Honda Mean Mower II estabelece novo Recorde do Guinness
O endiabrado cortador de relva da Honda voltou a entrar para o livro de recordes do GUINNESS estabelecendo um novo título para a "Aceleração Mais Rápida dos 0-100 mph para um Cortador de Relva (protótipo)".
O novo recorde foi concretizado no circuito alemão Dekra Lausitzring, perto de Dresden, no passado dia 6 de maio, sob a avaliação do juiz dos GUINNESS WORLD RECORDS® (GWR). A segunda versão do Mean Mower foi conduzido pela piloto Jess Hawkins, estabelecendo um tempo de 6,29 segundos para a marca dos 0-161 km/h.
O valor oficial da aceleração foi medido através de uma VBOX a bordo. Para ir de encontro às exigências do GWR, o cortador de relva da Honda teve de registar a mesma corrida em ambas as direções numa hora, sendo depois calculada a média das acelerações destas duas corridas como o tempo oficial para o recorde.
Segundo o regulamento do GWR, para o recorde ser aceite, o Mean Mower V2, desenvolvido pela Honda e pela Team Dynamics, teria de manter o seu aspeto e a sua função de cortador de relva, algo que também cumpriu com distinção. Para manter esta habilidade foram realizadas revisões de forma a alojar a corrente que aciona os pneus traseiros e as duas baterias para alimentar os motores elétricos que fazem girar as laminas de corte em fibra de carbono.
O Honda Mean Mower V2 é baseado no modelo HF 2622 e movido pelo motor de 999 cc da CBR1000RR
Fireblade SP1, produzindo 200 cv às 13.000 rpm. Esta segunda versão do cortador de relva tem quase o dobro da potência do original, um quadro ultra-leve e um peso em seco de 69,1 kg, resultando numa relação peso/potência maior que a de um Bugatti Chiron.
Esta incursão insana em ser o cortador de relva mais rápido do mundo começou em 2013 com o Mean Mower original, que viria a estabelecer o recorde a 8 de março de 2014 com uma velocidade de 188,08 km/h. Para esta última versão, revelada em 2018, a Honda voltou a associar-se ao seu parceiro no BTCC e, em conjunto, levaram o desenvolvimento a outro nível, usando desenho computorizado, peças personalizadas, materiais avançados e impressos em 3D.
Depois de estabelecido o recorde mundial, sem a pressão imposta do acontecimento, Honda e Team Dynamics aproveitaram a oportunidade e apertaram com o Mean
Mower V2 numa corrida mais longa para testarem os seus limites. O cortador do inferno registou uma impressionante velocidade máxima de 242,99 km/h.
Especificações técnicas
Motor | Honda CBR1000RR Fireblade SP 4 cilindros em linha (stock) |
Tamanho | 999cc |
Potência | 189+ cv @ 13.000 rpm |
0-60 mph (0-96,56 km/h) | Sub 3 segundos |
Consumo | 8.07 lt/100km |
Binário ideal | 13.000 rpm |
Relação peso/potência | 1000 cv/tonelada (est.) |
Binário | 116 Nm @ 11.000 rpm |
Modelo |
Honda HF2622 |
Chassis | Aço T45 (personalizado) |
Peso | 140 kg (aprox.) |
Comprimento | 2770 mm |
Distância entre eixos | 1380 mm |
Largura | 1365 mm |
Jantes e Pneus |
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Atrás | Goldspeed DWT Red Label 10" x 8" Hoosier R25B Slick |
Frente | Goldspeed DWT Red Label 10" x 6" Hoosier R25B Slick |
Pressão | 1.4 Bar frio / 2.0 Bar quente |
Cortador |
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Deck | Honda HF2622 |
Motores | 12v elétricos |
Lâminas | 2 x 6" plástico compósito |
Outros |
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Travões | Frente – Pinças Kelgate 4-pistões perfurados revestidos a titânio Atrás - Pinças Kelgate 6-pistões perfurados revestidos a titânio |
Direção | Cremalheira Kelgate com volante Sparco personalizado |
Tansmissão | 6 veloc. com patilhas de carbono magnético no volante e manete TransLogic PSR |
Sistema de escape | Ponteiras personalizadas Scorpion, escape e silenciador em titânio |
Painel de instrumentos | Honda Fireblade SP |
Banco | Cobra personalizado |
Fonte: Honda