16 dicas para quem vai comprar carro novo, Honda ou não
Para a maioria das pessoas, depois da casa, a compra de um carro é a segunda maior despesa que terão ao longo das suas vidas, principalmente se o veículo for novo. Por este motivo e porque, como diz o ditado, "o dinheiro não nasce nas árvores" é um ato que tem de ser feito de forma bem ponderada, muitas vezes deixando que a paixão não contagie a decisão.
Para isso, neste artigo, vamos tentar dar uma ajudinha na organização de todo o processo de escolha.
- Independentemente da marca ou do modelo, antes de sequer pensar nisto e de se dirigir a um concessionário, estabeleça qual será o uso que irá dar ao veículo: se será para uso diário ou esporádico, quantos quilómetros irá fazer por ano, que postos de abastecimento tem disponíveis num raio de 10 km da sua residência, trabalho ou trajeto mais frequente (gasolina, gasóleo, GPL, EV), é solteiro ou "pai de família", em 80% do tempo que conduz costuma andar sozinho ou com mais de 2 pessoas, o veículo é para ficar consigo o máximo da vida útil deste ou é para trocar dentro de alguns anos. Estabeleça o segmento do veículo que melhor responde a estas questões;
- Estabeleça o valor máximo de aquisição que pode gastar sem recorrer a créditos, quer seja novo ou usado, e não fuja deste valor mais de 3 a 4% (e apenas se se justificar). Pense quanto tempo terá de trabalhar para repor esse dinheiro;
- O passo seguinte é contagiado pela paixão. "Gostos não se discutem", dizem - tretas, não ligue ao que os outros ou a moda impõem. No entanto, seja realista, crie uma lista com uma pré-escolha de alguns modelos que lhe agradem;
- Elimine os que estão fora do orçamento que estipulou anteriormente no ponto 2;
- Durante o processo de escolha, surgem muitas dúvidas, muita documentação a consultar e são passadas muitas horas na internet a ler opiniões de quem já testou, tem ou já teve os modelos que se encontram na lista de hipóteses. Clarifique ideias. Pela análise destas opiniões, elimine os que não lhe inspirem confiança, que tenham aquele ou aqueles fatores que serão, de uma forma ou outra, um incómodo para si, seja ao nível de equipamento, consumo, comportamento, conforto ou outro qualquer. Elimine também os candidatos aos quais sejam apontados problemas crónicos e que não tenham visto a situação resolvida pela marca ou numa geração posterior (não vai querer passar a vida na oficina, pois não?);
- Veja também a classificação de segurança (EuroNCAP). Escolha os que obtiveram as classificações mais elevadas;
- Agora, tenha em consideração a quantidade de anos com que irá ficar com o veículo, despesas de manutenção (revisões e pneus) e combustível gasto, seguro, IUC, etc. Valorize o dinheiro que irá gastar, tenha em especial atenção aos segmentos que têm menor desvalorização em caso de revenda. Volte a eliminar os que representem uma despesa anual maior do que cerca de 20% do seu rendimento anual líquido;
- Agora está na altura de ir aos websites das marcas (em caso de novo) e configurar o modelo. Ajuste as opções disponíveis e escolha aquela que se encontra dentro do orçamento estabelecido;
- Compare os resultados obtidos. Escolha aqueles que valorizam o seu dinheiro, que lhe oferecem mais pelo valor que estabeleceu no ponto 2. Tome em atenção ao valor das despesas de preparação do veículo (documentação, logística, ecovalor, etc), e que pode não estar incluído no valor final apresentado;
- Com a informação obtida no ponto 5 e com as simulações realizadas nos websites das marcas, dirija-se aos concessionários. Visite vários, mesmo que sejam da mesma marca, faça todas as perguntas que tiver a fazer (mesmo as que já obteve resposta aquando das suas pesquisas na internet, isto fará com que perceba o nível e a qualidade do atendimento e conhecimento de quem o recebe e trabalha no concessionário em questão). Não se esqueça da sua carta de condução, calçado confortável e do telemóvel (para o test-drive), se possível leve acompanhante(s) para ter uma segunda opinião e testar os bancos traseiros;
- Peça para experimentar o modelo (se tiverem o modelo com o nível de equipamento que pretende melhor, senão requisite o mais aproximado possível). Leve o tempo que for necessário e, se possível, teste o veículo numa estrada que conheça, caso contrário, num percurso o mais parecido possível com o que irá fazer no seu dia a dia. Veja quantos quilómetros tem o veículo de ensaio (indicador do desgaste) e tenha em atenção ao conforto, comportamento, barulhos parasitas e insonorização geral deste. Se tiver crianças, veja a qualidade e resistência dos estofos, o acesso e espaço da bagageira e adaptabilidade para as cadeirinhas que utiliza;
- Verifique a posição de condução (relação: pedais/volante/posição do banco), verifique a posição dos espelhos com a posição de condução (consegue visualizar de forma eficaz o que o rodeia?), reinicie o leitor de consumos e tenha em atenção ao comportamento do motor com o carro "cheio" (a potência é suficiente?). Teste os equipamentos durante a condução e veja se se adapta à sua utilização e se são de fácil entendimento (quanto menos pensar no processo que terá de fazer para os utilizar, melhor);
- Teste o parqueamento. Estacione o carro em vários tipos de estacionamento (perpendicular, paralelo e em ângulo), verifique a visibilidade ao entrar e sair, verifique se os sistemas de ajuda funcionam corretamente e se são de fácil perceção. Se houver câmara de estacionamento, parqueie com a traseira virada para o sol de forma a ver se a imagem é legível. Tenha em atenção à dimensão do carro se tiver garagem;
- Se for possível, teste o veículo à noite para verificar a eficácia da iluminação;
- Abra o capô, veja se é fácil verificar os filtros, o nível do óleo, fluídos dos travões e limpa vidros, e quão fácil é trocar uma lâmpada (não vai querer gastar dinheiro nestes simples procedimentos, "grão a grão...");
- Por fim, negoceie e veja qual dos concessionários lhe faz a melhor proposta (muitos poderão até baixar o valor obtido nas simulações, oferecer mais equipamento ou manutenções, pode mesmo encontrar propostas diferentes dentro da mesma marca).