Gama Civic 2015 - toda a informação sobre a renovação
Design
Tanto o Civic como o Civic Tourer beneficiam de um facelift em termos de estilo que lhes confere uma imagem nova e distinta, realçada pelos novos faróis com luzes diurnas integradas e um pára-choques também novo e mais esguio. O Civic 5 Portas também apresenta um novo pára-choques traseiro, spoilers laterais e spoiler traseiro em preto, para além de farolins traseiros de LEDs.
Em linha com as melhorias no exterior, os modelos de 2015 também recebem melhorias no interior, com novos tecidos e costuras nos bancos e encostos de cabeça, novos painéis nas portas, com puxadores cromados, e painel de instrumentos com acabamento metalizado preto.
O Civic de 2015 retém o espaço interior e a versatilidade, pela qual a gama é reconhecida – incluindo os 477 litros de capacidade na bagageira do Civic 5 Portas (ambos os valores foram obtidos com os bancos em posição normal).
.jpg)
.jpg)
Apesar de só ter mais 235 mm em comprimento do que o Civic, o que a torna uma das carrinhas mais compactas do segmento C, a Civic Tourer oferece uma bagageira de espaço líder da classe. Com os bancos traseiros em posição normal, a bagageira tem 624 litros de volume, até ao nível da cobertura da bagageira, o que é suficiente para três malas grandes, permitindo fechar a cobertura da bagageira. Com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade aumenta para 1.668 litros até ao forro do tejadilho.
O exterior baixo e largo da Civic Tourer oculta um dos habitáculos mais espaçosos do segmento C; o espaço para os ombros é de 1.431 mm entre os bancos do condutor e do passageiro dianteiro e existem 795 mm de espaço para as pernas entre os bancos dianteiros e traseiros. A altura e a largura do Civic Tourer são idênticas à do Civic. A ligeira elevação na linha do tejadilho da Civic Tourer oferece mais espaço atrás para a cabeça dos ocupantes dos bancos traseiros.
A Civic Tourer de 2015 beneficia de diversas soluções práticas, concebidas para tornarem a vida a bordo mais conveniente e funcional. A cobertura da bagageira é uma unidade tradicional de enrolar que cobre o espaço de carga na bagageira e pode ser retirar e guardada.
A bagageira possui um compartimento na parte inferior do piso com uma tampa de duas posições. O piso da Civic Tourer é mais alto (em comparação com o da versão de cinco portas), criando uma capacidade de carga adicional na caixa sob o piso (Civic Tourer: 117 litros; Civic: 75 litros). Com a tampa instalada, este compartimento tem capacidade para duas maletas ou, em alternativa, com a tampa na sua posição mais baixa, o compartimento sob o piso pode levar objectos até um metro de altura. A altura do bordo de carga do Civic Tourer foi rebaixada (565 mm) e oferece agora uma versatilidade ainda maior em termos de funcionalidade e acesso, facilitando as operações de carga e descarga.
Tecnologia e Equipamento
O novíssimo sistema infotainment Honda Connect será instalado de origem em toda a gama Civic de 2015, oferecendo maior conveniência e capacidades de ligação durante a condução.
De utilização fácil e intuitiva, o sistema Honda Connect funciona em plataforma Android com acesso semelhante às funções por "aperto, varrimento e toque" com os dedos. O ecrã de 7" pode ser personalizado de acordo com as preferências de cada utilizador. O sistema possui duas "máscaras" (skins) diferentes, permitindo ao utilizador personalizar o sistema. A navegação por ícones coloridos torna fácil e rápido percorrer os vários menus do ecrã por toque.
O sistema Honda Connect permite aos ocupantes dos bancos dianteiros acederem de forma rápida a todas as funções, desde as informações do veículo, a câmara traseira, às suas músicas favoritas e aos seus telemóveis ligados por Bluetooth. As funções deste novo sistema incluem: acesso à internet, aplicações pré instaladas, Honda App Center, sistema opcional Garmin de navegação por satélite e opções do sistema áudio: (leitor de CDs opcional), rádio com transmissão de áudio AM/FM/DAB (digital) e via internet, interface para telemóvel e ligação Bluetooth, câmara traseira com linhas-guia dinâmicas e uma série de outras informações do veículo, tais como conta-quilómetros parciais, indicadores de consumos e tempos de viagem.
O sistema Honda Connect também é compatível com a tecnologia MirrorLink, oferecendo ligação ininterrupta entre o sistema e o smartphone do utilizador – desde que este último seja compatível. Esta tecnologia permite ao utilizador visualizar o ecrã do seu smartphone através do sistema Honda Connect e aceder às aplicações do seu smartphone.
O sistema Honda Connect vem com uma série de aplicações pré-instaladas incluindo a aplicação "Aha", que permite o acesso fácil aos conteúdos sem obrigar o condutor a desviar os olhos da estrada. A aplicação Aha oferece milhares de estações de rádio para além de feeds de notícias de diversos meios de comunicação social e serviços locais. A aplicação Aha também inclui pesquisas de Pontos-de-interesse, ajudando o utilizador a encontrar o restaurante ou o hotel mais próximo.
Como opção, o sistema galardoado Garmin de navegação por satélite pode ser totalmente integrado no sistema Honda Connect. Os mapas pré-carregados possibilitam a navegação por áreas sem recepção de sinal de telemóvel e os milhões de pontos-de-interesse permitem ao utilizador encontrar facilmente os locais pretendidos. A função de indicação da faixa de rodagem mostra ao condutor qual a faixa de rodagem em que o veículo deve seguir para efectuar a manobra que se segue e a visualização de cruzamentos por fotos reais oferece uma forma fácil de identificar os cruzamentos e as saídas das vias de rodagem. O sistema também inclui funções em tempo real para evitar congestionamentos de trânsito, alertas de limites de velocidade, visualização 3D de edifícios, visualização do terreno e função Eco Routing.
Tal como com os outros automóveis Honda, a segurança foi a consideração mais importante durante a fase de desenvolvimento deste facelift da gama Civic. Assim, a gama inclui um conjunto avançado de sistemas activos de segurança, concebidos para uma condução segura, todos os dias. O objectivo destas tecnologias é oferecer uma segurança acessível, tanto em termos de preço, como de disponibilidade aos clientes do segmento C.
A Honda introduziu no Civic uma nova série de sistemas activos de segurança com base em sensores, que recorrem a uma combinação de câmaras de tecnologias de radares a laser de curto alcance e de sistemas de radar. Todas as três versões da gama usam estas tecnologias e diversos outros sistemas avançados de segurança, oferecendo um alto nível de segurança em todas as condições, para uma utilização sem preocupações, tanto para o condutor, como para os restantes passageiros.
Dos sistemas de segurança activa integrados na nova gama Civic fazem parte, entre outros, o sistema de Travagem Activa em Cidade (CTBA), o sistema de Suporte dos Máximos, o sistema Avisador de Saída da Faixa de Rodagem (LDW), o sistema de Reconhecimento de Sinalização de Trânsito (TSR), o sistema de Informação de Ângulo Morto (BSI), o sistema Monitor de Trânsito Lateral (CTM), o sistema de Controlo da Velocidade de Cruzeiro Adaptável (ACC), o sistema de Travagem Atenuante de Colisões (CMBS) e a Carroçaria de Estrutura de Engenharia de Compatibilidade Avançada (ACE™). Este tipo de carroçaria ACE™ oferece uma protecção significativamente melhorada a todos os ocupantes do veículo, numa diversidade de situações de colisão reais. A estrutura principal de montagem dianteira e formato poligonal foi concebida para evitar deformações na célula de segurança dos passageiros, através da distribuição das forças de impacto ao longo de diversos trajectos de dispersão dessas força e afastando-as do habitáculo. Adicionalmente, este tipo de carroçaria ajuda a minimizar a eventualidade de outro veículo ficar por cima do seu veículo em caso de colisão; isto é particularmente importante em caso de colisão frontal entre veículos
de diferentes alturas, pesos e/ou construção de carroçaria.
Os sistemas CTBA, CMBS e ACC não estão disponíveis em conjunto uns com os outros. Os sistemas LDW, TSR e BSI podem ser desligados com o veículo parado.
de diferentes alturas, pesos e/ou construção de carroçaria.
Os sistemas CTBA, CMBS e ACC não estão disponíveis em conjunto uns com os outros. Os sistemas LDW, TSR e BSI podem ser desligados com o veículo parado.
Em todas as versões, os airbags dianteiros e laterais SRS são complementados pelos airbags laterais de cortina a todo o comprimento do veículo, oferecendo protecção total aos ocupantes.
Motorizações
Debaixo do capot do Civic 2015, pode optar-se pelo novo motor 1.6 litros diesel i-DTEC ou pelas unidades 1.4 (apenas de 5 portas) ou 1.8 litros a gasolina, ambas com tecnologia i-VTEC.
O novo motor Honda 1.6 litros i-DTEC é composto por um bloco de cilindros de topo aberto realizado em alumínio, e cabeça também em alumínio, e pesa menos 47 kg do que a unidade 2.2 litros original. Todos os componentes foram redesenhados de forma a reduzir o peso e as dimensões. A aplicação de técnicas avançadas de produção permitiu obter estas reduções no peso e formatos inovadores. Por exemplo, a espessura das paredes dos cilindros foi reduzida para apenas 8 mm (era de 9 mm no motor 2.2 litros). Por outro lado, verifica-se uma utilização de pistões e bielas mais leves em toda a gama. Esta unidade, a mais leve da sua classe, oferece 300 Nm de binário e emissões de apenas 94 g/km.
.jpg)
A evoluída unidade 1.4 litros i-VTEC, de uma árvore de cames à cabeça (SOHC), disponível apenas na variante de cinco portas do Civic, foi actualizada em termos de performances dinâmicas e credenciais ambientais. As emissões de CO2 foram reduzidas para apenas 129 g/km. Esta unidade oferece 100 CV de potência máxima e 127 Nm de binário. O motor usa um óleo de baixa viscosidade, melhores materiais catalisadores, alternador de controlo multi-fase e melhor sistema de controlo da detonação. A aplicação de um novo revestimento nos pistões permitiu reduzir o atrito, aumentar as performances e reduzir os consumos.
A gama Civic 2015 oferece a tecnologia Eco Assist™, assistência à condução ecológica, exclusiva da Honda, que ajuda o condutor a obter a melhor eficácia em termos de condução. Se a condução for económica, o velocímetro fica verde. Se o condutor exceder a aceleração ideal, o velocímetro fica branco/verde. Finalmente, sob forte aceleração ou desaceleração, o velocímetro fica branco. O sistema é bastante melhorado com a opção oferecida pelo modo ECON que, uma vez activado, altera os mapas do acelerador electrónico (drive-by-wire), assegurando um aumento suave no binário e oferecendo uma condução mais descontraída e com maior economia de combustível.
Para aumentar ainda mais a eficiência, todas as versões Civic com caixa manual estão equipadas de origem com o sistema Idle Stop de paragem do motor ao ralenti. Este sistema funciona de forma ininterrupta e pode contribuir com uma poupança de até 5 gramas de CO₂ por quilómetro, na versão diesel. Quando o veículo pára e o condutor selecciona ponto-morto, o motor desliga-se automaticamente assim que o condutor libertar o pedal da embraiagem. Quando se engrena uma mudança, o motor recomeça a trabalhar. Um indicador no tablier indica do estado do sistema Idle Stop. Todas as versões do Civic estão equipadas com um motor de arranque de elevada duração, adequado para o aumento do número de arranques devido à utilização do sistema Idle Stop. O sistema Idle Stop pode ser desactivado, caso o condutor assim prefira, através de um botão na parte central do tablier.
Comportamento e Conforto
A Honda vai introduzir uma gama de novas suspensões e tecnologias activas de segurança no Civic de 2015 que vão dar ao veículo uma condução significativamente mais recompensadora e estável em situações de condução exigentes.
As melhorias incluem o inovador sistema de Assistência à Condução Ágil e actualizações ao sistema de Assistência à Estabilidade do Veículo, para permitir uma condução empenhada e segura em todas as situações.
O sistema actualizado de Assistência à Estabilidade do Veículo funciona em conjunto com o sistema de Assistência à Condução para maximizar a tracção ao curvar ou durante as acelerações em superfícies escorregadias. O sistema de Assistência à Estabilidade do Veículo aplica os travões a uma ou mais rodas e reduz a potência do motor para garantir que o veículo permanece na sua trajectória. O sistema também permite melhorar a sensibilidade do pedal dos travões.
O Honda Civic de 2015 também vai apresentar o sistema de Direcção Assistida Eléctrica da marca, que foi actualizado para melhorar as respostas da direcção a alta velocidade.As alterações no design do Civic de 2015 aumentam a atracção visual do veículo e contribuem para reduzir o atrito aerodinâmico. As revisões ao nível do pára-choques dianteiro, do capot e do spoiler traseiro melhoram as respostas e a estabilidade, especialmente a alta velocidade.
Civic 5 P
|
1.4 i-VTEC (MT) Comfort
|
1.6 i-DTEC (MT) Comfort
|
1.8 i-VTEC (MT)
Elegance
|
1.8 i-VTEC (AT)
Elegance
| |
MOTOR
|
4 válvulas por cilindro
| ||||
Diâmetro x curso
|
mm
|
73 x 80
|
76 x 88
|
81 x 87,3
| |
Cilindrada
|
cm³
|
1.339
|
1.597
|
1.798
| |
Relação de compressão
|
10,5
|
16
|
10,6
| ||
Potência máxima (Motor)
|
kW/CV
|
73/100
|
88/120
|
104/142
| |
às rpm
|
6.000
|
4.000
|
6.500
| ||
Binário máximo (Motor)
|
Nm
|
127
|
300
|
174
| |
às rpm
|
4.800
|
2.000
|
4.300
| ||
Combustível recomendado
|
Sem chumbo 95
|
Diesel
|
Sem chumbo 95
| ||
Velocidade máxima
|
km/h
|
187
|
207
|
215
|
210
|
Aceleração
|
0 → 100 km/h
|
13,4
|
10,5
|
9,4
|
11,2
|
Ciclo urbano
|
l/100 km
|
6,7
|
4,0
|
7,6
|
8,7
|
Extra-urbano
|
l/100 km
|
4,7
|
3,3
|
5,2
|
5
|
Combinado
|
l/100 km
|
5,4
|
3,6
|
6,1
|
6,4
|
Emissões de CO₂
|
g/km
|
129
|
94
|
145
|
150
|
TRANSMISSÃO
| |||||
Tipo de caixa de velocidades
|
Manual
|
Manual
|
Manual
|
Automática
| |
Relações de transmissão
|
1ª
|
3,461
|
3,642
|
3,142
|
2,666
|
2ª
|
1,869
|
1,884
|
1,869
|
1,534
| |
3ª
|
1,235
|
1,179
|
1,303
|
1,066
| |
4ª
|
0,948
|
0,869
|
1,054
|
0,76
| |
5ª
|
0,809
|
0,705
|
0,853
|
0,551
| |
6ª
|
0,727
|
0,592
|
0,727
|
-
| |
Marcha-atrás
|
3,307
|
3,673
|
3,307
|
1,956
| |
Relação de transmissão final
|
4,750
|
3,571
|
5,333
|
4,437
| |
Comprimento total
|
mm
|
4.370
| |||
Largura total (sem espelhos das portas)
|
mm
|
1.770
| |||
Altura total (incluindo antena)
|
mm
|
1.470
| |||
Distância entre eixos
|
mm
|
2.595
| |||
Altura ao solo
|
mm
|
140
| |||
Espaço da bagageira
(bancos em posição normal, até à cobertura da bagageira)
|
litros
|
477
| |||
Capacidade da bagageira - Bancos traseiros rebatidos, até à linha dos vidros (litros, método VDA)
|
litros
|
1210
| |||
Espaço da bagageira
(Bancos rebatidos, até à linha do tejadilho)
|
litros
|
1.378
| |||
Tara
|
kg
|
1.184 – 1.275
|
1.307 - 1.425
|
1.271 – 1.341
|
1.297 – 1.372
|
Peso máximo permitido
|
kg
|
1.680
|
1.870
|
1.750
|
1.790
|
Peso máximo rebocável, com/sem travões
|
kg
|
1.200/500
|
1.400/500
|
1.400/500
|
1.000/500
|
Capacidade do depósito de combustível
|
litros
|
50
|
Civic Tourer
|
1.6 i-DTEC
(MT) Comfort
|
1.8 i-VTEC
(MT)
Elegance
|
1.8 i-VTEC
(AT)
Elegance
| |
MOTOR
|
4 válvulas por cilindro
| |||
Diâmetro x curso
|
mm
|
76 x 88
|
81 x 87,3
| |
Cilindrada
|
cm³
|
1.597
|
1.798
| |
Relação de compressão
|
16
|
10,6
| ||
Potência máxima (Motor)
|
kW/CV
|
88/120
|
104/142
| |
às rpm
|
4.000
|
6.500
| ||
Binário máximo (Motor)
|
Nm
|
300
|
174
| |
às rpm
|
2.000
|
4.300
| ||
Combustível recomendado
|
Diesel
|
Sem chumbo 95
| ||
Velocidade máxima
|
km/h
|
195
|
210
|
205
|
Aceleração
|
0 → 100 km/h
|
10,3
|
9,4
|
11,2
|
Ciclo urbano
|
l/100 km
|
4,2
|
7,8
|
8,9
|
Extra-urbano
|
l/100 km
|
3,6
|
5,5
|
5,3
|
Combinado
|
l/100 km
|
3,8
|
6,4
|
6,6
|
Emissões de CO₂
|
g/km
|
99
|
149
|
155
|
TRANSMISSÃO
| ||||
Tipo de caixa de velocidades
|
Manual
|
Manual
|
Automática
| |
Relações de transmissão
|
1ª
|
3,642
|
3,142
|
2,666
|
2ª
|
1,884
|
1,869
|
1,534
| |
3ª
|
1,179
|
1,303
|
1,066
| |
4ª
|
0,869
|
1,054
|
0,76
| |
5ª
|
0,705
|
0,853
|
0,551
| |
6ª
|
0,592
|
0,727
|
-
| |
Marcha-atrás
|
3,673
|
3,307
|
1,956
| |
Relação de transmissão final
|
3,571
|
5,333
|
4,437
| |
Comprimento total
|
mm
|
4.590
| ||
Largura total (sem espelhos das portas)
|
mm
|
1.770
| ||
Altura total (incluindo antena)
|
mm
|
1.480
| ||
Distância entre eixos
|
mm
|
2.595
| ||
Altura ao solo
|
mm
|
145
| ||
Espaço da bagageira
(bancos em posição normal, até à cobertura da bagageira)
|
litros
|
624
| ||
Capacidade da bagageira - Bancos traseiros rebatidos, até à linha dos vidros (litros, método VDA)
|
litros
|
1.116
| ||
Espaço da bagageira
(Bancos rebatidos, até à linha do tejadilho)
|
litros
|
1.668
| ||
Tara
|
kg
|
1.342 – 1.440
|
1.288 – 1.354
|
1.317 – 1.382
|
Peso máximo permitido
|
kg
|
1.910
|
1.790
|
1.830
|
Peso máximo rebocável, com/sem travões
|
kg
|
1.400/500
|
1.400/500
|
1.000/500
|
Capacidade do depósito de combustível
|
litros
|
50
|
Fonte: Honda