Honda CR-V Hybrid - toda a informação
A mais recente evolução deste popular SUV compacto foi desenvolvida
para exceder as expetativas dos clientes, com caraterísticas únicas e
melhoradas. Nesta nova geração, o novo Honda CR-V apresenta uma gama de tecnologias
sofisticadas e de qualidade superior.
Como novidade para um SUV Honda na Europa, o novo CR-V
está disponível com a motorização avançada de tecnologia híbrida. Este
sistema híbrido usa a tecnologia inteligente Multi Mode Drive (i-MMD) de
modos múltiplos fornecendo altos níveis de refinamento, capacidade de
resposta e eficiência. Esta motorização está disponível com tração às rodas dianteiras e AWD (tração integral às quatro
rodas).
Design
O novo Honda CR-V mantém a silhueta já nossa conhecida, mas com um
design evoluído, sofisticado e desportivo. O novo CR-V apresenta um
design exterior renovado, com linhas arqueadas mais amplas, contornos
mais abruptos no capot e nos quartos traseiros, bem como a mais recente
"assinatura da família Honda" nos faróis
O cliente do novo CR-V pode escolher entre 8 cores:
Vermelho Rallye Sólido, Prata Lunar Metalizado, Cinzento Steel Modern,
Azul Cosmic, Vermelho Crystal Premium, Branco Platinum Pérola, Preto
Crystal e Castanho Agate Premium.
Todas as versões do CR-V Hybrid estão equipadas com jantes de liga de
18 polegadas e as versões topo-de-gama têm tecto de abrir panorâmico de
série.
À frente do volante, encontramos um novo painel de instrumentos, com
um ecrã TFT-LCD em posição central de 7 polegadas a cores para o
Interface com Informação ao Condutor (DII – Driver Information
Interface), ladeado por indicadores da carga do conjunto de baterias e
do nível de combustível nas versões com motorização híbrida.
Interface de Informação ao Condutor
À frente do volante, encontramos um novo painel de instrumentos, com um
ecrã TFT-LCD em posição central de 7" a cores para o Interface
com Informação ao Condutor (DII – Driver Information Interface), ladeado
por indicadores da carga do conjunto de baterias e do nível de
combustível nas versões com motorização híbrida.
O interface DII do CR-V Hybrid inclui um velocímetro digital de
grandes dimensões e um indicador linear de potência com indicador de
carga do conjunto das baterias. Integrado na metade inferior do
interface DII encontramos uma "zona de conteúdos", a qual o condutor
pode percorrer e selecionar uma variedade de conteúdos de informações,
incluindo instruções de navegação,
contactos de smartphone, estado do sistema de tração integral e
informações do sistema inteligente de manutenção do veículo. Para o CR-V
Hybrid, este interface também possui um gráfico do fluxo energético
atual, indicando a fonte de energia atualmente em utilização no veículo e
se a bateria está a ser carregada, em conjunto com um "Guia ECOlógico"
que segure técnicas de direção mais eficientes. Além disso, o condutor
também pode monitorizar a sua eficiência ao longo do tempo através de
uma pontuação por ciclo de condução; este sistema atribui "pontos" que
são representados por ícones em forma de folha no ecrã, aumentando ou
diminuindo à medida se se obtêm diferentes fases de economia de
combustível.
A navegação e a seleção das informações a apresentar no interface DII
são efetuadas pelos comandos no lado esquerdo do volante. Ainda neste lado do volante encontramos os comandos do sistema de
telefone mãos-livres por bluetooth. A combinação
dos comandos no volante e do ecrã DII na linha de visão do condutor
ajuda a minimizar as distrações durante a condução.
Um segundo grupo de comandos, desta feita no lado direito do volante,
aciona os sistemas de velocidade de cruzeiro adaptável e de assistência
à faixa de rodagem.
Comandos do sistema híbrido
No interior, os comandos da transmissão do novo Honda CR-V Hybrid estão
posicionados na consola central, com um design por interruptores de
seleção compactos em vez de uma alavanca convencional.
As funções Drive
(Condução), Park (Estacionamento) e Neutral (Ponto-Morto) são
selecionadas pressionando um botão, enquanto a função Reverse
(Marcha-Atrás) requer uma ação de puxar. O modo "Sport" pode ser ativado
pelo seletor de transmissão e permite melhores respostas nas
acelerações de todo o sistema híbrido.
Se houver carga suficiente no
conjunto de baterias, está também disponível um modo 100% elétrico de
curta duração, acessível ao toque de um botão; este modo, com uma
autonomia de cerca de 2 km, dependendo das condições de
condução e da carga da bateria, não tem emissões poluentes.
Performance e Consumos
O sistema híbrido de performance Honda usa a tecnologia inteligente
Multi Mode (i-MMD) de modos múltiplos, que compreende 2 motores
elétricos, 1 unidade de controlo da potência, 1 motor a gasolina
Atkinson, 1 conjunto de baterias de iões lítio e 1 inovadora transmissão
de relação fixa que oferece altos níveis de refinamento,
capacidade de resposta e eficiência.
O CR-V Hybrid está equipado com um eficiente motor de ciclo Atkinson
i-VTEC a gasolina, com 2.0 litros de cilindrada e pico de potência de 143 CV às 6.200 rpm, complementado por um potente motor
elétrico, para um total de 181 CV de potência e de binário de
315 Nm. Esta motorização a gasolina-eletricidade consegue mover o CR-V
Hybrid dos 0 aos 100 km/h em apenas 8,8 segundos em modo de tração
dianteira (FWD); o modelo de tração integral cobre essa distância em 9,2
segundos. A velocidade máxima do modelo híbrido é de 180 km/h.
O CR-V Hybrid de tração dianteira obteve um nível de emissões de CO2
de 120 g/km (NEDC*), com consumos médios oficiais de 5,3
lt/100 km. A versão de tração integral obteve um nível de
emissões de CO2 de 126 g/km (NEDC*), com consumos médios oficiais de 5,5 lt/100 km.
*(dados recolhidos nos testes internos da Honda)
Modos de condução inteligentes
A tecnologia exclusiva i-MMD da Honda tem esta designação porque
permite mudar de forma automática e inteligente entre os 3 modos de
condução, oferecendo a mais elevada eficiência possível de condução.
Estes modos compreendem: modo EV, no qual o conjunto de baterias de iões
de lítio alimenta o motor elétrico de propulsão; modo Híbrido, onde o
motor de combustão fornece energia ao gerador que, por sua vez, a
fornece ao motor elétrico; e o modo de motor de Combustão, em que este
motor de combustão está ligado diretamente às rodas motrizes através de
uma embraiagem de bloqueio (denominada "embraiagem de lock-up").
Na maior parte das situações de condução urbana, o CR-V Hybrid
alterna entre modo híbrido e modo EV, oferecendo a melhor eficiência. Em
modo híbrido, o excedente de potência do motor a gasolina também é
usado para recarregar o conjunto de baterias através do gerador. O modo
EV oferece uma propulsão exclusivamente elétrica e dá ao CR-V uma
autonomia sem emissões de cerca de 2 km, consoante as
conduções de condução e a carga do conjunto de baterias. O modo de motor
de combustão é o mais eficiente para a condução a alta velocidade de
cruzeiro e pode ser complementado por uma intensificação "a pedido" pelo
motor elétrico que complementa o binário do motor de combustão, em
determinadas condições.
A uma velocidade de cruzeiro de 60 km/h, o CR-V Hybrid normalmente
funciona em modo EV durante mais de metade do tempo. A 100 km/h, o CR-V
está em modo EV durante cerca de um terço do tempo.
O CR-V Hybrid atinge a sua velocidade máxima em modo de condução híbrido.
O "cérebro" do software do sistema i-MMD decide quando alternar os
modos de forma a maximizar a eficiência, mas sem perturbar a condução ou
exigir que faça algum esforço de condução adicional.
O motor de 2.0 litros, o motor elétrico de propulsão, o gerador e a
unidade de controlo da potência estão todos localizados sob o capot; o
conjunto de baterias de iões de lítio está alojado por baixo da
bagageira.
Transmissão inovadora de relação fixa
Em vez de usar uma transmissão convencional, a relação de transmissão
fixa permite criar uma ligação direta entre os componentes móveis, o
que resulta numa transferência de binário mais suave. Este formato
significa que o sistema da Honda é mais compacto do que uma caixa eCVT
com engrenagens planetárias tipicamente encontradas nos outros veículos
híbridos, para além de ser mais refinada.
Os engenheiros do programa do CR-V Hybrid trabalharam com afinco para
assegurar que a transição entre as fontes de energia – incluindo a
função stop-start – era virtualmente impercetível para os ocupantes. A
transferência suave de binário significa que não há derivações na linha
de transmissão ou feedbacks indesejáveis nos pedais ou no volante; a
motorização praticamente silenciosa confere ao CR-V Hybrid uma gestão
excelente dos níveis NVH de ruído, vibração e aspereza.
O formato de relação de transmissão fixa do sistema i-MMD da Honda
foi especialmente adaptado para o mercado europeu de forma a oferecer
acelerações lineares e de calibragem otimizada entre as ações sobre o
pedal do acelerador e as respostas da motorização, assegurando que a
sonoridade do motor cumpre as expetativas do condutor. Por outro lado, a
primeira aplicação do Sistema de Controlo Ativo da Sonoridade no CR-V
também enriquece a experiência de condução através de uma sonoridade
natural nas acelerações relativamente à rotação do motor.
Sistema de Patilhas Seletoras de Desaceleração
O CR-V Híbrido está equipado com um sistema de Patilhas Seletoras de
Desaceleração que permite ao condutor ajustar a relação de desaceleração
do veículo usando as patilhas colocadas atrás do volante. A relação de
desaceleração por defeito, indicada no interface DII de 7" é
indicada por um único símbolo chevron ou "divisa" (> ou <). O número de chevrons indicado
aumenta em linha com a relação de desaceleração, até um máximo de
quatro.
Puxando a patilha à esquerda do volante para trás (indicada pelo
símbolo "–"), a relação de desaceleração é aumentada. Esta ação
efetivamente abranda o CR-V mais rapidamente. Puxando a patilha à direta
do volante para trás (indicada pelo símbolo "+"), o condutor pode
diminuir a relação de desaceleração, abrandando o veículo de uma forma
mais suave. A travagem regenerativa é usada em todo o estágio de
desaceleração.
Em condução normal, o ajuste manual da relação de desaceleração é
apenas temporário e é cancelado automaticamente quando o veículo é
conduzido a uma velocidade constante ou durante as desacelerações. Em
modo Sport (Desportivo), a relação de desaceleração selecionada
manualmente será mantida até o condutor a cancelar.
Conheça melhor o novo Honda CR-V: toda a informação sobre a nova plataforma, o design, aerodinâmica, espaço interior, gestão do ruído, motor, suspensão e travagem, sistema "Real Time AWD" e segurança.
ESPECIFICAÇÕES
MOTOR/MOTOR ELÉTRICO | |||
MOTOR | 2.0 litros i-VTEC Híbrido | ||
4 válvulas por cilindro; motor Atkinson | |||
Diâmetro x curso | mm | 81,0 x 96,7 | |
Cilindrada | cm³ | 1.993 | |
Relação de compressão | 13 | ||
Potência máxima (motor) | kW/CV | 107 / 143 | |
rotação | 6.200 rpm | ||
Potência máxima (motor elétrico) | kW/CV | 135 / 181 | |
Potência máxima (total) | kW/CV | 135 / 181 | |
Binário máximo (motor) | Nm | 175 | |
Rotação | 4.000 rpm | ||
Binário máximo (motor elétrico) | Nm | 315 | |
Tipo de combustível | Sem chumbo 95 | ||
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Unidades MacPherson |
Traseira | Multibraços |
DIREÇÃO | |
Tipo | Duplo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica |
Voltas do volante, de batente a batente | 2,34 |
Diâmetro de viragem (nas rodas) | 11 |
Diâmetro de viragem (à carroçaria) | 11,9 a anunciar |
TRAVÕES | |
Dianteiros | Discos ventilados |
Traseiros | Discos sólidos |
DIMENSÕES, PESOS E CAPACIDADES | 2.0 litros i-VTEC Híbrido FWD | 2.0-litros i-VTEC Híbrido AWD | |
Comprimento total | mm | 4600 | 4600 |
Largura total (incluindo espelhos retrovisores das portas) | mm | 2117,20 | 2117,20 |
Altura total | mm | 1679 | 1689 |
Distância entre eixos | mm | 2663 | 2662 |
Altura ao solo | mm | 182 | 192 |
Espaço para bagagem (método VDA; bancos rebatidos, até ao teto) | lt | 1694 | 1694 (1638 com tecto de vidro) |
Espaço para bagagem (método VDA; bancos rebatidos, até ao vidro) | lt | 1064 | 1064 |
Espaço para bagagem (todos os bancos na vertical) | lt | 497 | 497 |
Peso em ordem de marcha (tara) | kg | 1614-1657 | 1672-1726 |
Peso máximo admissível | kg | 2240 | 2275 |
Capacidades de reboque (com travões) | kg | 750 | 750 |
Capacidades de reboque (sem travões) | kg | 600 | 600 |
Depósito de combustível | lt | 57 | 57 |
JANTES E PNEUS | |
Jantes | Jantes de liga leve de 18 polegadas |
Pneus | Pneus 235/60R18 |
PERFORMANCES | 2.0 litros i-VTEC Híbrido FWD | 2.0-litros i-VTEC Híbrido AWD |
Velocidade máxima (km/h) | 180 | 180 |
Aceleração de 0-100 km/h | 8,8 | 9,2 |
EMISSÕES DE CO2 E CONSUMOS | 2.0 litros i-VTEC i-MMD Híbrido FWD | 2.0 litros i-VTEC i-MMD Híbrido AWD | |
NEDC | |||
Emissões CO2, ciclo urbano | g/km | 113 | 117 |
Emissões CO2, ciclo extra-urbano | g/km | 124 | 131 |
Emissões CO2, ciclo combinado | g/km | 120 | 126 |
Consumo de combustível, ciclo urbano | l/100 km | 5 | 5,1 |
Consumo de combustível, ciclo extra-urbano | l/100 km | 5,4 | 5,7 |
Consumo de combustível, ciclo combinado | l/100 km | 5,3 | 5,5 |
Notas: Todas as especificações técnicas são provisórias e ficam sujeitas a alterações.
As emissões do veículo são certificadas segundo o procedimento de aprovação de novo tipo de veículo (WLTP), em conformidade com a Norma da Comissão (UE) 2017/1151. Os valores indicados são os valores NEDC, determinados segundo o procedimento de correlação da Norma da Comissão (UE) 2017/1153.
Fonte: Honda