11.6.19

Honda Mean Mower II estabelece novo Recorde do Guinness


O endiabrado cortador de relva da Honda voltou a entrar para o livro de recordes do GUINNESS estabelecendo um novo título para a "Aceleração Mais Rápida dos 0-100 mph para um Cortador de Relva (protótipo)".

O novo recorde foi concretizado no circuito alemão Dekra Lausitzring, perto de Dresden, no passado dia 6 de maio, sob a avaliação do juiz dos GUINNESS WORLD RECORDS® (GWR). A segunda versão do Mean Mower foi conduzido pela piloto Jess Hawkins, estabelecendo um tempo de 6,29 segundos para a marca dos 0-161 km/h.

O valor oficial da aceleração foi medido através de uma VBOX a bordo. Para ir de encontro às exigências do GWR, o cortador de relva da Honda teve de registar a mesma corrida em ambas as direções numa hora, sendo depois calculada a média das acelerações destas duas corridas como o tempo oficial para o recorde.

Segundo o regulamento do GWR, para o recorde ser aceite, o Mean Mower V2, desenvolvido pela Honda e pela Team Dynamics, teria de manter o seu aspeto e a sua função de cortador de relva, algo que também cumpriu com distinção. Para manter esta habilidade foram realizadas revisões de forma a alojar a corrente que aciona os pneus traseiros e as duas baterias para alimentar os motores elétricos que fazem girar as laminas de corte em fibra de carbono.

O Honda Mean Mower V2 é baseado no modelo HF 2622 e movido pelo motor de 999 cc da CBR1000RR Fireblade SP1, produzindo 200 cv às 13.000 rpm. Esta segunda versão do cortador de relva tem quase o dobro da potência do original, um quadro ultra-leve e um peso em seco de 69,1 kg, resultando numa relação peso/potência maior que a de um Bugatti Chiron.

Esta incursão insana em ser o cortador de relva mais rápido do mundo começou em 2013 com o Mean Mower original, que viria a estabelecer o recorde a 8 de março de 2014 com uma velocidade de 188,08 km/h. Para esta última versão, revelada em 2018, a Honda voltou a associar-se ao seu parceiro no BTCC e, em conjunto, levaram o desenvolvimento a outro nível, usando desenho computorizado, peças personalizadas, materiais avançados e impressos em 3D.

Depois de estabelecido o recorde mundial, sem a pressão imposta do acontecimento, Honda e Team Dynamics aproveitaram a oportunidade e apertaram com o Mean Mower V2 numa corrida mais longa para testarem os seus limites. O cortador do inferno registou uma impressionante velocidade máxima de 242,99 km/h.



Especificações técnicas

Motor Honda CBR1000RR Fireblade SP 4 cilindros em linha (stock)
Tamanho 999cc
Potência 189+ cv @ 13.000 rpm
0-60 mph (0-96,56 km/h) Sub 3 segundos
Consumo 8.07 lt/100km
Binário ideal 13.000 rpm
Relação peso/potência 1000 cv/tonelada (est.)
Binário 116 Nm @ 11.000 rpm

Modelo

Honda HF2622
Chassis Aço T45 (personalizado)
Peso 140 kg (aprox.)
Comprimento 2770 mm
Distância entre eixos 1380 mm
Largura 1365 mm

Jantes e Pneus

Atrás Goldspeed DWT Red Label 10" x 8"
Hoosier R25B Slick
Frente Goldspeed DWT Red Label 10" x 6"
Hoosier R25B Slick
Pressão 1.4 Bar frio / 2.0 Bar quente

Cortador

Deck Honda HF2622
Motores 12v elétricos
Lâminas 2 x 6" plástico compósito

Outros

Travões Frente – Pinças Kelgate 4-pistões perfurados revestidos a titânio

Atrás - Pinças Kelgate 6-pistões perfurados revestidos a titânio
Direção Cremalheira Kelgate com volante Sparco personalizado
Tansmissão 6 veloc. com patilhas de carbono magnético no volante e manete TransLogic PSR
Sistema de escape Ponteiras personalizadas Scorpion, escape e silenciador em titânio
Painel de instrumentos Honda Fireblade SP
Banco Cobra personalizado






Fonte: Honda
Back To Top