13.11.18

Honda CR-V Hybrid - toda a informação

A mais recente evolução deste popular SUV compacto foi desenvolvida para exceder as expetativas dos clientes, com caraterísticas únicas e melhoradas. Nesta nova geração, o novo Honda CR-V apresenta uma gama de tecnologias sofisticadas e de qualidade superior.

Como novidade para um SUV Honda na Europa, o novo CR-V está disponível com a motorização avançada de tecnologia híbrida. Este sistema híbrido usa a tecnologia inteligente Multi Mode Drive (i-MMD) de modos múltiplos fornecendo altos níveis de refinamento, capacidade de resposta e eficiência. Esta motorização está disponível com tração às rodas dianteiras e AWD (tração integral às quatro rodas).


Design
O novo Honda CR-V mantém a silhueta já nossa conhecida, mas com um design evoluído, sofisticado e desportivo. O novo CR-V apresenta um design exterior renovado, com linhas arqueadas mais amplas, contornos mais abruptos no capot e nos quartos traseiros, bem como a mais recente "assinatura da família Honda" nos faróis

O cliente do novo CR-V pode escolher entre 8 cores: Vermelho Rallye Sólido, Prata Lunar Metalizado, Cinzento Steel Modern, Azul Cosmic, Vermelho Crystal Premium, Branco Platinum Pérola, Preto Crystal e Castanho Agate Premium.

Todas as versões do CR-V Hybrid estão equipadas com jantes de liga de 18 polegadas e as versões topo-de-gama têm tecto de abrir panorâmico de série.

À frente do volante, encontramos um novo painel de instrumentos, com um ecrã TFT-LCD em posição central de 7 polegadas a cores para o Interface com Informação ao Condutor (DII – Driver Information Interface), ladeado por indicadores da carga do conjunto de baterias e do nível de combustível nas versões com motorização híbrida.



Interface de Informação ao Condutor
À frente do volante, encontramos um novo painel de instrumentos, com um ecrã TFT-LCD em posição central de 7" a cores para o Interface com Informação ao Condutor (DII – Driver Information Interface), ladeado por indicadores da carga do conjunto de baterias e do nível de combustível nas versões com motorização híbrida.

O interface DII do CR-V Hybrid inclui um velocímetro digital de grandes dimensões e um indicador linear de potência com indicador de carga do conjunto das baterias. Integrado na metade inferior do interface DII encontramos uma "zona de conteúdos", a qual o condutor pode percorrer e selecionar uma variedade de conteúdos de informações, incluindo instruções de navegação, contactos de smartphone, estado do sistema de tração integral e informações do sistema inteligente de manutenção do veículo. Para o CR-V Hybrid, este interface também possui um gráfico do fluxo energético atual, indicando a fonte de energia atualmente em utilização no veículo e se a bateria está a ser carregada, em conjunto com um "Guia ECOlógico" que segure técnicas de direção mais eficientes. Além disso, o condutor também pode monitorizar a sua eficiência ao longo do tempo através de uma pontuação por ciclo de condução; este sistema atribui "pontos" que são representados por ícones em forma de folha no ecrã, aumentando ou diminuindo à medida se se obtêm diferentes fases de economia de combustível.

A navegação e a seleção das informações a apresentar no interface DII são efetuadas pelos comandos no lado esquerdo do volante. Ainda neste lado do volante encontramos os comandos do sistema de telefone mãos-livres por bluetooth. A combinação dos comandos no volante e do ecrã DII na linha de visão do condutor ajuda a minimizar as distrações durante a condução.
Um segundo grupo de comandos, desta feita no lado direito do volante, aciona os sistemas de velocidade de cruzeiro adaptável e de assistência à faixa de rodagem.



Comandos do sistema híbrido
No interior, os comandos da transmissão do novo Honda CR-V Hybrid estão posicionados na consola central, com um design por interruptores de seleção compactos em vez de uma alavanca convencional.
As funções Drive (Condução), Park (Estacionamento) e Neutral (Ponto-Morto) são selecionadas pressionando um botão, enquanto a função Reverse (Marcha-Atrás) requer uma ação de puxar. O modo "Sport" pode ser ativado pelo seletor de transmissão e permite melhores respostas nas acelerações de todo o sistema híbrido.
Se houver carga suficiente no conjunto de baterias, está também disponível um modo 100% elétrico de curta duração, acessível ao toque de um botão; este modo, com uma autonomia de cerca de 2 km, dependendo das condições de condução e da carga da bateria, não tem emissões poluentes.
 


Performance e Consumos
O sistema híbrido de performance Honda usa a tecnologia inteligente Multi Mode (i-MMD) de modos múltiplos, que compreende 2 motores elétricos, 1 unidade de controlo da potência, 1 motor a gasolina Atkinson, 1 conjunto de baterias de iões lítio e 1 inovadora transmissão de relação fixa que oferece altos níveis de refinamento, capacidade de resposta e eficiência.

O CR-V Hybrid está equipado com um eficiente motor de ciclo Atkinson i-VTEC a gasolina, com 2.0 litros de cilindrada e pico de potência de 143 CV às 6.200 rpm, complementado por um potente motor elétrico, para um total de 181 CV de potência e de binário de 315 Nm. Esta motorização a gasolina-eletricidade consegue mover o CR-V Hybrid dos 0 aos 100 km/h em apenas 8,8 segundos em modo de tração dianteira (FWD); o modelo de tração integral cobre essa distância em 9,2 segundos. A velocidade máxima do modelo híbrido é de 180 km/h.

O CR-V Hybrid de tração dianteira obteve um nível de emissões de CO2 de 120 g/km (NEDC*), com consumos médios oficiais de 5,3 lt/100 km. A versão de tração integral obteve um nível de emissões de CO2 de 126 g/km (NEDC*), com consumos médios oficiais de 5,5 lt/100 km.

 *(dados recolhidos nos testes internos da Honda)



Modos de condução inteligentes
A tecnologia exclusiva i-MMD da Honda tem esta designação porque permite mudar de forma automática e inteligente entre os 3 modos de condução, oferecendo a mais elevada eficiência possível de condução. Estes modos compreendem: modo EV, no qual o conjunto de baterias de iões de lítio alimenta o motor elétrico de propulsão; modo Híbrido, onde o motor de combustão fornece energia ao gerador que, por sua vez, a fornece ao motor elétrico; e o modo de motor de Combustão, em que este motor de combustão está ligado diretamente às rodas motrizes através de uma embraiagem de bloqueio (denominada "embraiagem de lock-up").

Na maior parte das situações de condução urbana, o CR-V Hybrid alterna entre modo híbrido e modo EV, oferecendo a melhor eficiência. Em modo híbrido, o excedente de potência do motor a gasolina também é usado para recarregar o conjunto de baterias através do gerador. O modo EV oferece uma propulsão exclusivamente elétrica e dá ao CR-V uma autonomia sem emissões de cerca de 2 km, consoante as conduções de condução e a carga do conjunto de baterias. O modo de motor de combustão é o mais eficiente para a condução a alta velocidade de cruzeiro e pode ser complementado por uma intensificação "a pedido" pelo motor elétrico que complementa o binário do motor de combustão, em determinadas condições.

A uma velocidade de cruzeiro de 60 km/h, o CR-V Hybrid normalmente funciona em modo EV durante mais de metade do tempo. A 100 km/h, o CR-V está em modo EV durante cerca de um terço do tempo.
O CR-V Hybrid atinge a sua velocidade máxima em modo de condução híbrido. 
O "cérebro" do software do sistema i-MMD decide quando alternar os modos de forma a maximizar a eficiência, mas sem perturbar a condução ou exigir que faça algum esforço de condução adicional.

O motor de 2.0 litros, o motor elétrico de propulsão, o gerador e a unidade de controlo da potência estão todos localizados sob o capot; o conjunto de baterias de iões de lítio está alojado por baixo da bagageira.



Transmissão inovadora de relação fixa
Em vez de usar uma transmissão convencional, a relação de transmissão fixa permite criar uma ligação direta entre os componentes móveis, o que resulta numa transferência de binário mais suave. Este formato significa que o sistema da Honda é mais compacto do que uma caixa eCVT com engrenagens planetárias tipicamente encontradas nos outros veículos híbridos, para além de ser mais refinada.

Os engenheiros do programa do CR-V Hybrid trabalharam com afinco para assegurar que a transição entre as fontes de energia – incluindo a função stop-start – era virtualmente impercetível para os ocupantes. A transferência suave de binário significa que não há derivações na linha de transmissão ou feedbacks indesejáveis nos pedais ou no volante; a motorização praticamente silenciosa confere ao CR-V Hybrid uma gestão excelente dos níveis NVH de ruído, vibração e aspereza.

O formato de relação de transmissão fixa do sistema i-MMD da Honda foi especialmente adaptado para o mercado europeu de forma a oferecer acelerações lineares e de calibragem otimizada entre as ações sobre o pedal do acelerador e as respostas da motorização, assegurando que a sonoridade do motor cumpre as expetativas do condutor. Por outro lado, a primeira aplicação do Sistema de Controlo Ativo da Sonoridade no CR-V também enriquece a experiência de condução através de uma sonoridade natural nas acelerações relativamente à rotação do motor.

Sistema de Patilhas Seletoras de Desaceleração
O CR-V Híbrido está equipado com um sistema de Patilhas Seletoras de Desaceleração que permite ao condutor ajustar a relação de desaceleração do veículo usando as patilhas colocadas atrás do volante. A relação de desaceleração por defeito, indicada no interface DII de 7" é indicada por um único símbolo chevron ou "divisa" (> ou <). O número de chevrons indicado aumenta em linha com a relação de desaceleração, até um máximo de quatro.

Puxando a patilha à esquerda do volante para trás (indicada pelo símbolo "–"), a relação de desaceleração é aumentada. Esta ação efetivamente abranda o CR-V mais rapidamente. Puxando a patilha à direta do volante para trás (indicada pelo símbolo "+"), o condutor pode diminuir a relação de desaceleração, abrandando o veículo de uma forma mais suave. A travagem regenerativa é usada em todo o estágio de desaceleração.

Em condução normal, o ajuste manual da relação de desaceleração é apenas temporário e é cancelado automaticamente quando o veículo é conduzido a uma velocidade constante ou durante as desacelerações. Em modo Sport (Desportivo), a relação de desaceleração selecionada manualmente será mantida até o condutor a cancelar.




ESPECIFICAÇÕES

MOTOR/MOTOR ELÉTRICO
MOTOR 2.0 litros i-VTEC Híbrido
4 válvulas por cilindro; motor Atkinson
Diâmetro x curso mm 81,0 x 96,7
Cilindrada cm³ 1.993
Relação de compressão 13
Potência máxima (motor) kW/CV 107 / 143
rotação 6.200 rpm
Potência máxima (motor elétrico) kW/CV 135 / 181
Potência máxima (total) kW/CV 135 / 181
Binário máximo (motor) Nm 175
Rotação 4.000 rpm
Binário máximo (motor elétrico) Nm 315
Tipo de combustível Sem chumbo 95


SUSPENSÃO
Dianteira Unidades MacPherson
Traseira Multibraços


DIREÇÃO
Tipo Duplo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
Voltas do volante, de batente a batente 2,34
Diâmetro de viragem (nas rodas) 11
Diâmetro de viragem (à carroçaria) 11,9 a anunciar


TRAVÕES
Dianteiros Discos ventilados
Traseiros Discos sólidos


DIMENSÕES, PESOS E CAPACIDADES 2.0 litros i-VTEC Híbrido FWD 2.0-litros i-VTEC Híbrido AWD
Comprimento total mm 4600 4600
Largura total (incluindo espelhos retrovisores das portas) mm 2117,20 2117,20
Altura total mm 1679 1689
Distância entre eixos mm 2663 2662
Altura ao solo mm 182 192
Espaço para bagagem (método VDA; bancos rebatidos, até ao teto) lt 1694 1694 (1638 com tecto de vidro)
Espaço para bagagem (método VDA; bancos rebatidos, até ao vidro) lt 1064 1064
Espaço para bagagem (todos os bancos na vertical) lt 497 497
Peso em ordem de marcha (tara) kg 1614-1657 1672-1726
Peso máximo admissível kg 2240 2275
Capacidades de reboque (com travões) kg 750 750
Capacidades de reboque (sem travões) kg 600 600
Depósito de combustível lt 57 57


JANTES E PNEUS
Jantes Jantes de liga leve de 18 polegadas
Pneus Pneus 235/60R18


PERFORMANCES 2.0 litros i-VTEC Híbrido FWD 2.0-litros i-VTEC Híbrido AWD
Velocidade máxima (km/h) 180 180
Aceleração de 0-100 km/h 8,8 9,2


EMISSÕES DE CO2 E CONSUMOS 2.0 litros i-VTEC i-MMD Híbrido FWD 2.0 litros i-VTEC i-MMD Híbrido AWD
NEDC
Emissões CO2, ciclo urbano g/km 113 117
Emissões CO2, ciclo extra-urbano g/km 124 131
Emissões CO2, ciclo combinado g/km 120 126
Consumo de combustível, ciclo urbano l/100 km 5 5,1
Consumo de combustível, ciclo extra-urbano l/100 km 5,4 5,7
Consumo de combustível, ciclo combinado l/100 km 5,3 5,5
  
Notas: Todas as especificações técnicas são provisórias e ficam sujeitas a alterações. 
As emissões do veículo são certificadas segundo o procedimento de aprovação de novo tipo de veículo (WLTP), em conformidade com a Norma da Comissão (UE) 2017/1151. Os valores indicados são os valores NEDC, determinados segundo o procedimento de correlação da Norma da Comissão (UE) 2017/1153.





Fonte: Honda
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