Honda cria airbag frontal "luva" para passageiro mais eficaz que os atuais
A Honda está a desenvolver um novo e inovador airbag frontal para o passageiro frontal (pendura). A construtora japonesa assegura que a nova tecnologia e configuração utilizada neste novo airbag irá proteger de forma mais eficaz o ocupante num mais vasto conjunto de cenários de colisões frontais.
Esta nova geração de airbags foi projetada especialmente para reduzir potenciais lesões que ocorrem numa maior variedade de colisões frontais, com especial foco em impactos frontais que ocorram em ângulo entre veículos e veículo/objeto. Nas colisões frontais angulares, o novo sistema de airbags mostrou-se particularmente eficaz nos casos onde forças laterais, derivadas da colisão, causam a violenta rotação da cabeça do passageiro ou o deslizamento desta para fora dos limites da almofada de ar tradicional acabando por embater em partes do tablier, aumentando a possibilidade de lesões graves.
Ao contrário dos sistemas convencionais que dependem de um único compartimento insuflável, o novo sistema utiliza quatro componentes: três compartimentos insufláveis (um central e dois laterais) e um "painel-vela" que se projeta entre as duas extremidades dos dois compartimentos insufláveis laterais.
Estes dois últimos compartimentos, uma vez insuflados, criam uma ampla base lateral sobre todo o tablier do carro. Já o "painel-vela" funcionará como uma luva, recebendo a cabeça do passageiro e desacelerando o seu movimento, ao mesmo tempo que envolve e puxa para dentro as câmaras laterais do airbag envolvendo e protegendo a cabeça, e minimizando potenciais lesões.
A Honda planeia começar a introduzir este novo e avançado airbag em 2020, em veículos novos, nos EUA, não revelando ainda se e quando o disponibilizará para o resto dos mercados.
Esta nova tecnologia é o produto de investigações realizadas em testes e colisões reais por parte do departamento de segurança avançada da Honda norte-americana com parceria da Autoliv, um dos fornecedores de sistemas de segurança da fabricante japonesa. O centro de pesquisa e desenvolvimento situado em Raymond, Ohio, é uma das mais sofisticadas instalações para a pesquisa, desenvolvimento e testes de soluções de segurança no mundo, nas quais se realizam as mais avançadas simulações de colisões dedicadas especialmente à segurança dos ocupantes e pedestres, e desenvolvimento e testes a sistemas avançados de retenção.
Fonte: Honda