais: McLaren-Honda MP4-X
Fonte: McLaren