10.9.19

Honda apresenta soluções para gestão de energia e carregamento de EVs


Em adição, à apresentação da versão final do Honda e, a marca japonesa aproveitou a presença em Frankfurt para fornecer mais detalhes sobre a sua estratégia "Electric Vision" para a Europa.

Anteriormente, no Salão de Genebra, a Honda tinha confirmado a sua intenção de entrar no negócio de energia com uma variada gama de soluções de gestão de energia e carregamento de veículos elétricos, desenvolvidas com o objetivo de fornecer aos clientes de veículos elétricos uma infraestrutura de carga adequada para cenários em garagem e na rua, melhorando a eficiência do fornecimento de energia e gerindo ativamente a carga imposta na rede elétrica.
Agora, em Frankfurt, a construtora mostrou exemplos dessas soluções bem como a tecnologia empregue nestas pode ser utilizada.

Carregador Honda Power Charger
Para os utilizadores que podem carregar o seu veículo elétrico numa garagem, a Honda vai lançar o carregador "Power Charger" que oferece uma forma ideal de carregamento de CA. Este carregador consiste num sistema de carga que pode ser montado na parede ou num pedestal, com uma potência máxima de 7,4 kW (alimentação monofásica) ou 22 kW (alimentação trifásica). Estes níveis de potência permitem aos proprietários do Honda carregar até 100% da bateria em apenas 4,1 horas (tempo calculado a partir do momento que a luz de pedido de carga se acende no painel de instrumentos), assumindo uma alimentação de 32 A, significativamente mais rápido do que através de uma tomada comum de parede.


Solução de carregamento urbano em parceria com a 'ubitricity'
Um dos problemas dos condutores de veículos elétricos na cidade é a falta de infraestruturas de carga para os seus veículos. Para solucionar esse problema, a Honda, em parceria com os especialistas em carregamentos da 'ubitricity', desenvolveu uma solução que permite aos utilizadores de veículos elétricos carregá-los na rua. Esta tecnologia permite a instalação de pontos de carga dentro de postes de luz, enquanto um cabo exclusivo com um dispositivo de medição móvel permite que o custo da carga fique vinculado à tarifa contratada pelo cliente, eliminando a necessidade de ter uma assinatura de vários fornecedores.


Protótipo de Honda Power Manager
O protótipo "Honda Power Manager" permite pré-visualizar um sistema bidirecional que liga veículos elétricos a uma rede elétrica inteligente. Esta tecnologia de "veículo-à-rede-elétrica" permite que a recolha e a distribuição de eletricidade entre os veículos elétricos e a rede equilibrem de forma inteligente a procura e o fornecimento de energia e façam o melhor uso das fontes renováveis.
O desenvolvimento destas funções de carga vai oferecer uma integração ainda maior dos veículos elétricos com as redes energéticas existentes, permitindo que a energia armazenada na bateria do veículo forneça eletricidade para a casa ou seja devolvida à rede elétrica durante os períodos de maior procura. A bateria do veículo pode ser reabastecida no momento em que a procura é menor, sujeita aos limites definidos pelo utilizador.

A Honda desenvolveu esta tecnologia com os especialistas em carregamentos bidirecionais da EVTEC. As atividades de teste desta tecnologia vão continuar à sua futura comercialização no início 2020. Um projeto de demonstração em Londres tem vindo a usar as unidades de teste EVTEC em conjunto com uma autoridade local. A energia pode ser usada para carregar veículos elétricos, fornecer energia a edifícios e devolver eletricidade à rede, quando necessário.


Uma demonstração do sistema de rede inteligente no expositor da Honda vai demonstrar como é possível armazenar com eficiência a energia gerada através de fontes renováveis e recolocá-la em casa ou vendê-la novamente à rede, apresentando oportunidades de obter receitas para os proprietários de veículos elétricos no futuro.

Planos de comercialização
A marca confirmou em Frankfurt que lançará no mercado os seus primeiros serviços comerciais de energia em 2020, para se alinhar com o lançamento do Honda e. O Reino Unido e a Alemanha serão os primeiros mercados a lançar comercialmente estes serviços, seguidos dos restantes mercados europeus.





Fonte: Honda
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