11.7.18

Sinergia entre Honda e Panasonic para baterias de motos EV

As duas gigantes japonesas, com o apoio subsidiário da organização governamental japonesa "New Energy and Industrial Technology Development", estão a ponderar uma parceria para o desenvolvimento de baterias portáteis para motociclos elétricos.

Num primeiro passo, de acordo com revelações de fontes próximas às duas companhias realizadas à imprensa japonesa, a Honda Motor Co. irá equipar vários exemplares dos seus motociclos com as baterias de lítio amovíveis da Panasonic Corp. para um ensaio a realizar na Indonésia. O objetivo da experiência é testar a eficiência destas em cenários reais.

As baterias serão essencialmente para serem usadas em motos comercializadas no mercado japonês e noutros asiáticos, mas também poderão servir como fontes de energia para habitações.

A concretizar-se, esta aliança será mais uma que a Honda tem vindo a realizar no campo da eletrificação, num esforço de acelerar e consolidar a sua presença na corrida da indústria da mobilidade para o desenvolvimento de tecnologias elétricas e componentes associados.
No ano passado, a fabricante nipónica associou-se à Hitachi na área de motores para EVs e mais recentemente com a GM na de baterias.

Com previsões de lançamento no mercado europeu do seu primeiro automóvel 100% elétrico para 2019, no sector das 2 rodas, a Honda prepara-se para lançar, ainda este ano, no mercado asiático, a PCX Electric, apresentada no Salão de Tóquio do ano passado. A moto será equipada com um conjunto de duas baterias Honda Mobile Power Pack similares às que serão desenvolvidas pela parceria com a Panasonic.

Inicialmente, no ano passado, a Panasonic tinha ponderado escolher a Toyota para esta parceria, no entanto, dada a possibilidade de uma maior variedade de usos oferecida pela Honda, a fabricante de baterias e única fornecedora da americana Tesla Motors, acabou por escolher a companhia sediada em Tóquio.



Fonte: Honda e Nikkei
Back To Top