6.8.18

Honda Civic Type R volta a bater os 5 recordes do "Type R Challenge"

O circuito húngaro GP Hungaroring, onde a Honda já tinha estabelecido um recorde semelhante em 2016, foi o cenário. O piloto foi Jenson Button, campeão do mundo de Fórmula 1 e atual piloto da NSX Super GT. A "arma", a atual geração do Honda Civic Type R (FK8). A missão, estabelecer mais um recorde de volta em viatura de tração dianteira de produção.

O resultado... Missão cumprida!

Na quinta e última série de tentativas planeadas na Europa este ano, o Type R estabeleceu um novo recorde de 2 minutos e 10.19 segundos em Hungaroring.

O circuito húngaro é uma das pistas mais técnicas da Europa, estreita e sinuosa, com 4,38 km, curvas de 180º e uma chicana complexa, e com um significado especial para Jenson Button, pois foi em Hungaroring que ganhou o seu primeiro "Grande Prémio", mais precisamente com a Honda em 2006.

Este circuito provou ser o cenário perfeito para a demonstração da suspensão adaptativa do Type R, que a par dos melhoramentos aerodinâmicos e da singular configuração da direção, proporcionaram uma condução firme e maior agilidade, permitindo a Button abusar e levar o carro aos limites do estreito circuito.

"A primeira coisa que reparei quando deixei a pit lane foi como o carro era neutro. Vim de um background que não é focado em tração dianteira, por isso foi bastante diferente para mim, mas como o Type R é tão bem equilibrado, foi instantaneamente muito agradável e natural.
O que mais me surpreendeu foi o quão tarde podes travar neste carro. A caixa manual funciona muitíssimo bem. Hoje em dia a maioria dos carros não vem com caixas manuais, por isso é bom ter aquela sensação manual. Sentes-te sempre muito mais ligado ao carro", comentou o piloto após ter estabelecido o recorde.


Com o recorde neste circuito assegurado, a Honda voltou a repetir o feito de 2016 quando conseguiu concluir com sucesso um desafio semelhante. Terminar o "Type R Challenge 2018", com os 5 recordes em 5 circuitos europeus estabelecidos, cimentam a posição do Type R como o veículo mais rápido da sua classe.

Button finalizou dizendo: "Este novo Type R é um mega kit, como sempre foi, e definitivamente não perdeu o seu charme."

Antes de Jenson Button em Hungaroring, outros 4 recordes de volta para um veículo de produção de tração dianteira foram arrematados com a ajuda de outros pilotos de renome:
  • o piloto de WTCR, Esteban Guerrieri estabeleceu um recorde de 2 minutos 1.51 segundos no circuito GP Magny-Cours, em França;
  • o piloto de Super GT, Bertrand Baguette, estabeleceu um recorde de 2 minutos 53.72 segundos no Spa-Francorchamps, na Bélgica;
  • o legendário piloto de BTCC, Matt Neal, estabeleceu um recorde de 2 minutos 31.32 segundos no circuito Silverstone, no Reino Unido;
  • e o piloto português de WTCR, Tiago Monteiro, estabeleceu um recorde de 2 minutos e 01.84 segundos no circuito do Estoril, em Portugal.
  •  






Fonte: Honda
Back To Top